Voltar

Câncer de próstata e a importância da prevenção

26 Novembro 2018

A prevenção é o primeiro passo para a cura de diversas doenças, inclusive do câncer de próstata. Neste mês de novembro, levanta-se a bandeira da campanha contra o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Estima-se que a maior expectativa de vida apresentada pelas mulheres, esteja relacionada ao seu "comportamento preventivo", tendo em vista que buscam acompanhamento médico rotineiro com mais frequência. Esse padrão deve estender-se ao comportamento dos homens, pois exames de sangue e avaliação clínica poderão revelar precocemente a existência de anormalidades na próstata, possibilitando o imediato tratamento.

Os bons hábitos e cuidados diários são de extrema importância na prevenção do câncer de próstata. Mas, vale lembrar que um estilo de vida saudável não se define apenas pelo consumo de bons alimentos, mas também: controle do peso, exercícios regulares e o não uso de substâncias nocivas ao organismo, como álcool e tabaco.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a idade para realização do exame da próstata é de 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros, e 50 anos para os demais. O câncer de próstata tem cura quando detectado precocemente. Prevenir é o melhor caminho. Esse é o plano.