Voltar

Dia do Homem: Médico alerta para os cuidados da saúde do homem

Dia do Homem: Médico alerta para os cuidados da saúde do homem

Dia do Homem: Médico alerta para os cuidados da saúde do homem

O Dia dos Homens é comemorado no dia 15 de julho no Brasil. E o objetivo é conscientizar a população masculina para os cuidados com a saúde.

Dr. José Ronaldo, médico urologista, cooperado Unimed Caruaru, falou sobre a importância da data, durante entrevista para a TV Jornal-SBT.

O Urologista explicou que, nunca é tarde para procurar ajuda e fazer o checkup. Aos homens que não costumam ir aos consultórios com frequência, o conselho é reprogramar a rotina e colocar nela, pelo menos, uma consulta por ano. 

“O homem deveria procurar o urologista, assim como a mulher procura o ginecologista. Existem muitos relatos no consultório de homens que na terceira idade é que realizaram uma consulta. O alerta é que existem doenças que se apresentam nas fases de cada homem. Algumas aparecem quando criança e precisam ser investigadas o quanto antes. Mas a medicina preventiva também precisa ser acionada. Quando o homem vai iniciar a vida sexualmente ativa precisa de cuidados médicos. Na infância, adolescência e vida adulta existem várias doenças que podem comprometer a saúde do homem, muitas delas silenciosas”, explicou o médico. 

Segundo dr. José Ronaldo, “As crianças podem ter fimose, criptorquidia - que é o testículo fora do lugar, que se não for tratado pode causar grandes problemas na adolescência, como infertilidade. 
Já a partir dos 40 anos caem as taxas hormonais, cerca de 1% ao ano.  A próstata também começa aumentar de tamanho. Tem não só a questão do câncer de próstata, mas o aumento do benigno. 
Por volta dos 50 anos, o homem tem uma doença chamada deficiência androgênica do envelhecimento masculino que se chama DAEM, que é equivalente a menopausa, mas no caso é a andropausa. Ela é tão maléfica  como a que acontece na mulher e pode causar infarto e doença cérebro vascular. O homem mais depressivo geralmente tem o DAEM”.