Voltar

Unimed Paraná realiza quarta reunião on-line do Conselho Federativo

Unimed Paraná realiza quarta reunião on-line do Conselho Federativo

Unimed Paraná realiza quarta reunião on-line do Conselho Federativo

4 Setembro 2020

A Unimed Paraná realizou, no último dia 28, a quarta reunião on-line do Conselho Federativo. No encontro virtual, os participantes foram atualizados das questões institucionais, administrativas e financeiras, acompanharam a apresentação da Família Líbero e do Produto Essencial e, ainda, os presidentes e representantes das Singulares puderam falar sobre a rotina de suas cooperativas e atualizar os demais sobre os últimos acontecimentos.

O presidente da Federação, Paulo Faria, deu início à reunião ao discutir e aprovar a ata do último Conselho. Em seguida, o presidente debateu as últimas decisões da ANS, principalmente a mais recente, de suspender o reajuste dos planos de saúde.

Já em relação ao coronavírus, mais especificamente aos testes sorológicos, ficou decidido que o valor máximo que vai transitar no intercâmbio nacional é de R$ 120, independente de qual seja o teste - somente IgG, ou completo, com IgG e IgM. Antes de abrir a palavra aos presidentes das Singulares, o diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Paraná, Luís Francisco Costa, apresentou o Relatório Gerencial.

Ao fim das atualizações referentes à Federação e às decisões mais recentes que afetam o setor da saúde, os presidentes das Singulares trouxeram relatos de suas cooperativas sobre os reajustes e atualizaram, no geral, a situação dos cooperados e o enfrentamento à Covid-19.

Reunião extraordinária

Antes de dar início às apresentações do Produto Essencial e da Família Líbero, Faria informou que no dia 19 de setembro será realizada uma reunião extraordinária do Conselho Federativo, com a apresentação do diretor do Santander, Marcos Faccioli, que irá falar sobre recursos assistenciais e oportunidades no atual mercado de aquisição. Com isso, de acordo com o presidente, será possível discutir a alteração ou não do estatuto e acordo de acionistas da holding da Unimed Paraná, a Compar.

No mesmo dia será discutida e alinhada a política nacional e os processos que têm acontecido na Unimed do Brasil.

Produto Essencial

O superintendente de Serviços às Singulares, Willian Stocco, realizou a apresentação do Produto Essencial, aprovado no Conselho Federativo de fevereiro. Após tal aprovação, o produto passou por construções internas e, em junho de 2020, houve o início da implantação nos pilotos. De acordo com o superintendente, o Produto Essencial possui cinco premissas:

  • Necessidade de diversificação de produtos;
  • Criação de produtos sustentáveis;
  • Utilização de mecanismos de regulação: porta de entrada, coparticipação, instituição de um médico regulador, protocolização da atenção à saúde, entre outros;
  • Busca por modelos de remuneração que tragam previsibilidade para quem recebe e para quem paga;
  • A participação do cooperado na rede desse produto específico, não causa prejuízo de qualquer ordem nas atividades nos demais produtos ou em atividades desenvolvidas.

Na Unimed Cianorte, o projeto-piloto está em fase de adesão dos cooperados, com início projetado das vendas para outubro de 2020. Já na Unimed Paranaguá, o projeto está em fase de alinhamento de cronograma, com início projetado das vendas para dezembro desse ano.

Stocco detalhou a criação da identidade visual do Produto Essencial e a forma como funciona o processo de adesão do médico cooperado. “Há a realização de um encontro de sensibilização, reunião para apresentação do produto, abertura da fase de adesão dos médicos cooperados e, por fim, integração dos médicos que optarem por adesão ao plano”, explica. Há, ainda, um manual e um termo de adesão para o médico cooperado que integrar o produto.

Por fim, o superintendente explicou que o Líbero Médico será adaptado para também ser o prontuário médico do Produto Essencial. “O médico não vai precisar preencher duas vezes o prontuário, pois o paciente do Produto Essencial é de porta de entrada, vai usar o Líbero Médico”, completou o diretor de Inovação e Desenvolvimento, William Procópio dos Santos.

Família Líbero

Por fim, o coordenador de Gestão Corporativa e Soluções em Saúde, Halsey  Costa Resende, realizou a apresentação do Líbero Saúde, composto pelo Líbero Autorizador, Líbero Agenda e Líbero Médico. “O Líbero Saúde é uma solução própria desenvolvida pela Unimed Paraná para todo o Sistema, com o objetivo de substituir o Infomed e facilitar a gestão de dados clínicos em recursos próprios”, contextualiza. Entre os objetivos, estão a utilização adequada dos recursos em saúde; melhora da qualidade de vida, saúde e resposta aos tratamentos realizados; melhora da qualidade de assistência em saúde; aumento da satisfação do cliente; e a redução de custos assistenciais.

Ao apresentar a Família Libero, Halsey detalhou os produtos envolvidos na solução e a jornada digital, que conta com a jornada do paciente, alertas e predição.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Paraná