A Unimed e o cooperativismo

Introdução

O cooperativismo é um modelo socioeconômico baseado na união de pessoas e se destaca pela atuação em favor do desenvolvimento econômico, do bem-estar social, da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade. 

As cooperativas reúnem pessoas donas de seus próprios negócios, auxiliando-as a tornar seus sonhos realidade. As sobras (sim! No cooperativismo não se fala em lucros!) são reinvestidas na cooperativa ou retornadas a seus membros.

Para exemplificar o tema de forma simples e demonstrar o seu importante papel na sociedade, convidamos você a conhecer melhor o cooperativismo.

Confira!

 

 

 

Você sabe o que é o cooperativismo?

  • fundo cinza

    Quando várias pessoas se juntam em busca de um bem comum,

    com foco no equilíbrio e promoção de melhores oportunidades a todos, isso é cooperativismo.

  • fundo cinza

    Simplificando, podemos defini-lo como um modelo de negócio

    no qual se trabalha de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros, os chamados cooperados.

 

A Unimed e o cooperativismo

Como o cooperativismo contribui para melhorar a sociedade? 

 

O cooperativismo é um modelo socioeconômico atual, pois incentiva a economia colaborativa, com compromisso público em favor do desenvolvimento econômico, do bem-estar social e do respeito ao meio ambiente. É graças a práticas como justiça, igualdade, ajuda mútua e autossustentabilidade que o Sistema Cooperativo tem sido capaz de gerar crescimento sustentável e criar milhões de empregos. O Monitor Mundial de Cooperativas 2017, da Aliança Internacional das Cooperativas (ACI), aponta que 

 

 

O mesmo estudo destaca que o Sistema Cooperativo emprega

 

 

Por fim, a cooperativa é uma forma moderna e segura de empreendedorismo, no qual tanto perdas quanto ganhos são divididos igualmente entre os associados, reduzindo os riscos de instabilidade no sistema econômico global.

 

 

  • Download cartilha
    
 
 
  • img vc sabe o que e?