Voltar

News Viva Mais Unimed #355

News Viva Mais Unimed #355

News Viva Mais Unimed #355

18 Fevereiro 2021

 

• Edição 355 – 19 de fevereiro de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

Educação: Unimed Paraná se torna Polo de Educação a Distância da Faculdade Unimed

Com foco na intercooperação, a Unimed Paraná se tornou um Polo de Educação a Distância da Faculdade Unimed, promovendo um maior alcance na divulgação dos cursos e, ainda, melhores condições para os colaboradores e cooperados do Sistema que desejam ingressar em alguns dos cursos ofertados. Por meio da parceria, a cooperativa irá disponibilizar espaço físico à faculdade, além do desenvolvimento e customização de treinamentos e indicação de docentes.

Por ser tornar um polo da Faculdade Unimed, os colaboradores e cooperados do Sistema Unimed Paranaense terão uma bolsa de estudo de 40% para os cursos de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas-EaD e Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar-EaD. [Leia mais]

 

 

Atenção: Centro APS terá mudanças no horário de atendimento

O Centro APS da Unimed Paraná, que atende os colaboradores e dependentes da cooperativa, passará por algumas mudanças e, a partir do dia 1º de março, funcionará em um novo horário. O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os plantões médicos acontecem, a partir de agora, nos dias de semana das 19h às 23h, aos sábados das 14h às 23h, e aos domingos, das 8h às 18h.

A redução no horário de atendimento foi feita pois, a partir de março, os colaboradores e dependentes da Unimed Curitiba não serão mais atendidos no Centro APS. As alterações não alteram o modelo de atendimento e nem a qualidade do serviço oferecido. [Leia mais]

 

 

Ação surpresa emociona colaboradores dos programas Cuidado Completo e Saúde em Casa

Era para ser um dia comum de trabalho. Mas a movimentação pela manhã já indicava que aquela quarta-feira seria no mínimo diferente. A confirmação veio depois do almoço, quando caixas misteriosas surgiram sobre a mesa dos colaboradores com o seguinte recado: “Temos uma surpresa para você, mas seja educado e só abra a caixa no momento da reunião. Até lá, Ketlin e Tânia”. 

Ketlin Alexssandra Nazário e Tânia da Silva Vieira Barbosa são as responsáveis pelos programas Cuidado Completo e Saúde em Casa, da área de Gestão da Atenção da Saúde. Elas organizaram a surpresa com a anuência do coordenador Arnaldo Alves de Souza. Ele sabia da iniciativa, mas não exatamente do que se tratava.  

Até dar o horário da reunião, às 15h, a curiosidade foi grande. Muitos queriam sacudir a caixa para tentar adivinhar o que havia dentro, mas não podia. Na reunião, os resultados do ano foram apresentados e logo em seguida cada colaborador pôde abrir o seu embrulho. Nesse momento, a comoção tomou conta do local. [Leia mais]

 

Assessoria Regulamentar lança o serviço Qualicad

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de qualificação e equiparação do cadastro de beneficiários das operadoras, a área da Assessoria Regulamentar da Unimed Paraná passa a oferecer um novo serviço às Singulares: a Central Estadual de Qualificação Cadastral de Beneficiários – Qualicad.  O serviço, realizado em parceria com a empresa Exeplan – Consultoria e Sistema, compreende o acesso à ferramenta Sistema de Informações Regulatórias (SIR) em Saúde Suplementar e à consultoria técnica especializada.

É a partir do cadastro de beneficiários que são extraídos insumos fundamentais para a eficiência de diversos processos internos, tais como financeiro, atendimento, gestão de vendas, inteligência da informação e planejamento estratégico.  Quando bem constituído, o cadastro de beneficiários serve como um importante instrumento de gestão para o sucesso de uma cooperativa, e é com esse objetivo que o novo serviço é ofertado às Singulares Paranaenses por meio da Federação. [Leia mais]

 

 

Cuidado em forma de consulta: pré-natal no Centro APS é realizado por equipe multiprofissional

Quando o assunto é pré-natal, o Centro APS, da Unimed Paraná, oferece muito mais do que consultas com o médico da família. Na unidade, gestantes e recém-nascidos recebem, acima de tudo, cuidado. Em um atendimento coordenado que envolve uma equipe multiprofissional, o acompanhamento pré-natal e pós-parto ofertado no Centro garante não só o apoio necessário em um momento tão especial e delicado, mas também a criação de vínculo duradouro entre médico, recém-nascido e família.

Ofertado pelo Centro APS desde o início das atividades, o pré-natal pode ser realizado de duas maneiras distintas: em apoio ao médico obstetra já escolhido pela gestante ou, então, diretamente com a equipe multiprofissional da APS, composta pelo médico da família, enfermeiras, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. “O médico de família não faz apenas a consulta, mas tem a equipe toda para complementar a abordagem. Nós não oferecemos apenas a consulta, oferecemos cuidado”, frisa o médico Rodrigo Cechelero Bagatelli, que atua no Centro e realiza o acompanhamento. [Leia mais]

 

 

O Médico de 2030: como os avanços tecnológicos devem impactar a área

Soluções médicas cada vez mais próximas das pessoas: essa é uma das principais tendências desenhadas para a área da saúde, abordada pela live “O Médico de 2030”, promovida pela Central Nacional Unimed (CNU). O encontro debateu, entre diversos temas, a evolução tecnológica que vivemos atualmente e como essas transformações devem impactar o setor da saúde no Brasil.

Inovação gera inovação. Com essa afirmação, o fundador do Makers, professor na Singulary University e colunista da UOL, Ricardo Cavallini, provocou os telespectadores a pensarem sobre a sociedade em que estamos inseridos, e como ela tem se transformado ao longo do tempo. “Hoje existe a possibilidade de imprimir aparelhos, órgãos humanos, itens que poderiam ser temas de ficção científica há alguns anos e hoje existem”, diz, ao destacar, por exemplo, os robôs que dançam e a deepfake – técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em inteligência artificial. [Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

KickOff de Mercado: Unimed Cascavel apresenta metas para 2021

A Unimed Cascavel definiu várias missões para este ano tão desafiador. Entre elas, mostrar para cada vez mais pessoas o quanto vale a pena contar com os planos da maior cooperativa de saúde do mundo. A segurança de quem já é beneficiário (a) é comprovada por mais de 90 mil pessoas contratantes, mas esse quadro pode ser ampliado, levando a excelência em cuidados para um número ainda maior de vidas.

Por um lado, a qualidade do produto é o principal diferencial. Por outro, o novo cenário criado pela pandemia de Covid-19 é o primeiro desafio a ser vencido pelas equipes comerciais da Cooperativa. Por isso, um evento inspirador foi realizado nesta quarta-feira (10) para marcar o lançamento das metas de venda para o ano. [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel amplia equipe e atendimento para crianças autistas

No ano em que pessoas do mundo todo esperam ansiosas pela liberação dos abraços, a Unimed Cascavel amplia a possibilidade de receber crianças que precisam das ações do projeto Abraçar, que atende pacientes de 0 a 8 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em 2021, a Cooperativa abriu o segundo turno de atendimento, à tarde, estendendo o horário das 8h até as 18h45. Para isso, a equipe de psicólogos, pedagoga, terapeuta ocupacional, analista de comportamento e estagiários foi ampliada para oferecer um cuidado ainda melhor no Centro de Atenção à Saúde (CAS) de Cascavel. “Hoje contamos com cinco profissionais graduadas, uma analista de comportamento e onze estagiários de Psicologia para dar o atendimento individualizado para cada criança”, conta a fisioterapeuta Fernanda Guerra, supervisora do projeto. [Leia mais]

 

 

Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel inspira indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi 

O setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel foi visitado por representantes da área de Recursos Humanos da indústria de medicamentos Prati-Donaduzzi, na manhã de 29 de janeiro (sexta-feira) para uma troca de experiências. Luís Enrique Pitarello, gerente de RH, e Aline Gorris, supervisora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Prati-Donaduzzi, foram recebidos  pelo presidente da Cooperativa, Danilo Galletto, pela superintendente Administrativa e de Mercado, Luciana Lazzari, e pela coordenadora de Gestão de pessoas da Unimed Cascavel, Rozinha Campos Filha. “Foi uma satisfação receber os profissionais de uma empresa tão conceituada de nossa região. Esse tipo de troca de experiência, que o mundo corporativo chama de benchmarking,é uma prática muito rica para o fortalecimento das ações de Gestão de Pessoas,” disse a coordenadora.

Vários aspectos chamaram a atenção dos representantes da Prati-Donaduzzi, sendo dois deles destacados pelo gerente de RH da indústria: 

• Jeito de Cuidar Unimed: Iniciativa que reforça o respeito e a empatia no relacionamento.
• RH Integra: Presença da equipe de Gestão de Pessoas nos setores da Unimed Cascavel, em momentos específicos, para ouvir as demandas dos colaboradores. 
[Leia mais]

 

 

PA da Unimed Londrina oferece teleatendimento a seus beneficiários

O Pronto Atendimento (PA) da Unimed Londrina passou a oferecer atendimento on-line a partir do dia 5 de janeiro. Inicialmente, a nova modalidade será voltada para pacientes com covid-19 e dengue.

“Estamos enfrentando uma superlotação no PA, e a ideia com a nova modalidade de atendimento é desafogar o serviço, uma vez que muitos pacientes estáveis que nos procuram hoje poderiam ser atendidos de maneira remota”, comenta a gerente do PA da Unimed Londrina, Maria Madalena Ramos.

O novo serviço está disponível apenas para clientes Unimed Londrina maiores de 12 anos de idade. O horário das consultas é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. [Leia mais]

 

 

 

Rede de Cuidados Humanizados: Unimed Londrina inicia novo serviço de cuidados paliativos

A partir deste mês de fevereiro, a Unimed Londrina amplia sua rede de cuidados no DOM – Assistência Domiciliar ao oferecer um novo serviço de cuidados paliativos aos seus clientes.

Com o nome Rede de Cuidados Humanizados, o objetivo do serviço é promover um atendimento especializado a pacientes com doenças oncológicas metastáticas (mesmo que ainda estejam em tratamento específico) ou para os que já se encontram sem possibilidade terapêutica.

"Este serviço quer auxiliar o paciente na busca pela independência e qualidade de vida e oferecer tranquilidade para seus familiares e cuidadores", explica a gerente de DOM - Assistência Domiciliar, Lucieire Ramon. [Leia mais]

 

 

Edição de 2021 da campanha Eu Ajudo na Lata da Unimed Londrina já começou

A Unimed Londrina iniciou oficialmente a 9ª edição da campanha Eu Ajudo na Lata. Já conhecida pelo público londrinense, a campanha consiste em arrecadar lacres de alumínio, que posteriormente são comercializados e têm a renda revertida na compra de cadeiras de rodas para instituições beneficentes.

O Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) é uma das seis instituições que receberam doações na edição de 2020, sendo contemplados com cinco cadeiras de rodas. “Disponibilizamos as cadeiras às famílias que estejam necessitando delas temporariamente. Para prezar pelo bom uso do equipamento, buscamos atender as solicitações com um controle de entrega junto ao nosso setor de assistência social”, explica a assistente social do ILECE Cafezal, Adriana Martinelli Casagrande. [Leia mais]

 

 

Unimed Curitiba inaugura unidade exclusiva e especializada em terapias pediátricas especiais

Em dezembro do ano passado, a Unimed Curitiba inaugurou, em parceria com a Faculdade Inspirar, a Acoolher: sua primeira unidade para atendimento exclusivo de beneficiários que necessitam de terapias pediátricas especiais.

Com a nova unidade, os beneficiários têm mais uma opção de atendimento além do prestado pelas clínicas credenciadas.

No novo espaço, crianças com autismo e outras condições neurológicas e seus acompanhantes contam com um ambiente lúdico, especialmente planejado para prestar serviços com excelência e conforto nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e treinamento parental. [Leia mais]

 

 

Unimed Curitiba promove hábitos e comportamentos saudáveis aos seus beneficiários

Com a pandemia da COVID-19, os hábitos mudaram, mas cuidar da saúde continua sendo prioridade. Por isso, os programas de prevenção e promoção à saúde da Unimed Curitiba foram reformulados para acontecer de forma remota e garantir que a proteção e a segurança de todos. Os programas – organizados em cinco linhas: atenção materno-infantil, atenção a jovens e adultos, gerenciamento de crônicos, atenção ao idoso, e pessoa jurídica – propiciam qualidade de vida e bem-estar aos beneficiários que participam, além de contribuir para o controle de doenças crônicas e redução dos comportamentos de risco. [Leia mais]

 

 

Unimed Curitiba lança campanha de prevenção ao câncer de pele

Com o objetivo de reforçar a importância de manter os cuidados com o sol neste verão, mas sem abrir mão de se cuidar contra a COVID-19 e evitar aglomerações, a cooperativa lançou uma campanha com o mote “é tempo de se cuidar com a pandemia e também contra o câncer de pele”. [Leia mais]

 

 

Em 2020, Unimed Curitiba manteve o selo ouro de Governança e Sustentabilidade

Mais uma vez, a Unimed Curitiba mantém o selo Unimed de Governança e Sustentabilidade na categoria ouro pela Unimed do Brasil. No ano passado, ano em que o setor de Compliance tomou a frente desse processo, a cooperativa atingiu a 839,57 pontos, a maior nota obtida desde a sua participação no processo de certificação. A meta para 2022 é conquistar o selo diamante. [Leia mais]

 

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

A parábola da menina e
as duas maçãs

Uma garota segurava em suas mãos duas maçãs. Sua mãe entrou e lhe pediu com uma voz doce
um belo sorriso...

 [Leia mais]

 

Fazer as pazes com a natureza é possível
se começarmos agora

Mesmo em meio a pandemia, 2021 pode ser o ano
em que fizemos as pazes com a natureza e
começamos a recuperar o planeta.

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

12 formas de estimular o desenvolvimento
infantil

O que esperar e como estimular o bebê que
começa a se transformar em criança

[Leia mais]

 

  

A importância da resiliência para a qualidade
de vida

Nesta Conversa Ampla, a psicóloga e professora
Janete Knapik, fala sobre quatro etapas da resiliência 

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Fé e arte se misturam no relato do primeiro transplante da história

Depois de serem reconhecidos como santos,
Cosme e Damião teriam sido os responsáveis
por um transplante de 
perna em um fiel devoto

 [Leia mais em Revista Ampla]

 

Paraná completa um mês de vacinação com
mais de 308 mil doses aplicadas

A aplicação da segunda dose para parte do grupo prioritário já está em andamento; estado espera
receber mais vacina nos próximos dias

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo de André Pereira Neto: 

Comunidades virtuais de doentes crônicos: dimensões a serem conhecidas