Voltar

News Viva Mais Unimed #369

News Viva Mais Unimed #369

News Viva Mais Unimed #369

27 Maio 2021

• Edição 369 – 28 de maio de 2021 •

 

NOTÍCIAS UNIMED PARANÁ

 

E-saúde: confira os palestrantes confirmados

O 7º Encontro de tecnologia aplicada à gestão em saúde, o E-saúde, está chegando! Nos dias 10 e 11 junho o evento reúne, de forma on-line, quatro painéis, duas salas temáticas e mais de 10 palestras virtuais com o objetivo de fomentar a discussão sobre transformações digitais, tecnologias aplicadas no cenário da pandemia, sustentabilidade e projetos na área de tecnologia em saúde.

Além de ser destinado aos profissionais da área da saúde, gestão, tecnologia e afins atentos às novidades, o E-saúde oferece uma grande oportunidade para estreitar laços entre entidades, parceiros, palestrantes e o público. 

                                                                                                    [Leia mais]

 

 

Dados apontam avanço das contaminações por Covid-19 no

Paraná

A possibilidade de um novo pico de infecções pela Covid-19 fez com que as reuniões do Centro Estadual de Controle Covid-19, antes realizadas quinzenalmente, passem a ser semanais. Dados apresentados no encontro virtual mais recente, realizado no dia 24 de maio, apontam o crescimento do índice Rt – que mede a transmissibilidade da doença – no Paraná e na capital.

A colaboradora da área do Núcleo de Inteligência e Informação em Saúde (NIIS), Jessica Fernandes de Macedo, trouxe os dados mais recentes sobre a doença em nível nacional, estadual e municipal. No dia da reunião, o Rt no Paraná estava em 1,10, ou seja, cada 10 pessoas contaminadas podem transmitir o vírus para outras 11, o que aponta o crescimento da doença no estado. 

                                                                                                   [Leia mais]

 

 

Presidente da Unimed Paraná participa de live sobre a retomada

dos procedimentos eletivos no estado

Para além da pandemia e seus desafios, outra preocupação está no radar dos gestores públicos e privados da saúde: a demanda reprimida de procedimentos eletivos. Por medo do coronavírus, muitos pacientes deixaram de procurar assistência médica para fazer exames preventivos e realizar tratamentos.

“A situação da Covid-19 é gravíssima, mas nós estamos também muito preocupados com o restante das doenças, com os casos de diagnósticos tardios que virão”, afirmou o presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria, durante o segundo dia do Webinar Femipa 2021, que teve como tema “A reorganização dos hospitais para a retomada dos atendimentos eletivos SUS e convênios”. [Leia mais]

 

 

Em meio às dificuldades da pandemia, solidariedade fala mais alto

na Unimed Paraná

Embora a pandemia tenha afetado a vida de todos nós de alguma maneira, seja por conta do fechamento das escolas, do home-office ou da saudade de abraçar familiares e amigos, muitas pessoas estão sofrendo as consequências da crise de forma ainda mais intensa. Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Covid-19 mostram que a fome atingiu 19 milhões de brasileiros em 2020, o que representa um aumento de 27,6% em relação a 2018. Além de comida na mesa, faltam também condições para enfrentar o frio com roupas adequadas.

Pensando em ajudar quem passa por essas dificuldades, a Unimed Paraná lançou em 29 de março mais uma campanha de solidariedade. A iniciativa, que também ocorreu no ano passado, foi um pedido do presidente, Paulo Faria. Para cada alimento e agasalho doado pelos colaboradores, a Unimed Paraná doou em dobro. Ao todo, foram arrecadados 820 quilos de alimentos e 1.096 peças de roupas e calçados. [Leia mais]

 

 

NOTÍCIAS PELO PARANÁ

 

Laboratório Unimed Ponta Grossa amplia estrutura das unidades

Estrela e Jardim Carvalho

O Laboratório Unimed Ponta Grossa concluiu as reformas das unidades Estrela, em frente ao Hospital Geral Unimed (HGU), e do Jardim Carvalho, iniciadas no fim de 2020, para a ampliação da estrutura física.

Das nove unidades Laboratórios Unimed Ponta Grossa, essas duas representam o maior volume de atendimentos diários da rede própria, chegando a quase 50% do total.

Na unidade Estrela, foram ampliados os espaços de recepção, salas de coleta e recursos humanos. São seis guichês de atendimento, dois a mais do que antes da reforma, e três salas de coleta a mais, totalizando sete. Além disso, foi duplicado o número de assentos na sala se espera. [Leia mais]

 

 

 

HGU aplica técnica moderna em correção de escoliose

Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU) realizou uma cirurgia para correção de deformidade em um adolescente de 15 anos que apresentava quadro grave de escoliose idiopática do adolescente (EIA).

É normal a coluna vertebral apresentar certo grau de curvatura. No caso da escoliose, a coluna apresenta curvaturas anormais e, na EIA, a curvatura se apresenta superior a 10 graus. A deformidade pode afetar o alinhamento do corpo e o equilíbrio.

A cirurgia de correção já é consolidada na ortopedia. Mas, de acordo com o ortopedista Dr. Francisco Caldeira, o diferencial do procedimento realizado no HGU contou com um aprimoramento na técnica cirúrgica, com a utilização de implante que permite a correção da deformidade sem necessidade de imobilização pós-cirúrgica no                                                                                                   paciente. [Leia mais]

 

 

Unimed Londrina seleciona novas integrantes para o Comitê das

Secretárias

Há três anos a Unimed Londrina instituiu o Comitê das Secretárias. A iniciativa consiste na formação de um grupo de secretárias de médicos cooperados que se reúnem periodicamente para contribuírem com a melhoria dos processos internos da cooperativa. Parte do grupo é renovada a cada ano e, desta vez, haverá renovação de todos os membros.

Além de participarem de encontros bimestrais no período noturno na sede da Unimed Londrina, as novas integrantes do Comitê serão envolvidas na elaboração de projetos para as secretárias. Elas também receberão orientações a respeito de temas relacionados à profissão, como: postura, imagem pessoal, entre outros. [Leia mais]

 

 

Fundador do mahamudra no Brasil participa da corrida virtual da

Unimed Londrina e detalha como é seu treino

Manter a saúde em dia em plena pandemia não vem sendo tarefa fácil. Mas com o propósito de promover a saúde e a qualidade de vida neste momento e ainda encontrar alternativas adequadas, a Unimed Londrina realiza neste fim de semana a corrida virtual Unimed Inspira 50 anos. Uma das categorias do evento é a prova de 50 km. Esse número pode assustar, mas tem um participante que está se preparando para o desafio e ainda convidou outras três pessoas a fazerem o mesmo.

O educador físico Bruno Peloy está há um mês treinando para correr os 50 km. Peloy é fundador do Mahamudra no Brasil e em Londrina, método que busca autossuficiência, qualidade de vida e paz de espírito, além de alta performance esportiva. Por meio da modalidade, o profissional vem desenvolvendo exercícios que irão auxiliar ele e seus alunos na prova. “Aceitei o desafio dos 50 km justamente porque a Unimed está fazendo 50 anos. Então, eu acho que é um respeito pela cidade, pela empresa e também uma maneira de dar um estímulo aos alunos”, justifica o educador físico. [Leia mais]

 

 

Grupo de Tabagismo da Unimed Londrina alcança índice de

efetividade de 49% entre os participantes

O Programa de Cessação ao Tabagismo – Grupo de Tabagismo da Unimed Londrina conseguiu que 49% dos 166 participantes que aderiram ao tratamento em 2019 abandonassem o tabaco. O resultado é considerado alto quando comparado com outras instituições que mantém programas similares e com os resultados do tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo realizado pela Unimed Saúde, serviço da Unimed Londrina que mantém o Grupo de Tabagismo, acompanhou os participantes que ingressaram no programa durante o ano de 2019 e concluíram o programa após 12 meses.

“O resultado alcançado entre os clientes que ingressaram no programa naquele ano foi muito positivo, pois além de ter ficado acima de outras instituições que também oferecem o tratamento, ocorreu durante um período de pandemia, quando muitos fumantes aumentaram o consumo de cigarros”, comenta Rodrigo Gomes da Silva, analista administrativo da equipe da Unimed Saúde. [Leia mais]

 

 

Unimed Cascavel faz palestra sobre saúde mental para

colaboradores de empresas clientes

A preocupação e o cuidado que você tem com o seu corpo são os mesmos que direcionam a sua mente? A resposta sincera para essa pergunta pode revelar o quanto é preciso aumentar a conscientização sobre a saúde mental, tema da palestra oferecida no dia 14 de maio, no Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel, a colaboradores da empresa Blokton, que é uma das participantes do projeto Saúde Corporativa.

As orientações, que também já foram dadas a outras empresas ao longo deste ano, são conduzidas pela psicóloga Ariella Sousa, da Unimed Cascavel. “A gente quer reforçar que as pessoas são seres integrais, ou seja, ninguém é só profissional ou só pessoal. Por isso, é preciso olhar-se como um todo, pois a falta de cuidado com a saúde mental se reflete em todas as relações e até mesmo na saúde física”, destaca a psicóloga. [Leia mais]

 

 
 

CÓDIGO DE CONDUTA

PAPO SUSTENTÁVEL

A Verdade, a Mentira,
o Fogo e a Água

Há muito tempo, a Verdade, a Mentira,
o Fogo e a Água estavam viajando

e chegaram a um rebanho de gado...

 [Leia mais]

 

Funerais sustentáveis:
consciência além da vida

Iniciativas buscam deixar uma
"herança corpórea" mais amigável
para o meio ambiente

 [Leia mais]

 

VIVER BEM

VÍDEO

Queimaduras: como prevenir
e aliviar

Tão importante no combate à
Covid-19, o álcool 70% pode causar 
queimaduras. Saiba como se proteger

[Leia mais]

 

  

Quer começar a correr? Confira
dicas para a prática

Nesta Conversa Ampla, o professor
Marcus Góes orienta quem deseja
dar início a essa prática esportiva

[Assista]

 

REVISTA AMPLA

SAÚDE DEBATE

Dicas de saúde: criança precisa
mesmo dormir cedo? 

A médica pediatra Andressa Romão,
cooperada da Unimed Oeste do PR,
afirma que sim!

 [Leia mais em Revista Ampla]

 

Mesmo com a pandemia, aumenta
o número de beneficiários de
planos de saúde

Dados da ANS mostram que o total
de usuários é o maior dos últimos 5 anos

[Leia mais em Saúde Debate]

 

 

Confira também o artigo da fonoaudióloga Cida Stier, mestre em Distúrbios da Comunicação e doutora em Administração em Neuromarketing: 

5 formas de dar um bom feedback (positivo ou negativo)