Voltar

Saiba como evitar doenças respiratórias

Saiba como evitar doenças respiratórias

Saiba como evitar doenças respiratórias

4 Abril 2019

As doenças respiratórias geralmente são provocadas por vírus e bactérias que são transmitidos de uma pessoa para a outra. Essa trasmissão acontece por meio da saliva e pelo contato das mãos com objetos que podem conter micro-organismos causadores de infecções.

Algumas das infecções respiratórias mais comuns são  os resfriados e as gripes que afetam, principalmente, crianças e idosos, por terem o sistema imunilógico mais fragilizado. 

Não é só no inverno que essas doenças aparecem, elas podem surgir em qualquer época do ano. Por isso, vamos deixar algumas dicas importantes para previnir as infecções respiratórias:

1- Lavar bem as mãos

Uma das principais formas de prevenção é lavar as mãos ou usar álcool em gel regularmente, especialmente quando se frequenta locais públicos, ou ao tocar maçanetas, telefones, corrimãos ou ao usar transportes públicos, por exemplo.

2- Evitar aglomerações e locais fechados

Frequentar ambientes com muitas pessoas, especialmente se for um local sem muita circulação de ar, torna mais fácil contrair infecções respiratórias. Por isso, mantenha o ambiente arejado, ventilado e iluminado, de forma a reduzir o acúmulo de micro-organismos.

3- Manter-se hidratado

Manter o organismo hidratado e com uma alimentação balanceada e equilibrada evita quedas da imunidade que podem facilitar uma infecção. Tome bastante água e adote uma dieta rica em vegetais.

4- Tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe pode proteger contra vírus do tipo Influenza, que provocam gripe e podem causar pneumonia, como é o caso de H1N1. Deve-se lembrar que a vacina protege apenas dos vírus programados na fórmula da vacina, que são, geralmente, os mais infectantes e perigosos daquele período. Assim, ela não protege de outros vírus e, por isso, algumas pessoas podem ficar resfriadas mesmo que tenham tomado a vacina.