O que é o PGCC?

O Programa de Gerenciamento de Casos Complexos –  PGCC visa acompanhar os beneficiários da Unimed Caruaru com perfil de caso complexo – critérios de elegibilidade descritos abaixo, sem nenhum custo financeiro adicional. A equipe de saúde tem a incumbência de coordenar a atenção à saúde, determinar o nível adequado da prestação dos serviços e de verificar o cumprimento do plano de tratamento pelo beneficiário.

Este serviço não tem cobertura obrigatória pelo rol de procedimentos da ANS, nem contratual, conforme preceitua o art. 10 da Lei 9656/98 e não substitui a necessidade de acompanhamento do médico assistente. Fica assegurado, também, o direito da Unimed Caruaru em encerrar o programa quando achar necessário, sem nenhum ônus à cooperativa.


Por que aderir ao PGCC?

Através da assistência a pacientes com perfil de elegibilidade, o programa tem como propósito por meio da equipe multidisciplinar, educar e auxiliar o paciente e seu familiar/cuidador no tratamento da enfermidade, levando à redução de atendimentos emergenciais e internações hospitalares, custos assistenciais, melhora da qualidade de vida dos beneficiários, além de estabelecer vínculo entre equipe e o paciente e seu familiar/cuidador visando atendimento mais efetivo e humanizado.

Como funciona o PGCC?

 

O PGCC busca ofertar uma melhor alternativa assistencial, prezando pela humanização do cuidado e assegurando-se sobre a qualidade e efetividade dos serviços que estão sendo prestados aos casos.


Tudo isso através de telemonitoramento e/ou visita domiciliar da equipe multidisciplinar:

a)Mensalmente, por meio de contato telefônico e/ou visita domiciliar, um profissional da equipe irá checar informações de saúde, principais dificuldades e necessidades do beneficiário, intercorrências, estabelecendo com isso orientações e novas metas de controle de acordo com o protocolo referente à patologia instalada, considerando o perfil e a individualidade do cliente;


b) Estas orientações/evoluções, ações realizadas e as informações sobre seu estado de saúde serão registradas no prontuário de cada cliente, possibilitando que o Viver Bem acompanhe e comprove a periodicidade da assistência prestada a cada cliente, bem como a data do agendamento do próximo contato.



O que é preciso para participar do PGCC?
 

Critérios de Inclusão

São elegíveis para o PGCC os clientes titulares e dependentes que contemplarem todas as seguintes condições:

• Disponibilidade de vaga no programa.
• Ser beneficiário da Unimed Caruaru.
• Está adimplente com as mensalidades do plano.
• Residir na área de abrangência do programa - Caruaru.
• Ter registro dos procedimentos (sob avaliação e decisão da equipe da saúde do programa), nos últimos 6 meses:
- Traqueostomia
- Urostomia
- Ostomia digestiva
- Terapia renal dialítica
- Quimioterapia
- Radioterapia.

- Gastrostomia

• Ter registros dos diagnósticos:
- Demência
- Síndrome imobilidade
- Parkinsonismo
- Paralisias cerebrais
- Doenças degenerativas neuromusculares em estado avançado (dependência)
- Neoplasias – últimos 6 meses sob avaliação do quadro clínico e perfil de utilização.

• Responder ao Questionário de Avaliação Inicial do PGCC (instrumento QAI/PGCC) que é aplicado por profissional da equipe no primeiro contato com o beneficiário.
• Responder ao teste de rastreio cognitivo quando o beneficiário apresentar condição para isso.
• Consentimento/adesão do beneficiário ou de seu responsável ao programa e de nele permanecer desde que atenda aos pré-requisitos anteriormente citados.

 

Critérios de Alta e Reinclusão:

Os processos de alta e reinclusão no PGCC serão estabelecidos mediante análise da equipe de saúde do Viver Bem que acompanha o beneficiário. Terá como parâmetro os objetivos e critérios de inclusão do Programa e fará essa avaliação de maneira individualizada, ou seja, caso a caso.

 

Critérios de Desligamento:

• Desistência do beneficiário/responsável em participar do Programa (fica assegurado o direito do beneficiário elegível de recusar-se a participar do programa a qualquer momento*);
• Exclusão do plano de saúde Unimed Caruaru ou inadimplência;
• Quando não houver participação efetiva do beneficiário no programa;
• Beneficiário ou membro do núcleo familiar que adotar postura e comportamento inadequados com a equipe do programa;
• O não cumprimento das orientações e condições estabelecidas no Termo de Aceite da Participação no Programa que deve ser assinado pelo beneficiário ou responsável na adesão.

*O cliente pode solicitar seu desligamento a qualquer momento que julgue oportuno, sem nenhuma penalidade, entrando em contato com o setor do Viver Bem da Unimed Caruaru para assinar o Termo de Desligamento do Programa.

 

Quero participar. E agora?

Se você tem o perfil ou quer indicar alguém que tenha para participar do Programa, clique aqui ou entre em contato com o setor do Viver Bem através dos telefones (81) 2103-5099 / (81) 99238-7719 (WhatsApp) ou do e-mail: medicinapreventiva@unimedcaruaru.com.br.