Voltar

News Viva Mais Unimed #352

News Viva Mais Unimed #352

News Viva Mais Unimed #352

24 Novembro 2020

 

 

• Edição 352 – 27 de novembro de 2020 •

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

GPTW: Unimed Paraná é eleita uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná

Pelo quarto ano consecutivo, a Unimed Paraná foi destaque no ranking da Great Place to Work (GPTW), certificada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná. Em 2020, a cooperativa foi eleita como a 37ª melhor empresa no setor de médio porte. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira (26), por meio de uma live promovida pela GPTW Brasil.

Neste ano, a premiação – que chegou a sua 11ª edição - contemplou 90 empresas dividas categorias pequeno, médio e grande porte, 20 a mais do que na edição anterior, quando 70 organizações foram ranqueadas como as melhores para se trabalhar no Paraná. Em 2020, a participação também subiu: foram 259 empresas, contra 204 inscritas em 2019. Ao total, 118 mil colaboradores foram impactados por meio da premiação.[Leia mais]

 

Colaboradores da Unimed Paraná participam de webinar sobre Inteligência Financeira

Você gasta tudo o que ganha, ou considera que ganha pouco? Com essa provocação, os colaboradores da Unimed Paraná foram convidados a repensar – e replanejar – sua vida financeira por meio do webinar promovido no dia 20 de novembro, pela Federação. No encontro virtual, os participantes receberam dicas sobre organização financeira, além da orientação sobre como rever, na prática, a relação com o consumo.

O webinar promovido exclusivamente para as equipes da Unimed Paraná, intitulado “Consumo x Inteligência Financeira”, trouxe a palestra do especialista em Finanças e professor de disciplinas de Gestão Financeira, Pedro Salanek. No encontro virtual foram abordadas questões desde o pensamento e a inteligência financeira, até novos hábitos de consumo e a “Cultura da Poupança”. [Leia mais]

 

Reunião do Comitê Contábil Estadual debate o cenário atual da legislação tributária

A área de Operações Administrativas da Unimed Paraná realizou, no dia 19 de novembro, a reunião estadual do Comitê Contábil, de maneira on-line. O encontro virtual reuniu contadores e responsáveis pelas áreas Contábeis, além de gerentes Administrativos e Financeiros das Singulares.

A reunião contou com mais de 60 participantes, e abordou em sua pauta assuntos como a Reforma tributária e os impactos no Sistema Unimed; a Lei Complementar 175/2020 – Impactos financeiros e operacionais em relação ao ISS; Teste de Adaptação ao Passivo – RN 435/2018 – Obrigatoriedade 2021; Provisão Peona SUS – estudos de metodologias próprias; Antecipação da Margem de Solvência – Riscos, Vantagens e Obrigações; e a ativação os valores de reajustes suspensos.

O Comitê trouxe a participação do superintendente Jurídico da Unimed do Brasil, José Claudio Ribeiro Oliveira, e teve como objetivo disseminar informações e atualizar os responsáveis da área sobre o cenário atual da legislação tributária, bem como as obrigações operacionais exigidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).[Leia mais]

 

Federação realiza 4º Café Unimed Portas Abertas

No último dia 25, a Federação das Unimeds do Estado do Paraná, realizou a 4ª edição do Café Unimed Portas abertas.  O evento tem por objetivo a aproximação com a comunidade e o estreitamento da rela momento importante de trocas com seus stakeholders a fim de direcionar alguns pontos a merecerem mais atenção da cooperativa.

        Participaram do evento, aproximadamente 40 pessoas, entre colaboradores e diretores da Federação, fornecedores, clientes, representantes do governo e sociedade, entre outros.   As boas-vindas foram dadas pelo diretor de Inovação e Desenvolvimento da Federação, William Procópio dos Santos, o consultor da Unimed do Brasil Leandro Rosa e Priscila Osike, da área do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Unimed Paraná.[Leia mais]

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

Unimed PG inicia projeto de pesquisa de clima com grupo focal colaborativo

A área de Gestão de Pessoas da Unimed Ponta Grossa iniciou um novo projeto para pesquisa de clima organizacional na cooperativa.

O objetivo é compreender melhor como a cultura organizacional está impactando o ambiente de trabalho e, a partir deste diagnóstico, traçar planos de ação para melhoria contínua do clima dentro da cooperativa.

Para que esse processo seja mais assertivo e permita melhores tomadas de decisão, a área de Gestão de Pessoas estruturou o projeto para um formato colaborativo.

De acordo com Pedro Viriato, gerente da área, “os colaboradores são os clientes dos recursos humanos e, antes de lançar algo a eles, como uma pesquisa de clima, nós precisamos conhecer e entender o que eles esperam disso”.

A primeira etapa aconteceu no dia 20 de novembro, com um grupo focal conduzido em parceria com a RZ Consultoria. Alguns colaboradores de diversas áreas, tanto da operadora quanto dos serviços próprios, estiveram reunidos para uma dinâmica e uma conversa, em que puderam expor experiências, pontos fracos e fortes e compartilhar a realidade das rotinas para contribuir com o direcionamento das próximas etapas do projeto.[Leia mais]

 

Unimed Londrina abre inscrição para selecionar novos cooperados

A Unimed Londrina está com inscrições abertas para o processo de admissão de novos cooperados, que será realizado por meio de Seleção de Prova e Títulos. São ofertadas 36 vagas, divididas em diferentes especialidades/áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro, no site www.faculdadeunimed.edu.br. Nesse mesmo link, os candidatos encontram o edital com informações detalhadas.

Ao se inscrever para o processo, o sistema gerará uma senha que lhe dará acesso a dois cursos on-line sobre “Cooperativismo e Sistema Unimed” e “Formação de Cooperados”, que deverão ser realizados até às 23h59 do dia 18 de dezembro, uma vez que são requisitos indispensáveis para a realização da prova objetiva.

O processo será composto por uma prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva será realizada no dia 31 de janeiro de 2021, às 8h30, em local a ser definido. Composta por 50 questões, a prova objetiva terá peso de 50 pontos. [Leia mais]

 
 

Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina passa a contar com atendimento de fisioterapia

A Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina conta com diversas áreas para um atendimento completo e de qualidade. Além de atendimento especializado nas áreas de Psicologia Clínica, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, agora, a clínica também passa a oferecer atendimento de Fisioterapia.

“Os atendimentos realizados são voltados para a reabilitação das especialidades de ortopedia, neurologia, cardiorrespiratória e urologia para o público adulto e infantil. Para isso, contamos com quatro fisioterapeutas de diferentes especialidades”, explica a fisioterapeuta, Mariana Zingari Camargo. [Leia mais]

 

Unimed Londrina realiza campanha natalina de adoção de presentes

O espírito natalino vem tomando conta da Unimed Londrina. Isso significa que a tradicional Campanha de Natal já começou. Desde o dia 23 de novembro, a equipe de Sustentabilidade da Cooperativa disponibiliza virtualmente as cartinhas escritas por crianças da comunidade e as fotos dos idosos do Lar Jayme Watt Longo, de Bela Vista do Paraíso-PR, com o pedido de presente, para serem adotados pelos colaboradores.

A gerente de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti, destaca que nesta campanha os colaboradores podem reforçar sua responsabilidade social promovendo o bem para a comunidade. “Esta ação materializa o sétimo princípio cooperativista ligado a preocupação com a comunidade. O melhor é que a iniciativa ganha um tom especial ao incluir o clima fraterno que o Natal proporciona”, valoriza Fabianne.[Leia mais]

 

Colaboradores da Unimed Cascavel doam sangue para 132 pessoas

O que você seria capaz de fazer para salvar a vida de alguém que está em perigo? Esta não é uma pergunta hipotética, pois faz parte de uma realidade diária no mundo inteiro, e também não é necessário pular de um precipício ou entrar em um prédio em chamas. Existe uma ação 100% segura, necessária e eficiente para aumentar as chances de vida de uma multidão de pessoas. Em novembro (25), comemora-se o Dia Internacional do Doador de Sangue.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: para que a vida humana tenha mais segurança, de 3,5% a 5% da população de cada país deve doar sangue. O problema é que, no Brasil, esse número não chega a 2%. Isso representa um drama para pacientes com distúrbios crônicos, a exemplo dos hemofílicos, ou mesmo para quem está na fila de cirurgias e transplantes que só podem ocorrer com estoques garantidos nos bancos de sangue. [Leia mais]

 

Unimed Cascavel no Dia de Combate ao Câncer Infantil: Dez sintomas de alerta

Sempre que se fala de câncer, os exames de rotina são enfatizados para promover o diagnóstico precoce e, assim, aumentar as chances de cura. Mas e quando o paciente é uma criança? Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar só neste ano 8,5 mil novos casos de câncer infanto-juvenil.

No Dia de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro), a Unimed Cascavel leva até você as informações que podem salvar a vida do (a) seu/sua filho (a).

Sinais de Alerta

Tal qual se dá com mulheres e homens adultos, o diagnóstico precoce do câncer nas crianças também é a chave para abrir porta da cura. Por isso, o acompanhamento regular de todas as crianças com um pediatra é muito importante para detectar qualquer sinal de alerta.

Para que o diagnóstico seja feito cedo, conheça e fique atento (a ) aos dez sintomas principais [Leiam mais]

 

Excesso de gordura gera processos inflamatórios constantes e perigosos

Durante a pandemia, a questão da obesidade ficou ainda mais evidente. Pessoas jovens morreram ou ficaram em estado grave. E não é por acaso: o excesso de gordura gera uma gama de processos inflamatórios constantes. Assim, o sistema de defesa fica tão ocupado com isso que lutar contra outros problemas de saúde pode ser bem difícil.

De acordo com as estatísticas, mais da metade dos brasileiros está acima do peso e cerca de 20% da população é obesa. São números que geram preocupação e um grave problema de saúde.

Quer saber mais sobre a obesidade, quais os principais fatores de risco, formas de tratamento e como prevenir a doença? Então, confira! [Leia mais]

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

A  raposa e as uvas

Certa tarde, uma raposa passeava pela floresta e avistou um cacho de uvas pendurado em um galho alto

 [Leia mais]

Unidades de Conservação que inspiram nossas paisagens

As Unidades de Conservação (UCs) foram criadas por ato do Poder Público

[Leia mais]

VIVER BEM

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Bebê prematuro: desenvolvimento e cuidados

O parto prematuro exige cuidados extras para o bebê, mas também para mães e pais

[Leia mais]

Alimentos sem glúten são mais saudáveis?

O glúten está presente em alimentos feitos à base de trigo, cevada e centeio e só precisa ser evitado em casos específicos

[Leia mais]

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

 

Hipnose: muito além da regressão a vidas passadas

Esqueça os relógios balançando em pêndulo e as mãos que “colam” involuntariamente: a hipnose vai muito além dos “truques” que levam à diversão e ao entretenimento

[Leia mais em Revista Ampla]

 

Cansaço da pandemia x aumento de casos de Covid-19

Parte da população alega cansaço da pandemia e de medidas relacionadas a ela, mas o relaxamento da prevenção está ligado com um maior número de casos

[Leia mais em Saúde Debate]

 

Confira, ainda, a coluna de Cris Pereira Afortunados