Voltar

News Viva Mais Unimed #357

News Viva Mais Unimed #357

News Viva Mais Unimed #357

3 Março 2021

 

• Edição 357 – 5 de março de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

Por dentro da Federação: conheça a Gerência de Estratégias e Regulação da Saúde

A Gerência de Estratégias e Regulação da Saúde da Unimed Paraná é responsável por coordenar as áreas de "Regulação e DRG" e "Atenção Primária à Saúde". Em todas as atividades realizadas, o objetivo é sempre o mesmo: melhorar a qualidade assistencial, mantendo o equilíbrio financeiro. 

A equipe completa da gerência é formada por 56 colaboradores, que se dividem nos trabalhos de auditoria, DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionados), OPME (Órtese, Prótese e Materiais Especiais), Oncologia, comitês e APS (Atenção Primária à Saúde). Para entender as atribuições de cada um, conversamos com o médico e gerente da área, Marlus Volney de Morais. [Leia mais]

 

 

Desafio Virtual Mude1Hábito convida sociedade a promover o autocuidado. Saiba como participar!

Sabe aquelas promessas de virada de ano que envolvem cuidar mais da saúde e praticar exercício físico? O Desafio Virtual Mude1Hábito está chegando para te incentivar a transformar a promessa em realidade. Com inscrições abertas a partir do dia 9 de março, o desafio convida os participantes a viverem da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de exercícios, equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo.

O Desafio Virtual Mude1Hábito, realizado entre os dias 19 de abril e 2 de maio, integra o Mês Unimed, que ocorre em abril devido ao Dia Mundial da Saúde. As inscrições acontecem pelo site unimed.me/desafiomude1habito até o dia 4 de abril, ou até as vagas esgotarem, e têm um custo de R$ 29,90. Esse valor dá o direito a um kit contendo camiseta, máscara, álcool em gel e medalha, que será enviado para a casa do participante entre os dias 5 e 18 de abril, após a confirmação da inscrição. [Leia mais]

 

 

NDHS promove palestra sobre cooperativismo para aspirantes a cooperados da Unimed Apucarana

Os aspirantes a cooperados da Unimed Apucarana participaram, na última terça-feira (2), de uma palestra sobre cooperativismo ministrada pelo assessor do Núcleo de Desenvolvimento Social e Humano (NDHS) da Unimed Paraná, Roberto Menoli. A palestra tem como propósito integrar e envolver os cooperados no senso de pertencimento sobre o tema.

A palestra sobre cooperativismo, realizada via ferramenta Zoom, contextualizou o que é uma cooperativa, suas características e o histórico nacional. Além disso, Menoli abordou com os participantes os sete princípios que envolvem o cooperativismo: Adesão livre e voluntária; Gestão democrática; Participação econômica; Autonomia e independência; Formação e informação; Intercooperação; Interesse pela comunidade. Em seguida, o assessor explicou o funcionamento e atuação da Unimed no Brasil e os benefícios que a cooperativa oferece aos seus sócios. [Leia mais]

 

 

Cuidado! Não compartilhe informações antigas ou falsas sobre as Unimeds

Recentemente, um comunicado antigo, assinado pela Unimed Cataguases, voltou a circular por meio de redes sociais e do WhatsApp. A frase divulgada é de uma mensagem enviada no início da pandemia, e hoje está descontextualizada.

Na publicação, é feito um “alerta” sobre o pico da pandemia de Covid-19, sinalizado entre os dias 6 e 20 de abril. O aviso, apesar de verídico, é antigo, e diz respeito aos primeiros meses da pandemia, ainda em 2020. Não há nenhuma informação oficial envolvendo qualquer Unimed do país sobre a data de um novo pico.

Não compartilhe esse conteúdo e nem emita posicionamento em nome da operadora em redes sociais pessoais. Cuidado com as informações que circulam pela internet em nome das Unimeds. Antes de compartilhar, é importante checar a origem da informação e se é um conteúdo real e atualizado. 

[Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

Unimed Ponta Grossa alcança 75 mil vidas

A Unimed Ponta Grossa, no primeiro bimestre de 2021, atingiu pela primeira vez em sua história a marca de 75 mil vidas, o que representa um crescimento de 2,35% na carteira de clientes se comparado ao mesmo período em 2020.

Entre 2018 e 2019, a Unimed Ponta Grossa viu a carteira de clientes subir mais de 10 mil vidas e alcançou o marco de 70 mil beneficiários. Os números se devem a uma somatória de esforços e investimentos, tanto em infraestrutura, quanto em tecnologia e recursos humanos.

No início de 2020, a cooperativa seguia um curso normal de crescimento. Com o mercado local promissor, a estimativa para o ano era aumentar em 6% a carteira de clientes, seguindo as estratégias de investimentos e de verticalização dos recursos. [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel entrega dez cadeiras de rodas da campanha “Doe lacres. Doe tampinhas”

A rotina de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida têm sido ainda mais difícil por causa da pandemia. Neste período em que a proximidade e o toque não são recomendados, elas se tornaram mais dependentes de cadeiras de rodas. Para entidades que atendem pessoas com necessidades especiais, esses itens são fundamentais (além de caros).

Na última de semana de fevereiro, a Unimed Cascavel entregou dez cadeiras de rodas compradas por meio da 7ª edição da campanha “Doe Lacres. Doe tampinhas”. Entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, a Cooperativa contou com diversos empresas parceiras, colaboradores, secretárias e de toda a comunidade para arrecadar 870,4 kg de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas de todos os tipos. Os itens foram vendidos para uma empresa especializada. [Leia mais]

 

 

Ouvidoria da Unimed Cascavel leva Jeito de Cuidar para beneficiários que promoveram melhorias

O setor de Ouvidoria da Unimed Cascavel vem desenvolvendo iniciativas de reconhecimento aos beneficiários que, por meio de alguma manifestação, levaram à melhoria nos processos ou serviços da Cooperativa. Em forma de agradecimento por essas contribuições, o setor montou kits que foram entregues nas casas de tais, em Cascavel.

Kit 1: Pote de doses de cuidados diários + saladeira + cartão.

Kit 2: Copo + mochila + bracelete para suporte de celular + cartão.

Em 2020, a Ouvidoria da Singular fechou o ano com 58 recomendações, que foram todas encaminhadas aos setores envolvidos. [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel retoma palestras gratuitas para cuidadores de idosos

Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, a Unimed Cascavel retomou de forma on-line palestras para cuidadores de idosos. Mais de 20 pessoas participaram do encontro realizado em 25 de fevereiro, por meio da plataforma Zoom. As enfermeiras Sivana Ferreira e Bruna Tais Zack, do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Cooperativa, abordaram o tema “Prevenção de quedas e Dispositivos invasivos”.

Para 2021, o cronograma de palestras prevê mais nove palestras: 

25/03 • Farmacovigilância
29/04 • Cuidar de quem cuida 
[Leia mais]

 

 

Unimed Curitiba cria cards para o Dia Mundial do Elogio 

Dia 1º de março é comemorado o Dia do Elogio e, para incentivar a valorização dos talentos entre os colaboradores da Unimed Curitiba e empresas do grupo, a cooperativa lançou uma ação com o mote “o seu jeito de cuidar merece todos os elogios”.

Foram criados cards com elogios para serem compartilhados entre os colegas para emocionar, gerar mais momentos de interação, mesmo à distância, e reconhecimento entre líderes, liderados e equipes de trabalho. 

[Leia mais]
 

 

 

Unimed Apucarana abre inscrições para 31º Curso de Gestantes

A Unimed Apucarana está com inscrições abertas para a 31ª edição do Curso de Gestantes. A capacitação acontecerá de 05 a 09 de abril, das 19h30 às 21h, de forma online, através da plataforma Zoom e é totalmente gratuita.

O curso tem como principal objetivo orientar e preparar as futuras mães e seus esposos para o momento do parto e a chegada do bebê, garantindo a qualidade de vida ao binômio mãe e filho. Aberto para clientes Unimed e também para gestantes que não possuem o plano, será ministrado por profissionais referência na área, e os temas abordados serão: desenvolvimento da gravidez, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. [Leia mais]

 

 

Dia Internacional da Mulher é comemorado na Unimed Apucarana com estímulo ao cuidado e bem-estar

A Unimed Apucarana está cooperando para deixar o dia Internacional das Mulheres ainda mais belo. A cooperativa irá presentear colaboradas e médicas cooperadas com um convite ao autocuidado, estimulando-as e se reconectar. 

A ação segue a linha do Jeito de Cuidar da Unimed Apucarana e é assinada pelo departamento do marketing. A ideia é levar a essência da marca (cuidar) e os atributos (próxima, humana, cooperativa e especialista) para todas as experiências com todos os públicos envolvidos da instituição.

[Leia mais]

 

 

Unimed Londrina, 50 anos: colaboradores, cooperados e clientes são valorizados na 2ª fase da campanha

As comemorações aos 50 anos da Unimed Londrina estão a todo vapor e a campanha de aniversário está na sua segunda fase com o objetivo de homenagear colaboradores, cooperados e clientes.

"Nesta etapa procuramos representar e prestigiar os três principais públicos da Unimed: cooperado, cliente e colaborador", explica a analista de Marketing da Unimed Londrina Daniele Valente. "Usamos uma palavra-chave como destaque para agradecer a cada cliente, celebrar esse marco com todos os cooperados e compartilhar as conquistas de todos estes anos, junto aos colaboradores", complementa. [Leia mais]

 

 

Em visitas virtuais, Unimed Londrina apresenta programa Livre do Tabaco aos cooperados

A Unimed Londrina realizou entre julho e novembro do ano passado uma série de visitas virtuais com um grupo de cooperados para divulgar o Programa Livre do Tabaco. A iniciativa teve como objetivo, além de apresentar o programa, estimular os médicos a indicarem seus pacientes para o tratamento. As visitas feitas pelas agentes de relacionamento, que antes eram presenciais, passaram a ser feitas pela plataforma Zoom por causa da pandemia do novo coronavírus.

As visitas foram focadas nas especialidades de Cardiologia e Pneumologia e alcançaram 46 cooperados, sendo quatro pneumologistas e 42 cardiologistas. [Leia mais]

 

 

Programa da Unimed Londrina estimula voluntariado entre cooperados, secretárias e colaboradores

Há mais de 10 anos a Unimed Londrina mantém o Programa Unimed Solidária, que estimula a prática do voluntariado entre os médicos cooperados, secretárias, colaboradores e parceiros. Com isso, o programa desenvolve ações que promovem saúde entre pessoas atendidas por instituições beneficentes e assistenciais de Londrina.  Atualmente a Cooperativa mantém parceria com nove instituições.

As ações oferecidas pelo programa são basicamente palestras, consultas médicas e exames decorrentes desses atendimentos. Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, as consultas, em sua maioria, são doadas pelos médicos cooperados voluntários. Já os exames são custeados pela Cooperativa. [Leia mais]

 

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

A parábola
do relógio

O colégio onde eu estudava, em menina,
costumava encerrar o ano letivo com
um espetáculo teatral...

 [Leia mais]

 

 O investimento em crédito de carbono é
uma boa oportunidade?

Veja essa entrevista do DCI com o 
especialista Luis Felipe Adaime, empresário
e CEO da plataforma MOSS. 

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

Fibromialgia: o que é
e como lidar?

Síndrome provoca dores no corpo e
fadiga extrema. Exercícios físicos ajudam
a melhorar a qualidade de vida.

[Leia mais]

 

  

Conversa Ampla: a importância do
planejamento

O Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Levi, ressalta a importância do planejamento para alcançar objetivos

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Snacks saudáveis: receita de biscoito
de grão-de-bico

A nutricionista do Centro APS, Vanessa Ceccatto, ensina a fazer uma deliciosa e saudável receita.

[Leia mais na Revista Ampla]

 

Pandemia de Covid-19: série histórica mostra
agravamento na ocupação de UTIs no SUS

Levantamento indica que 19 estados
estão em situação crítica.

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo de Fernando Mânica, professor do Mestrado em Direito da Universidade Positivo:

Quanto você pagaria por uma vacina contra a Covid-19?