Voltar

Cuidados com fogueiras de São João

Cuidados com fogueiras de São João

Cuidados com fogueiras de São João

27 Junho 2019

 

Com o mês de junho vem o São João e também o período de fogueiras. Você sabia que a fumaça das fogueiras pode causar doenças? Durante este período, é bom ficar alerta e tomar alguns cuidados, principalmente com crianças e idosos ou pessoas alérgicas.

A tradicional fogueira junina pode se tornar vilã para quem sofre de alergias respiratórias como bronquite e asma. Crianças que possuem alergias não devem brincar próximas a fogueiras ou serem expostas à fumaça. Mas se isso acontecer, o que fazer? No caso de contato com fumaça, os pais devem fazer nebulização com soro fisiológico e em casos graves procurar um serviço de saúde. Outra orientação preventiva é fazer higiene nasal da criança com soro fisiológico e até mesmo lavar o rosto ou tomar um banho logo após o contato com a fumaça.

Outro cuidado com as fogueiras são as queimaduras. Os atendimentos a pessoas que sofrem queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar nessa época por conta da imprudência no uso de materiais inflamáveis e explosivos como os fogos de artifício.

Não deixe produtos inflamáveis próximos de fogueiras e tenha cuidado ao soltar fogos de artifício, lembre-se que esses materiais, quando usados incorretamente, podem causar acidentes com perdas irreparáveis.

Aproveite as festas juninas com responsabilidade.