Voltar

Cuidados com a pele durante o verão

Cuidados com a pele durante o verão

Filtro solar, roupas e acessórios que ajudem na proteção contra o sol, são fundamentais

Cuidados com a pele durante o verão

Filtro solar, roupas e acessórios que ajudem na proteção contra o sol, são fundamentais

10 Janeiro 2019

 

    Estamos na estação do ano mais quente e esperada por quem adora uma boa praia e atividades ao ar livre. Mas não podemos esquecer que, durante esta época, a radiação solar incide com mais intensidade e aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas relacionados à pele. Para aproveitar ao máximo o verão de forma saudável, alguns cuidados são necessários.

   Um aliado importantíssimo, não só nessa estação, mas durante todo o ano, é o filtro solar. O uso deve ser diário e intensificado quando a pessoa estiver exposta ao sol por um longo período: praia, piscina e atividades de lazer ao ar livre. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou acima deste número são os mais recomendados. A aplicação do protetor solar deve ser realizada cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição e ser renovada sempre que necessário.

   Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. O hábito de usar o protetor solar diariamente deve vir desde a infância.

  As pessoas de pele negra possuem uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.