Voltar

Unimed Caruaru desmonta tenda COVID

Unimed Caruaru desmonta tenda COVID

Unimed Caruaru desmonta tenda COVID

15 Outubro 2021

O Hospital Unimed Caruaru desmontou a tenda de atendimento da Unidade de Gripe, no último dia 07 de outubro. A estrutura atendia com exclusividade, segurança e celeridade os casos suspeitos de covid. O desmonte marca uma nova história com base nos indicadores de redução de internamentos do coronavírus. Do início da pandemia (Março de 2020) até 30/09/ 21 o balanço é de 6.251 vidas salvas, um dos melhores índices das Unimeds do Brasil.

No total foram:

31.869 atendimentos;

1.289 Internados Enfermaria;

384 Internados UTI.

Dra. Roberta Trigueiro, Diretora de Recursos Próprios, ressaltou a importância da tenda para a assistência no pico da pandemia.

“A tenda reflete nosso cuidado com o paciente que garantiu um espaço que foi capaz de atender quase 32 mil pessoas, no total. No pico da pandemia chegamos a receber 200 pacientes por dia. Se não tivéssemos essa tenda, não sabemos como seria possível. Com a redução de casos, não é mais necessário manter a estrutura, mas vamos manter ainda um espaço isolado para os atendimentos covid”, esclarece.

A Unidade de Gripe foi montada com rígidos protocolos de segurança e muita esperança, como relembra Dr. André Muniz, atual Diretor de Comércio e Mercado, na época, Diretor de Recursos Próprios, responsável pelo Hospital.

“A decisão de criar a Unidade de Gripe, com estrutura externa e com fluxo totalmente diferente para os pacientes acometidos pela covid, trouxe mais segurança para os nossos clientes, para os profissionais envolvidos no atendimento, contando com protocolo clínico definido e implantado dentro do sistema MV, com todo o fluxo desenhado para agilidade e presteza no atendimento. Com isso foi possível alcançar resultados clínicos e de qualidade atendimento extremamente louváveis que deixam o Hospital Unimed Caruaru como referência dentro do interior do Estado de Pernambuco para atendimento a covid e a demais situações adversas. Muitas vidas foram salvas, algumas batalhas foram perdidas, mas o saldo é muito positivo e nos enche de orgulho ter feito parte desse processo na gestão da Unimed Caruaru”, relata.

A Unimed Caruaru segue monitorando os indicadores diariamente e está confiante que a nova fase será um cenário de mais tranquilidade em relação à pandemia. O Hospital Unimed ampliou recentemente a UTI Geral para 20 leitos, 6 deles reversíveis para o tratamento da covid, caso haja necessidade.

No desmonte, os diretores e cooperados se reuniram para uma oração de agradecimento e preces de dias melhores para toda a humanidade. Dr. Pedro Melo, presidente da Unimed Caruaru, reforçou que chegou um novo ciclo.

“Graças a queda desses atendimentos e ao número de pessoas vacinadas, nós temos o prazer de desmontar essa tenda que se transforma hoje em um ato que simboliza esperança, de vida, da luta contra esse vírus que dizimou parte da população e que hoje, graças a Deus, a gente pode dizer que, mesmo sem ainda ter findo a pandemia, houve o fim de um ciclo”, comemorou Dr. Pedro Melo.

 A equipe continua de prontidão para receber os pacientes com toda expertise e celeridade pertinentes aos profissionais que lutaram contra a covid e cuidaram tão bem de cada um dos pacientes.