Voltar

News Viva Mais Unimed #362

News Viva Mais Unimed #362

News Viva Mais Unimed #362

9 Abril 2021

• Edição 362 – 9 de abril de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

Por dentro da Federação: conheça a Diretoria de Mercado e

Comunicação, seus desafios e expectativas para o futuro

Com 47 milhões de usuários e mais de 700 operadoras ativas no país, o setor da saúde suplementar vem se transformando em ritmo acelerado nos últimos anos.

Para se manter competitivo no mercado, é preciso ficar atento às necessidades dos clientes e disposto a apresentar as soluções necessárias.

É justamente nesse sentido que trabalha a Diretoria de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná. Para entender melhor as tarefas e os desafios da área, conversamos com o diretor Alexandre Gustavo Bley.

Assista ao vídeo e confira a entrevista! [Leia mais]

 

 

IDSS: Dez Unimeds paranaenses recebem nota máxima

no índice divulgado pela ANS

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou, no dia 25 de março, o resultado do IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2020 – ano-base 2019. Das 21 Unimeds paranaenses avaliadas, dez tiveram nota final 1,00, e outras sete com notas na faixa acima de 0,8. As demais operadoras avaliadas estão na segunda melhor faixa de pontuação, com notas entre 0,6 e 0,8.

Figuraram com a nota máxima no IDSS as Unimeds Paraná, Apucarana, Cascavel, Costa Oeste, Curitiba, Londrina, Noroeste do Paraná, Norte Pioneiro, Paranavaí e Pato Branco. Veja, a seguir, um resumo de como funciona o IDSS e os links de acesso às publicações das Unimeds sobre os resultados do ano-base 2019... [Leia mais]

 

 

Paraná registra queda na média móvel de casos confirmados por

Covid-19 após bandeira vermelha

A capital paranaense retornou, na última segunda-feira (5), à bandeira laranja depois de 23 dias em uma espécie de “lockdown”, com medidas mais restritivas no combate à Covid-19. A ação, em conjunto com as restrições também estipuladas em nível estadual no Paraná, resultou em dados positivos apresentados pela reunião quinzenal do Centro de Controle Estadual Covid-19, também realizado na segunda-feira.

No primeiro encontro virtual após o fim da bandeira vermelha, os dados foram mais positivos: em todo o Paraná, a média móvel de casos confirmados caiu aproximadamente 50% nos últimos 14 dias. [Leia mais]

 

 

Em comemoração aos 50 anos, história da Ocepar ganha

página na internet

Como parte de seu Jubileu de Ouro, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) acaba de lançar uma nova página em seu site. Nela, está disponível uma linha do tempo com a história, as lutas e as conquistas da entidade desde a sua fundação, em 2 de abril de 1971, até o ano de 2021, quando lançou a proposta de um novo planejamento estratégico para o cooperativismo do estado, com a meta de dobrar o faturamento.

Além do histórico, acessando a página, é possível conferir também o vídeo em homenagem aos 50 anos da entidade, os números atualizados de cooperativas filiadas e cooperados, informações sobre os pioneiros, fotos históricas, curiosidades e uma entrevista com o primeiro presidente da Ocepar, Guntolf van Kaick, e o atual, José Roberto Ricken. Na conversa, eles contam fatos que marcaram a trajetória da entidade, falam sobre o trabalho de organização, defesa e representação institucional, sobre formação profissional e o futuro da Ocepar. [Leia mais]

 

 

Comunicadores participam do primeiro Comitê Estadual

de Comunicação e Marketing do ano

Os comunicadores que atuam no Sistema Unimed Paranaense participaram, no dia 25 de março, do primeiro Comitê Estadual de Comunicação e Marketing de 2021. Entre diversos assuntos, foram debatidos no encontro virtual questões como o andamento da implementação do site Singular, as atualizações do Clube Unimed e alinhamentos de ações nacionais da marca.

No início da reunião, os participantes foram atualizados sobre as diretrizes da RN 452, com a forma correta de divulgar a inclusão e exclusão dos prestadores nos canais oficiais de comunicação – inclusive no site, que está passando por mudanças. Desde setembro de 2020, um novo modelo de Portal (site padrão) – totalmente personalizável e intuitivo – está sendo implementado nas Singulares que demonstraram interesse, com bons resultados relatados neste primeiro Comitê do ano. [Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

Luiz Sergio Fettback toma posse como novo diretor-presidente da

Unimed Cascavel

Foi apresentado oficialmente em 31 de março o novo diretor-presidente da Unimed Cascavel. Eleito com a chapa “Unimed Transparente”, Luiz Sergio Fettback ocupa o posto pela terceira vez, agora no lugar de Danilo Galletto, e estará à frente da Cooperativa na gestão 2021-2024.

Ao assumir o cargo, o ginecologista enalteceu a importância dos 623 médicos cooperados, bem como toda a rede de fornecedores e prestadores, os 274 colaboradores e os mais de 90 mil beneficiários. Fettback descreveu a importância de cada um desses públicos por meio de uma comparação com a Anatomia: “A Unimed é como o corpo humano, em que a direção é o cérebro, os cooperados são os músculos, os colaboradores são o coração, os pulmões são os prestadores e os beneficiários são o oxigênio que nutre todos esses órgãos.” [Leia mais]

 

 

Voluntariado: As ações de março e abril que a Unimed Cascavel

dedicou à comunidade

Adaptadas à realidade da pandemia, o voluntariado da Unimed Cascavel foi colocado em prática ao longo do mês de março e no início de abril de 2021, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid. Em nome da responsabilidade social, a Cooperativa realizou ações para auxiliar famílias carentes que participam de iniciativas apoiadas pela Singular.

Famílias da Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Material Reciclável de Cascavel (Cootacar) escreveram cartas respondendo à Unimed o que faria a Páscoa delas mais feliz. Com base nos 60 depoimentos, colaboradores da Singular compraram presentes, entregues na terça-feira (30), incluindo cestas básicas, doces, uma bicicleta e até uma cama. [Leia mais]

 

 

Serviço de teleconsulta para Covid-19 da Unimed

Francisco Beltrão tem grande procura

A pandemia de Covid-19 alterou a rotina profissional de muitas áreas, até mesmo de quem atua na saúde e está na linha de frente ao combate ao coronavírus. A consulta on-line, que antes era proibida, passou a ser permitida enquanto durar a pandemia no país.

A Lei nº 13.989/20, que regulamentou a telemedicina temporariamente, foi sancionada em abril de 2020. A Unimed Francisco Beltrão implantou essa modalidade em 12 de março e está tendo ótima aceitação dos beneficiários. 

Em virtude do aumento de casos de Covid-19, foi necessária a implantação do serviço de teleconsulta na Unimed Francisco Beltrão para atendimento de beneficiários com sintomas de Covid-19 ou casos confirmados com sintomas leves. [Leia mais]

 

 

Unimed Francisco Beltrão tem semana dedicada à saúde

e à atividade física

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), a Unimed Francisco Beltrão está com uma programação especial para orientar internamente seus colaboradores sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Em função disso, a Unimed Francisco Beltrão montou uma semana de conscientização. A enfermeira Flávia Gindri Neto, da coordenação do Setor de Atenção à Saúde da Unimed, ressalta que a intenção da cooperativa é movimentar os colaboradores para prática de atividade física e orientações sobre a saúde. [Leia mais]

 

 

Unimed Londrina atinge pontuação máxima no IDSS

A Unimed Londrina conquistou a pontuação máxima dentro do Programa de Qualificação das Operadoras 2020 (ano-base 2019) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A cooperativa atingiu a nota 1,00 (que é a mais elevada) dentro do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) calculado pela ANS. Para efeito de comparação, o índice médio geral das cooperativas médicas no mesmo período ficou em 0,8292 (média ponderada dos IDSSs de 276 operadoras). 

O presidente da Unimed Londrina, Omar Genha Taha, destaca que a pontuação máxima obtida junto à ANS é um reconhecimento dos esforços dos cooperados e colaboradores frente às principais atividades de gestão da Cooperativa. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, ainda mais agora que a ANS modificou os critérios para obtenção desta nota. Parabéns a todos os cooperados, colaboradores e também aos beneficiários, pois podem dizer que têm uma Cooperativa com nota máxima”, comenta. [Leia mais]

 

 

Estudantes da Warta participam do projeto Saúde Bucal

da Unimed Londrina

Os estudantes da Escola Municipal Edmundo Odebrechet, do distrito da Warta, zona norte de Londrina, receberão gratuitamente neste mês de abril um kit de higienização bucal da Unimed Londrina.

A iniciativa, que integra o projeto Saúde Bucal, estimula as crianças da rede pública de ensino a manterem os cuidados com a boca em dia de forma lúdica e didática. A proposta faz parte de um dos princípios cooperativistas “Interesse pela comunidade”.

Neste ano, a cooperativa médica entregará 241 kits, contendo pasta de dente, escova de dente e fio dental, além de um folder ilustrativo com as orientações para uma escovação correta. [Leia mais]

 

 

A vacina da gripe já chegou na Unimed Laboratório

Entre os dias 25 de março e 4 de abril, a Unimed Curitiba e a Unimed Laboratório promoveram a vacinação contra a gripe de forma exclusiva e gratuita para seus médicos cooperados e colaboradores.

Agora, a vacinação está aberta para o público geral pelo valor de 150 reais, sendo que beneficiários Unimed possuem condições especiais.

Os interessados devem realizar um cadastro prévio no site da Unimed Laboratório demonstrando intenção de compra.

A imunização acontece em sistema drive-thru com o objetivo de ampliar a proteção de todos os envolvidos. [Leia mais]

 

 

Unimed Curitiba lança campanha em comemoração ao

Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Unimed Curitiba lançou uma campanha para exaltar uma outra data: o dia em que iremos aproveitar todos os momentos que temos vontade de viver.

Com um filme inspirado nesses momentos que queremos reviver, trazendo uma mensagem otimista e esperançosa sobre o futuro, a cooperativa pretende provocar uma reflexão sobre a importância de todos colaborarem e redobrarem os cuidados preventivos para garantir que iremos aproveitar quando esse dia tão esperado chegar.

Clique aqui e assista ao filme da ação, que traz o mote “Quanto mais você se cuida, mais perto esse dia fica”. [Leia mais]

 

 

Unimed Ponta Grossa entrega ovos de Páscoa para instituições

No último fim de semana, a Unimed Ponta Grossa concluiu a entrega de mais de 1.100 ovos de chocolate para 10 instituições beneficentes de Ponta Grossa e dos municípios da área de ação da cooperativa.

Assim como em 2020, devido à pandemia, neste ano, O Espetáculo de Páscoa, como é chamada a ação que existe há mais de 20 anos, precisou ser realizada sem a celebração com o coelhinho da Páscoa e sem a participação de colaboradores e médicos voluntários.

[Leia mais]

 

 

Equipe da UTI neo do HGU prepara surpresa de Páscoa

Pais dos bebês internados foram presenteados com fotos dos bebês caracterizados e também receberam chocolates

No último fim de semana, para lembrar a Páscoa, a equipe da UTI neopediátrica do Hospital Geral Unimed (HGU) preparou uma surpresa para os pais e familiares dos bebês internados na unidade.

As crianças receberam acessórios temáticos, como orelhinhas de coelho e pompons. Além da surpresa dos pequenos coelhinhos, os pais também receberam chocolates, um agrado simbólico da equipe.

De acordo com a enfermeira Karine Dudkiewicz, coordenadora das unidades de terapia intensiva, a iniciativa teve o objetivo de reforçar a humanização do atendimento. [Leia mais]

 

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

Filhotes à venda

O dono de uma loja colocou uma
placa na sua porta que dizia: “Filhotes
à venda”. Cartazes como esse...

 [Leia mais]

 

Receitas para cozinhar com talos,
cascas e sementes 

Confira 12 receitas que utilizam
ingredientes que iriam para o lixo

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

5 brincadeiras para a família inteira
movimentar o corpo

Quem disse que a atividade física
precisa ser chata ou só com hora
marcada? Vamos provar o contrário!

[Leia mais]

 

  

Ansiedade na pandemia? Saiba
como lidar com o problema

Nesta Conversa Ampla, o psicólogo
Felipe de Souza Barbeiro fala sobre
a necessidade de buscar ajuda.

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Operadoras criam planos de saúde
diferenciados e de baixo custo
para não perder clientes

Crise financeira faz com que brasileiros
busquem alternativas mais acessíveis
e operadores se reinventem

 [Leia mais em Revista Ampla]

 

Infectologistas mudaram a forma
como a saúde é vista e cuidada
na pandemia da Covid-19

Profissionais atuam principalmente
no treinamento de equipes e no
estudo do vírus

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo da PHD em Genética e Biologia Molecular Fernanda Soardi:

O câncer não sabe o que é uma pandemia