Voltar

News Viva Mais Unimed #356

News Viva Mais Unimed #356

News Viva Mais Unimed #356

23 Fevereiro 2021

 

• Edição 356 – 26 de fevereiro de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

Por dentro da Federação: conheça a Superintendência de Serviço às Singulares

Com pouco mais de um ano de existência, a Superintendência de Serviço às Singulares contribui para a integração entre a Federação e as Singulares, fazendo uma ponte entre os serviços oferecidos pela Federação e as necessidades das federadas.   

Alinhada à missão da Federação na busca por prover soluções de excelência às Singulares, a área interage diretamente com gerentes e diretores de todas Unimeds paranaenses.

“Nossa superintendência buscar ouvir as Singulares, entender suas dificuldades e oferecer soluções que contribuam para a sua sustentabilidade”, afirma o superintendente Willian Stocco. [Leia mais]

 

 

Prêmio Ocepar: prazos para veiculação e inscrição da 14ª edição são prorrogados para 4 de junho

A Comissão Organizadora do 14º Prêmio Ocepar de Jornalismo anunciou nesta quinta-feira (25/02) que, por causa da continuidade do isolamento social devido à pandemia da Covid-19, decidiu prorrogar as datas de veiculação e de inscrição de trabalhos:

Período de veiculação: de 01 de agosto de 2019 até 04 de junho de 2021.
Prazo para Inscrições: até 04 de junho de 2021.

“Levamos em conta o difícil momento vivido por todos com a pandemia, que dificulta a produção jornalística em decorrência da necessidade de trabalho remoto por conta do isolamento social. Ao prorrogarmos os prazos, estamos atendendo algumas sugestões enviadas, assim, daremos oportunidade para que mais colegas possam participar desta importante premiação do jornalismo brasileiro”, comentou o coordenador do prêmio, jornalista Samuel Milléo Filho. [Leia mais]

 

 

Dia C – Dia de Cooperar Edição 2021 é lançado por meio de live

O Sistema OCB lançou, na última segunda-feira (22), o Dia C – Dia de Cooperar Edição 2021, por meio de um bate-papo online. Em 2020, aproximadamente oito milhões de pessoas foram beneficiadas por meio das três mil iniciativas e ações realizadas por mais de duas mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários.

O lançamento aconteceu em dois momentos distintos: um, voltado às entidades estaduais de representação do cooperativismo, e outro para as cooperativas. Neste segundo encontro, a live reuniu o Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o consultor da PNUD Brasil, Francisco Teixeira, a sssessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD Brasil, Ieva Lazareviciute, o superintendente da OCB, Renato Nobile e a gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativas, Geâne Ferreira. [Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

HGU está equipado com quarto para parto humanizado

O nascimento de um filho é um dos momentos mais esperados pelas mamães e as famílias. Um marco que representa a chegada daquele bebezinho ao mundo e o início de uma jornada repleta de desafios e alegrias.

Pensando no conforto e tranquilidade das gestantes e dos bebês, o Hospital Geral Unimed (HGU), localizado em Toledo, conta com uma estrutura adequada para a realização de parto e com uma equipe multidisciplinar capacitada para agir diante de qualquer intercorrência.

O hospital possui um quarto exclusivo para a realização de parto humanizado. É equipado com uma cama que pode ser utilizada no pré-parto, no parto e até no pós-parto; bola suíça; banqueta; tecido de liganete que forma um pêndulo; iluminação do ambiente (penumbra) e uma banheira onde são trabalhados os conceitos da cromoterapia por meio da imersão da gestante em água morna, pois as luzes emitem sensações e cada cor tem um significado. [Leia mais]

 

 

Projeto Linda de Lenço da Unimed Ponta Grossa é apresentado para jovens da América Latina

No último sábado (20), mais de 200 jovens, o Projeto Linda de Lenço, da Unimed Ponta Grossa, foi apresentado em um evento online promovido pela Latin American Leadership Academy (LALA), uma organização não-governamental que visa empoderar a juventude latino-americana.

A estudante Melissa Brega, coautora do projeto, compartilhou, com mais de 200 jovens de pelo menos sete países da América Latina, o objetivo e as ações desenvolvidas pelo Linda de Lenço nos últimos dois anos.

“Compartilhar a minha experiência como uma adolescente participando de projetos sociais com outros adolescentes da América Latina foi muito recompensador. Suas vontades e motivações para mudar realidades e impactar comunidades eram inspiradoras, sem contar o carinho com o qual eles receberam o Linda de Lenço”, avalia Melissa. [Leia mais]

 

 

Unimed Ponta Grossa nomeia os agentes de comunicação

Na tarde da última terça (23), a Unimed Ponta Grossa realizou a cerimônia de nomeação dos agentes de comunicação da cooperativa. O evento foi em ambiente online e contou com a participação dos 29 colaboradores selecionados para o primeiro ciclo do programa.

A diretora de Mercado e Desenvolvimento, Michele Cação Ribeiro, esteve presente, representando toda a diretoria executiva e o evento também contou com a participação da gerência de Marketing e Comunicação e gerência de Gestão de Pessoas.

O Programa Uninfluencers, como foi intitulado, tem o objetivo de transformar a comunicação interna de uma forma colaborativa, reduzindo as lacunas dos fluxos de informação e trazendo mais assertividade na comunicação institucional. [Leia mais]

 

 

Unimed Londrina: rumo aos 50 anos  

Em março, a Unimed Londrina completa 50 anos de existência. Essa história começou com alguns médicos visionários que foram até Santos entender como funcionava a cooperativa de médicos fundada naquela cidade alguns anos antes. O objetivo aqui em Londrina era gerar trabalho para os médicos e possibilitar que os clientes pudessem escolher por quem gostariam de ser atendidos. E essa missão foi cumprida com sucesso.

Naquela época, os 57 médicos que assinaram a ata de criação da Unimed Londrina não imaginavam que estavam dando o primeiro passo para a criação de uma grande cooperativa que hoje reúne quase 1.200 médicos, emprega diretamente em torno de 700 pessoas e atende um universo de mais de 180 mil clientes, famílias que confiam na qualidade e se sentem seguras com a Unimed. A singular foi a 5ª criada no Brasil e a 1ª no Paraná. [Leia mais]

 

 

Clínica de oncologia oferece atendimento especializado aos clientes da Unimed Londrina

A Unimed Londrina conta com uma Clínica Oncológica que oferece uma série de serviços e procedimentos para pacientes com câncer. Na clínica, o paciente encontra tratamento oncológico via oral e endovenoso (quimioterapias). O serviço também oferece aplicação de medicamentos especiais, imunobiológicos e para o controle da dor.

A Clínica Oncológica faz parte da Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina. Dessa forma, os tratamentos realizados pelo serviço são integrados com as demais áreas que atuam na Multiprofissional, como psicologia, nutrição e fisioterapia, por exemplo.

A equipe da Clínica Oncológica é composta por cinco médicos oncologistas, todos cooperados, sob a coordenação médica do Dr. Luís Gabriel Fernandez Turkowski. O quadro de profissionais conta ainda com uma equipe de enfermeiras e técnicos de enfermagem especializados em oncologia, bem como com uma equipe de farmacêuticos especialistas na área. A Clínica também possui um quadro administrativo exclusivamente treinado para área de atuação do serviço. [Leia mais]

 

 

Comitê da Unimed Londrina visa padronizar aquisição e distribuição de insumos às áreas assistenciais

Os processos internos da Unimed Londrina estão em constante aperfeiçoamento. Redução e otimização de custos sempre fazem parte dos objetivos destas iniciativas. A criação do Comitê de Padronização se enquadra nesta dinâmica. Composto por sete colaboradores, o novo grupo visa regulamentar a padronização de materiais e medicamentos utilizados nas áreas assistenciais da Singular.

A gerente de Apoio Administrativo da Unimed Londrina e integrante da comissão, Denize Maione Grande, explica que o comitê surgiu a partir da necessidade de integrar as demandas das áreas assistenciais e adotar métodos de planejamento, aquisição, armazenamento e distribuição dos materiais e medicamentos utilizados pela Cooperativa. [Leia mais]

 

 

Programa de voluntariado da Unimed Cascavel lança primeiras ações de 2021

A Unimed Cascavel começou as ações de 2021 do Programa de Voluntariado, espalhando boas ações pela comunidade, levando sempre o Jeito de Cuidar como diferencial para a vida das pessoas.

Conforme a colaboradora Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Cooperativa, o programa tem duas frentes de atuação: a doação de sangue e as ações sociais dentro das entidades beneficiadas.

“Na doação de sangue, tivemos a participação de quatro colaboradores da Unimed Cascavel nos meses de janeiro e fevereiro. Eles doaram sangue para o Hemocentro da cidade, beneficiando até 16 pessoas”, explica Maria Carolina. [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel retoma atividades com idosos do projeto Bem Viver

O plano de “cuidar de você” ganhou um novo significado a partir da pandemia de Covid-19, especialmente em relação aos idosos, que formam o principal grupo de risco. Isolados ao longo de quase todo o ano passado, agora eles têm a possibilidade de retomar um pouco da rotina, com a segurança da Unimed Cascavel.

A Cooperativa retomou na manhã desta terça-feira (23) as atividades do projeto Bem Viver, voltado aos beneficiários com mais de 60 anos de idade. O seu Ivo Ceron, que vai fazer 81 anos ainda em fevereiro, estava ansioso pela retorno: “A gente estava sentindo falta da família que é este nosso grupo de amigos e orientadores do projeto.”

A partir deste ano, todas as atividades do Bem Viver passam a ser realizadas no Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel, com turmas às segundas e quartas, bem como às terças e quintas-feiras. As turmas (cada uma formada por 15 participantes) se dividem em encontros das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30. 

[Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel lança 6ª edição do Programa Avançar e traz desafio aos participantes

A Unimed Cascavel acaba de lançar a sexta edição do Programa Avançar, que estabelece critérios para investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais de instituições da área de abrangência da Cooperativa e que tenham por fundamento a transformação social. O programa já beneficiou 57 entidades, alcançando mais de 39 mil pessoas.

Os projetos devem estar alinhados ao posicionamento da marca Unimed “Vocação para cuidar das pessoas”, com as premissas de sustentabilidade e do cooperativismo e com as questões de saúde e bem-estar. Podem participar do programa entidades sem fins lucrativos, escolas e colégios públicos, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) com projetos que se enquadrem em uma das categorias previstas:  [Leia mais]

 

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

A mulher com o
pote de leite

Uma graciosa e jovem camponesa, que
acabara de coletar leite das vacas, voltava
do campo com um balde cheio...

 [Leia mais]

 

Como plantar comida sem veneno e
regenerar 
a natureza

Aprenda como transformar uma área degradada
em uma floresta cheia de vida, capaz de produzir diversos alimentos sem agrotóxicos.

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

Como amadurecer frutas ou conservá-las
por mais tempo

Aprenda técnicas para sempre ter banana,
abacate, mamão e outras frutas
 no
ponto ideal para consumo.  

[Leia mais]

 

  

A dependência que o "prazer" das
drogas traz 

Nesta Conversa Ampla, a psiquiatra Luisa Polonio
fala sobre a importância de haver uma data
de combate ao uso de drogas e álcool.

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Dicas de saúde: como prevenir e tratar
a obesidade

O endocrinologista Gustavo Jean Gonçalves
da Luz, da Unimed Costa Oeste, fala sobre
obesidade, formas de prevenção e opções de tratamento
 

[Leia mais na Revista Ampla]

 

Mais um efeito da pandemia: a hepatite medicamentosa 

Consumo de vitaminas, medicamentos e fitoterápicos como forma de prevenção ou fortalecimento de imunidade pode gerar interação
medicamentosa e causar alteração

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo do médico Armando Fonseca 

O impacto da Covid-19 em quem sofre de doença rara