Voltar

News Viva Mais Unimed #367

News Viva Mais Unimed #367

News Viva Mais Unimed #367

12 Maio 2021

• Edição 367 – 14 de maio de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

Por dentro da Federação: Diretoria de Inovação e Desenvolvimento

vê como principal desafio a transformação cultural das pessoas

Desde a Idade Média, a medicina vem avançando. Começou com a descoberta de novos medicamentos, passou pela criação de equipamentos, chegou à telemedicina e já vislumbra a impressão de órgãos em 3D. Ou seja: as mudanças não param. E não é só na área da saúde. É também nos comportamentos, nas relações, na forma de se comunicar. A adaptação nem sempre é fácil, mas é extremamente necessária. E é sobre essa necessidade e outras expectativas e conquistas que o médico William Procópio dos Santos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, fala nesta entrevista. Confira o vídeo de abertura clicando aqui e veja a entrevista completa abaixo! [Leia mais]

 

 

Reunião temática do Comitê de Gestão Mercadológica aborda a

gestão de risco na carteira empresarial

O Comitê Estadual de Gestão Mercadológica realizou no último dia 5 uma reunião on-line extraordinária para discutir a gestão de risco na carteira de contratantes. O objetivo do encontro foi compartilhar experiências para mitigar possíveis perdas financeiras e garantir a sustentabilidade dos negócios.

Na primeira parte da reunião, o coordenador de Gestão de Vendas e contratos da Unimed Paraná, Marco Aurélio Gomes Castanho, apresentou três cenários que demandam a atenção da Federação e das Singulares para a gestão estratégica de suas carteiras empresariais. A análise foi feita a partir de dados coletados durante 36 meses (de 04/2018 a 03/2021) em Singulares de pequeno, médio e grande porte. [Leia mais]

 

 

Síndrome pós-Covid: saiba o que é e quais os sintomas

Os impactos pós-contaminação por Covid-19 foram abordados na reunião do Centro de Controle Estadual Covid-19, realizada no dia 3 de maio, de forma on-line. O médico da família, Rodrigo Bagatelli, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, abordou os mecanismos da contaminação e as sequelas deixadas pela doença.

Para abrir o encontro, o médico trouxe dados sobre os impactos da Covid-19 no mundo e no Brasil, que é 9º país no ranking de mortes por milhão de habitantes, com taxa de 1.887. Atualmente, a taxa de letalidade da doença no país é de 2,75, contabilizando, até o dia da reunião, 408.622 óbitos. [Leia mais]

 

 

Unimed Paraná realiza 31ª reunião do Comitê Estratégico de TI

No último dia 19, foi realizada a 31ª reunião do Comitê Estratégico de TI da Unimed Paraná. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, realizado de forma on-line pela plataforma Zoom.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre as melhorias, as novas funcionalidades e o cronograma de implantação dos novos módulos do Biomeek.net, sistema de gestão desenvolvido especificamente para as Unimeds informatizarem diversas áreas operacionais, como cadastro, coberturas e contas médicas. [Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

HGU promove ações internas no Dia Mundial de

Higienização das Mãos

No último dia 5, quando foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, o HGU promoveu uma ação especial para os colaboradores, em uma parceria entre as áreas de Provimento em Saúde e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Os colaboradores que passaram em frente ao refeitório puderam participar de uma atividade lúdica inspirada no programa “Show do Milhão”. Intitulada de “Show da Higienização das Mãos”, a dinâmica contou com um colaborador caracterizado como apresentador de TV e consistiu em perguntas sobre o tema. Aqueles que acertaram as respostas, ganharam um brinde.

Durante todo o mês de maio, a CCIH também irá realizar treinamentos nas áreas, em consonância com as políticas de educação continuada dentro da instituição e, para marcar o encerramento do mês voltado à importância da prática, o HGU irá realizar uma live com a infectologista Juliana Schwab. [Leia mais]

 

 

Unimed Ponta Grossa cria projeto de exercício físico para

profissionais em home office

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Ponta Grossa criou, em março deste ano, o projeto “Ligado no 220”. Idealizada pelo educador físico Cristiano Olegario, a iniciativa motiva os colaboradores da cooperativa médica a praticarem exercícios físicos diretamente de suas casas durante o período de home office.

O programa surgiu como uma alternativa à prática da ginástica laboral, que era realizada presencialmente com todos os funcionários da Unimed Ponta Grossa. Com o agravamento da pandemia, os colaboradores tiveram os hábitos da prática de exercícios físicos pausados ou limitados. Dessa forma, o Ligado no 220 surgiu como forma de preencher essa lacuna. [Leia mais]

 

 

Unimed Apucarana comemora dia do Colaborador Unimed

com beijinhos

Para marcar a data e homenagear os colaboradores pelo seu dia, a Unimed Apucarana preparou uma supresa: presenteou-os com um beijinho (doce), além de um mural com fotos dos colaboradores representando seu ofício.

“Ações singelas que objetivam a valorização do colaborador e o agradecimento por construirmos juntos uma cooperativa de resultados”, ressalta Thais Kuchpel Andrioli, Gerente de Desenvolvimento Humado da Unimed Apucarana.

[Leia mais]

 

 

 

 

Atendimento via WhatsApp já está disponível para clientes

A Unimed Londrina lançou recentemente um novo canal de comunicação com os clientes. Agora eles também podem entrar em contato com a Cooperativa pelo WhatsApp. A ferramenta, que foi liberada para período de teste no início de abril, oferece ao beneficiário agilidade e interação na hora de solucionar as dúvidas mais comuns na Cooperativa.

O assistente virtual do WhatsApp é o mesmo que realiza atendimento no chat do site da Unimed Londrina, o Lucas. Para entrar em contato com o Lucas, o cliente deve salvar o número (43) 3375-5005 nos seus contatos do celular. A ferramenta possui os seguintes serviços para serem consultados pelos beneficiários. São eles: [Leia mais]

 

 

Calendário da Saúde da Unimed Londrina aborda o combate ao

tabagismo em maio

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo, ou o hábito de fumar, é responsável pela morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Além disso, mais de 1 milhão de pessoas morrem por estar direta ou indiretamente expostas às substâncias do cigarro.

Esses números não são por acaso. As substâncias presentes no cigarro causam diversos malefícios à saúde e afetam todo o corpo humano, desde o sistema nervoso central até doenças cardiovasculares, cânceres e sistema digestivo.

Os benefícios ao decidir parar de fumar são enormes para o corpo. Ainda de acordo com a OMS, apenas 20 minutos sem consumir tabaco já trazem alguns benefícios à saúde. E, conforme esse tempo se alonga, eles só                                                                                                        aumentam. [Leia mais]

 

 

Unimed Londrina promove campanha do agasalho entre os

colaboradores

A Unimed Londrina realiza todos os anos uma campanha do agasalho entre os colaboradores e clientes. As doações são destinadas a instituições sociais beneficentes parceiras da cooperativa. Por conta da pandemia, no ano passado e neste ano, a campanha está restrita ao público interno. Colaboradores que quiserem participar podem contribuir doando peças de agasalho, calçados, cobertores ou optar por fazer uma doação em dinheiro, que poderá ser descontada em folha de pagamento.

Para incentivar a contribuição dos colaboradores, a cooperativa vai sortear vouchers de uma feijoada que será realizada por uma instituição beneficente parceira. Dez vouchers foram comprados pela Unimed Londrina para este fim. “Desta forma, além de beneficiarmos algumas instituições com os cobertores e agasalhos, estamos contribuindo com uma outra instituição que já faz parte do nosso projeto Unimed Solidária”, explica Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade.

 

 

Unimed Cascavel adota duas estações de bikes compartilhadas

para a população

A Unimed Cascavel tem um Jeito de Cuidar baseado na empatia. Por isso, já se colocou no seu lugar e sabe que é preciso haver estímulo para mudar hábitos. Passeie pela cidade e você encontrará dois motivos excelentes para adotar a ideia do Mude1Hábito e viver com mais qualidade. Em parceria com a empresa Mobhis, a Cooperativa inaugurou duas estações de bicicletas compartilhadas para qualquer pessoa (beneficiária ou não) alugar uma bike e pedalar por Cascavel, que está com uma malha de ciclovias ampliada e segura (confira as instruções no fim desta reportagem). 

[Leia mais]

 

 

 

Dia das Mães: Flores, fotos, cartas e vídeo emocionam mamães da

Unimed Cascavel

Todos os dias, 95 colaboradoras da Unimed Cascavel e de empresas terceirizadas somam a responsabilidade de serem profissionais à rotina de serem mães. Na maioria das vezes, essas mulheres admiráveis trabalham em nome do presente e do futuro dos filhos. Elas são exemplos de que ser mãe, seja no ventre ou no coração, é dar oportunidade à vida.

Em homenagem ao time de mamães da Unimed Cascavel, a Cooperativa realizou uma ação interna com a beleza das flores. Ao longo da manhã de sexta-feira (07) antevéspera do Dia das Mães, receberam orquídeas e uma foto em que aparecem ao lado da razão da vida delas, como conta a gerente de Promoção à saúde, Cristiane Ezequiel: “A ação do dia das mães da Unimed Cascavel me causou tamanha felicidade, pois mexeu com o meu sentimento mais valioso, que é o meu amor pela minha filha. A orquídea, com sua delicadeza, remete ao cuidado que percebo que a Cooperativa tem com seus colaboradores. A foto escolhida pelos organizadores da homenagem me transportou para uma das viagens mais incríveis que eu e minha filha fizemos juntas. Ou seja, a Unimed Cascavel me fez suspirar fundo de alegria, de gratidão e de emoção. Isso me encantou! Obrigada, equipe Unimed Cascavel!” [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel homenageia mamães no Eureca I

Em comemoração ao Dia das Mães, a Unimed Cascavel realizou uma ação de homenagem às mamães que participam do projeto “Educação para a Saúde” e também para profissionais do Eureca I, no bairro Interlagos, na zona Norte da cidade. Na tarde de 3 de maio (segunda-feira), a cooperativa entregou presentes e contratou a empresa “Shambhala – Um lugar de paz” para oferecer sessões de massagens relaxantes.

“Foi maravilhoso! Eu estava precisando dessa massagem, pois nunca tenho tempo nem para cuidar de mim mesma. Minha rotina costuma ser só trabalho, casa e filhos, 24 horas por dia”, conta Patrícia Mendes Martins, mãe do Cauã Gabriel e do Matheus Gabriel. [Leia mais]

 

 

Assista ao terceiro episódio da série da Unimed Curitiba

no Globo Esporte

No dia 29/04 foi ao ar na RPC o terceiro episódio da série especial da Unimed Curitiba dentro do programa Globo Esporte. A apresentadora Janaína Castilho contou a história de Cláudia Galante, cujo futuro profissional depende de disposição, força física e bons hábitos. No programa de hoje, a personagem conta sua rotina e como ganhou peso ao deixar a saúde física de lado devido à rotina exaustiva de estudos para tentar passar em um concurso. Agora, ela decidiu mudar seus hábitos em nome de uma nova carreira e para melhorar a saúde e todo esse processo será acompanhado pela equipe da Série Mude 1 Hábito até setembro. Clique aqui e assista ao episódio                                                                                     completo. 

 

 

 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

O homem, o menino e o burro

Certo dia, pai e filho levavam
seu burrinho para o mercado, 

puxando-o por uma cordinha. Durante
o percurso, as pessoas que passavam...

 [Leia mais]

 

Google Earth lança 
time-lapse do nosso planeta

Novo recurso permite visualizar
mudanças na Terra ao longo
das últimas décadas

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

Benefícios do alho: mais que
tempero, um aliado na saúde

O consumo frequente do alho ajuda
a diminuir o colesterol, regular a 

pressão, combater fungos e bactérias
no organismo e proteger o coração.

[Leia mais]

 

  

Como viver e trabalhar o luto
na pandemia?

Nesta Conversa Ampla, o filósofo e
teólogo Bruno Oliveira explica que a
não 
vivência do luto corpóreo
demandará um tempo para ser assimilada

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Alimentação saudável e bons
hábitos de mãe para filho 

Legados passados de geração
em geração envolvem cuidados, 

bons hábitos e a escolha pela
alimentação saudável

 [Leia mais em Revista Ampla]

 

Covid-19: videochamadas têm 
impacto positivo na recuperação
de pacientes

Para fazê-las, equipes seguem 
critérios específicos, como avaliação
clínica do paciente

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo de André Pereira Neto, PhD em Saúde Pública:

Quimioterapia: o que e como as pessoas em tratamento oncológico compartilham informações e experiências