Voltar

Assessoria Regulamentar lança o serviço Qualicad

Assessoria Regulamentar lança o serviço Qualicad

Assessoria Regulamentar lança o serviço Qualicad

18 Fevereiro 2021

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de qualificação e equiparação do cadastro de beneficiários das operadoras, a área da Assessoria Regulamentar da Unimed Paraná passa a oferecer um novo serviço às Singulares: a Central Estadual de Qualificação Cadastral de Beneficiários – Qualicad.  O serviço, realizado em parceria com a empresa Exeplan – Consultoria e Sistema, compreende o acesso à ferramenta Sistema de Informações Regulatórias (SIR) em Saúde Suplementar e à consultoria técnica especializada.

É a partir do cadastro de beneficiários que são extraídos insumos fundamentais para a eficiência de diversos processos internos, tais como financeiro, atendimento, gestão de vendas, inteligência da informação e planejamento estratégico.  Quando bem constituído, o cadastro de beneficiários serve como um importante instrumento de gestão para o sucesso de uma cooperativa, e é com esse objetivo que o novo serviço é ofertado às Singulares Paranaenses por meio da Federação.

Como funciona

O Qualicad utiliza como material as informações fornecidas mensalmente pelas operadoras adeptas, por meio do envio de arquivos na ferramenta SIR-SIB, como os dados de beneficiários extraídos do sistema de gestão da operadora e os dados disponibilizados pela ANS, com base nas informações fornecidas pelas operadoras ao Órgão Regulador, no que diz respeito ao Sistema de Informações de Beneficiários e ao Sistema de Registro de Produtos.

A “carga” mensal de tais informações no sistema viabiliza a emissão de relatórios diagnósticos nas visões da ANS e da operadora, possibilitando a identificação de informações em desacordo com a regulamentação em vigor que, desta forma, requerem ajustes e correções para fins de qualificação do cadastro de beneficiários da operadora.

A partir dessas informações previamente cedidas pelas operadoras, são estabelecidos planos de ação com o objetivo de corrigir as possíveis falhas identificadas. Esses planos, por usa vez, são elaborados em conjunto pela Exeplan – Consultoria e Sistemas, a área da Assessoria Regulamentar da Unimed Paraná e a Singular participante, alinhando as ações a serem realizadas.

Além disso, o serviço possui, ainda, uma consultoria especializada em Sistema de Informações de Beneficiários, fornecida de forma continuada e sem limitação de quantidade.

Benefícios

Nessa etapa de implementação e lançamento, o objetivo é que as Singulares possam visualizar com mais facilidade as divergências entre os dados gerenciais e o SIB/ANS e, a partir disso, reduzi-las. O objetivo é alcançar, por meio do serviço, o maior nível possível de envio efetivo de dados obrigatórios de forma consistente e confiável, permitindo uma manutenção dos resultados atingidos a médio e longo prazo.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Paraná