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Os benefícios de uma boa alimentação

Os benefícios de uma boa alimentação

Os benefícios de uma boa alimentação

16 Julho 2019

 

A alimentação saudável é uma grande aliada na conquista de mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. O que você come influencia diretamente na sua saúde, reflete em sua imunidade e diminui as chances de ficar doente.

O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes.

A alimentação balanceada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais, ou seja, que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento normais, nos casos de crianças e adolescentes. Assim, considera-se que alguns alimentos ou seus substitutos são elementos fundamentais para prover esses resultados. Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes.

Além de uma boa alimentação, manter um estilo de vida saudável e praticar exercícios físicos, trazem inúmeros benefícios para a saúde.

 

Como escolher os alimentos corretamente:

- Opte mais pelos alimentos que a natureza produz. Evite o excesso de industrializados e principalmente evite os ultraprocessados. Descasque mais e desembale menos.

- Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.

- Evite temperos industrializados. Use e abuse dos sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. Todos têm poder antioxidante e anti-inflamatório tão necessários ao organismo.

- Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia e os consuma com casca e bagaço quando possível para aproveitar melhor todos os seus elementos. As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.

- Opte por carnes magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas.

- Evite o excesso de massas, doces e açúcar.

- Hidrate-se. Beba água ao longo do dia.

- Evite fazer dietas da moda.

- Experimente novos sabores, cozinhe com afeto e coma com prazer e moderação.