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Consulte nossa seção de dúvidas frequentes e encontre tudo o que você precisa para tirar as suas dúvidas.

*Essas informações são válidas para beneficiários da Unimed Cascavel (0158).

Meu plano:

Qual é o plano que adquiri?
       
Quanto ao tipo de contratação
a) Individual ou Familiar - Permite livre adesão de beneficiários, com ou sem grupo familiar.
b) Coletivo Empresarial - Permite adesão da população que é vinculada à pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária (servidores públicos no regime da Lei 8.112/90 e leis congêneres).
c) Coletivo por Adesão - Permite adesão da população que mantém vínculo com pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou social (a exemplo de sindicatos, associações, cooperativas e fundações).

Quanto à abrangência geográfica
a) Nacional
b) Estadual
c) Grupo de Municípios

Quanto à formação do preço
a) Pré-pagamento (pré-estabelecido) - Quando o valor da mensalidade é calculado antes da utilização da cobertura contratada.

Quanto ao fator moderador
a) Coparticipação - Quando o beneficiário paga parte da despesa assistencial diretamente à operadora, após a realização do procedimento.
b) Sem fator moderador - Quando o beneficiário não participa no pagamento de cada procedimento realizado.

Quanto à época da contratação
a) Regulamentados (contratos firmados a partir de 02/01/1999, depois da vigência da Lei 9.656/98).
b) Não-regulamentados (contratos firmados antes de 02/01/1999, antes da vigência da Lei 9.656/98).
c) Adaptados (contratos firmados antes de 02/01/1999, mas que foram editados para ajustá-los à cobertura da Lei 9.656/98 e demais normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Quanto ao padrão de acomodação
a) Enfermaria (Acomodação coletiva)
b) Apartamento (Acomodação individual)
O que é cobertura parcial temporária?
       
Conforme legislação da saúde suplementar, por dois anos (24 meses), a partir da data ingresso no plano, a operadora poderá suspender a cobertura de procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia (UTI) e procedimentos cirúrgicos relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal no formulário denominado “Declaração de Saúde”.

A relação de coberturas parciais temporárias também é disponibilizada no Canal do Beneficiário.
O que são produtos não assistenciais?
       
Os produtos não assistenciais são complementares ao seu plano de saúde e podem ser contratados a parte.
Confira a relação completa de produtos, disponível em:
https://www.unimed.coop.br/site/web/cascavel/produtos-nao-assistenciais
Quando recebo meu cartão?
       
O cartão virtual estará disponível já no início da vigência do seu plano. Faça o download do App Cliente Unimed PR e o utilize agora mesmo.
A via física do cartão será entregue em até 20 dias pelos Correios ou diretamente pela contratante.
Vale destacar que o cartão virtual e o App Cliente Unimed PR estão disponíveis para beneficiários do estado do Paraná.
Como cancelar meu plano?
       
Caso o seu plano seja de contrato individual, você pode acessar o Canal do Beneficiário
Vá ao menu lateral, em: Serviços > Solicitações > Cancelamento de contrato.
Se preferir, você pode realizar o cancelamento de seu plano pessoa física entrando em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 3220-7000 ou por e-mail: cadastroatendimento@unimedcascavel.coop.br.
Caso seu plano seja de contrato empresarial, sua solicitação de cancelamento deverá ser realizada diretamente na empresa em que trabalha. 
O que é a carência dos planos? Quando posso começar a usá-los?
       
A carência do plano de saúde é o prazo de espera necessário para realizar determinados procedimentos após a data de contratação do plano. 
Em todos os planos individuais ou familiares há incidência do período de carência. Já nos planos empresariais, essa regra pode variar de acordo com o número de beneficiários.
De forma geral, os clientes que acabam de contratar um plano de saúde Unimed Cascavel devem cumprir o prazo de carência determinado pela ANS. 

As carências serão contadas a partir da data da vigência contratual, sendo assim especificadas:
- Urgência e emergência - 24 horas após inclusão do beneficiário no contrato, observadas as limitações de cobertura quando em cumprimento de carência contratual ou cobertura parcial temporária – CPT, previstas na cláusula específica de urgência e emergência do contrato.
- Consultas médicas e exames de análises clínicas simples - 30 dias.
- Procedimentos de reabilitação de fisioterapia, sessões de acupuntura, consulta/sessões de psicologia, de psicoterapia, de terapia ocupacional, de fonoaudiologia e de nutricionista - 180 dias.
- Demais coberturas relacionadas a procedimentos clínicos e cirúrgicos, sejam em regime de internamento ou em regime ambulatorial, bem como exames e procedimentos especiais - 180 dias.
- Parto a termo, incluindo cesarianas - 300 dias.

Nos planos de segmentação REFERÊNCIA, as urgências e emergências são estabelecidas da seguinte forma:
- Urgência e emergência - 24 horas após a inclusão do beneficiário no contrato, observadas as limitações de cobertura, equivalente ao módulo ambulatorial, quando em cumprimento de cobertura parcial temporária para doenças preexistentes, previstas na cláusula específica de urgência e emergência do contrato.
O que é a coparticipação?
       
É um modelo de contratação em que o cliente paga uma mensalidade e a porcentagem sobre cada serviço utilizado.
Exemplos: consultas médicas, realização de exames, procedimentos, entre outros.
Consulte o seu contrato para saber qual o teto de coparticipação que poderá ser cobrado.

Financeiro: 

Como obter 2ª via da minha fatura?
       
Você poderá obter a 2ª via da fatura das seguintes maneiras: 
  • Portal Unimed (fale com a assistente virtual Júlia).
  • App Cliente Unimed Cascavel.
  • Portal Web Beneficiário, clique aqui.
  • Unidades de atendimento ao cliente.
  • Canal de atendimento do WhatsApp: (45) 3220-7000.
  • SAC (24 horas): 0800 041 4554.
Como faço para incluir a Fatura Digital?
       
Para solicitar o recebimento da Fatura Digital (boleto por e-mail) é simples basta acessar o Portal Web Beneficiário (www.unimedcascavel.coop.br/beneficiario). Faça o login e clique em “Cadastro Fatura Digital”.

Ou, se preferir, entre em contato conosco via telefone: 0800 041 4554 (disponível 24 horas) ou WhatsApp (45) 3220-7000.
De forma fácil e rápida, você receberá o documento mensal em seu e-mail!
Como faço para incluir minha fatura em débito automático?
       
Para inclusão de pagamento da fatura por meio de débito automático em sua conta corrente é necessário entrar em contato com a Unimed Cascavel via WhatsApp ou ligação telefônica: (45) 3220-7000 e 0800 041 4554.
Será fornecido o código de identificação de seu contrato para que seja cadastrado em uma das instituições bancárias conveniadas* à Cooperativa. 

*Instituições conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicoob, Sicredi e Itaú.
Como realizar solicitação de reembolso?
       
A solicitação de reembolso é feita pelo site: https://www.unimed.coop.br/site/web/cascavel/reembolso.
Nos moldes previstos em contrato, o prazo para pagamento é de até trinta (30) dias após entrega à operadora da documentação adequada.
É garantido ao beneficiário o reembolso das despesas com assistência à saúde em casos de urgência ou emergência, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados da operadora de acordo com a relação de preços de serviços médicos e hospitalares praticados pelo plano de saúde.

Lembre-se: Seu processo de reembolso somente será avaliado se, mediante dificuldade de agendamento direto pelo guia médico da rede credenciada da Unimed, você tenha contatado previamente a Central de Agendamentos pelos canais: (45) 3220-7066 ou SAC: 0800 041 4554 (disponível 24 horas).
Demonstrativo de Imposto de Renda
       
Para baixar o demonstrativo para Imposto de Renda de pessoa física, acesse o Canal do Beneficiário (www.unimedcascavel.coop.br/beneficiario), faça login e clique em “Demonstrativo para Imposto de Renda”. É importante destacar que a Unimed Cascavel envia o demonstrativo em seu e-mail. Por isso, lembre-se de manter seu cadastro sempre atualizado.

Você também pode acessar seu demonstrativo pelo App Unimed Cliente PR. Faça o download em sua loja de aplicativos e tenha acesso a essa novidade.
Acesse a opção: Financeiro > Demonstrativo Financeiro IR > selecionar o Ano base > selecionar baixar ou enviar por e-mail.

Caso seu plano seja jurídico, informamos que o responsável por disponibilizar o demonstrativo para declaração de Imposto de Renda é a própria empresa contratante. Assim, o ideal é que você solicite ao setor de Recursos Humanos da empresa onde atua.
Como são definidos os valores das mensalidades?
       
Para definir preços, a Unimed Cascavel considera os parâmetros da ANS e a lei e a responsabilidade econômica. 
Como é feito o reajuste no valor dos planos e quando ele ocorre?
       
O reajuste é a atualização do valor da mensalidade e coparticipações baseado na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares. O objetivo dessa atualização é manter a prestação do serviço contratado. 

Para planos de pessoa física assinados a partir de 1º de janeiro de 1999, o reajuste é a atualização do valor da mensalidade e coparticipações, com base na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares. O objetivo dessa atualização é manter a prestação do serviço contratado. 
Os contratos dos planos individuais, empresariais e coletivos são reajustados anualmente nas datas de aniversário do contrato. Os beneficiários ainda podem ter o valor de mensalidade alterado se houver mudança de faixa etária. 
O ajuste é realizado conforme regulamentação da ANS e definição em contrato ou aditivo contratual.  

Para planos de pessoa física assinados antes de 31/12/2000 (não regulamentados), o reajuste é baseado na variação dos últimos 12 meses, do índice do Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM), conforme cláusula em dispositivo, publicada por órgão oficial até a data da emissão do documento de cobrança mensal (boleto).

Para plano de pessoa jurídica com menos de 30 vidas: O reajuste anual é definido pelo Pool de Risco.

Para plano de pessoa jurídica com mais de 30 vidas: O reajuste anual é definido por meio da livre negociação entre as partes (Unimed Cascavel e empresa contratante).
O que é o reajuste por faixa etária?
       
Como o nome pressupõe, o reajuste é uma variação da mensalidade por alteração da idade do beneficiário. Somente pode ser aplicada nas faixas autorizadas. É prevista porque, em geral, por questões naturais, quanto mais avança a idade da pessoa, mais necessários se tornam os cuidados com a saúde e mais frequente é a utilização de serviços dessa natureza.

Cadastro: 

Como faço para atualizar meus dados cadastrais?
       
A atualização cadastral pode ser solicitada em uma de nossas unidades de atendimento ao cliente, pelo App Cliente Unimed PR ou pelo Portal do Beneficiário.
Você também pode atualizar seu cadastro pelos telefones: 
  • SAC: 0800 041 4554 (disponível 24 horas);
  • WhatsApp: (45) 3220-7000.

Rede de atendimento: 

Como encontrar um médico ou estabelecimento que atende meu plano?
       
Para consultar a rede de profissionais e estabelecimentos credenciados para atendimento de clientes da Unimed Cascavel, acesse o Guia Médico: www.unimedcascavel.coop.br/guiamedico.
Outra opção é fazer o download do aplicativo "Unimed Cliente PR" no seu celular. Você poderá ter esta e outras informações da Cooperativa. Caso necessário, utilize a Central de Agendamentos: (45) 3220-7066.
Você também pode consultar a rede de atendimento pelo telefone: 
  • SAC: 0800 041 4554 (disponível 24 horas).
O que posso fazer em caso de dificuldade no agendamento de consultas?
       
Prezamos pela agilidade e sua satisfação.
Por meio da Central de Agendamentos, colocamos à sua disposição a garantia de atendimento nos prazos previstos pela RN nº 566/21 (CLIQUE AQUI e saiba mais).
Entre em contato conosco pelo telefone (45) 3220-7066 ou WhatsApp (45) 3220-7000.
Você também pode consultar a rede de atendimento pelo telefone: 
  • SAC: 0800 041 4554 (disponível 24 horas).
Encontraremos um médico da especialidade que você deseja!

Conheça a Clínica da Unimed:  

O que é a Clínica da Unimed Cascavel?
       
A Unimed Cascavel tem unidades de atendimento próprias para oferecer a Atenção Personalizada que os clientes merecem. A Clínica da Unimed em Cascavel possui atendimento de médicos da família, além de equipe multiprofissional e atendimento de consultas eletivas e de demanda.
Clique aqui e consulte o endereço e telefone da Clínica da Unimed.
A Clínica da Unimed Cascavel é pronto atendimento?
       
Não.
Portanto, em casos de emergência você deve procurar o hospital mais próximo.
Como agendar uma consulta na Clínica da Unimed Cascavel?
       
As consultas eletivas ou sob demanda podem ser agendadas pelo site ou telefone/WhatsApp: (45) 3038-8989.
Assistência farmacêutica
       
A eficácia de vários tratamentos médicos depende do uso de medicação.
Saiba como utilizar corretamente os medicamentos e conheça os riscos da automedicação para a saúde.
Clique aqui e confira nossas orientações farmacêuticas.

Espaço Viver Bem: 

O que é o Espaço Viver Bem?
       
O Espaço Viver Bem (EVB) conta com equipe multiprofissional composta por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas.
Clique aqui e conheça mais sobre o EVB.
Quais os serviços disponíveis no Espaço Viver Bem?
       

Funcionam no EVB os programas de Medicina Preventiva (Cegonha, Na Medida, Na Medida Kids, Antitabagismo e Idoso Bem Cuidado) e o Programa Abraçar, destinado ao cuidado da criança autista.

Como agendar um horário com os profissionais do Espaço Viver Bem?
       

Para agendar um horário com um dos profissionais da equipe multi do EVB, ligue ou envie uma mensagem para o telefone: (45) 3039-9100.

Canais de atendimento:

Quais são os canais de atendimento?
       
Atendimento presencial:
  • Rua Barão do Cerro Azul, 594 – Centro.
    • Horário de expediente: 07h45 às 17h45.
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): Ouvidoria: Canal de Denúncias:
Qual a diferença entre os canais de atendimento?
       
A Unimed Cascavel tem vários canais de atendimento disponíveis para os clientes.
Para dúvidas gerais, elogios e/ou reclamações, contate nosso atendimento do SAC, em primeira instância pelo telefone/WhatsApp: 0800 041 4554 (disponível 24 horas), e-mail: faleconosco@unimedcascavel.coop.br ou ligações e WhatsApp: (45) 3220-7000.
Para reanálise de solicitações assistenciais após a resposta final ou mediante insatisfação junto ao atendimento do SAC, contate nossa Ouvidoria (segunda instância) pelo telefone ou WhatsApp (45) 3220-7173.
Como entrar em contato com a Ouvidoria?
       
A Ouvidoria da Unimed Cascavel é um canal de atendimento que está à disposição dos clientes.
Para saber mais, clique aqui e contate nossa equipe.
O que é o Canal de Denúncias?
       
O Canal de Denúncias é um meio seguro de registrar denúncias sobre fraudes, irregularidades e/ou violação do Código de Conduta, das Políticas Institucionais, bem como de quaisquer informações acerca de eventual descumprimento de dispositivos regulatórios e legais aplicáveis.
O canal está disponível para todos os públicos (beneficiários, colaboradores, cooperados, fornecedores, prestadores de serviços, entre outros) por meio de contato via e-mail, telefone 0800 exclusivo e link no site.

Clique aqui e acesse o Canal de Denúncias.
Como realizar a liberação de guias?
       
Além da modalidade de liberação de guias de modo presencial na Sede Administrativa da Cooperativa, para a sua comodidade a Cooperativa conta com canais eletrônicos disponíveis, confira:
 
  • APP Unimed Cliente PR: disponível para Android e IOS, exclusivo para o estado do Paraná.
Acesse o aplicativo, clique na seguinte ordem: Liberação de guias > Solicitar nova liberação > Selecionar para quem é a liberação > Preencher as informações solicitadas > Adicionar fotos da guia e laudos de exames (se houver) > Enviar.
 
  • WhatsApp: (45) 3220-7000
Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp e selecione a opção “Liberação de guias por foto”. Em seguida, responda as informações solicitadas pela atendente virtual e adicione a foto da guia.

Por meio desses canais você pode liberar exames, procedimentos e cirurgias.

Se seu plano for empresarial Personal ou Essencial, além da modalidade de liberação de guias de modo presencial na Clínica da Unimed (localizada no Centro de Atenção à Saúde – CAS), a Cooperativa disponibiliza o WhatsApp: (45) 3038-8989.

Vantagens em ser cliente Unimed Cascavel:

Como aproveitar os descontos do Clube de Benefícios Cuidar Bem?
       
Com o Clube de Benefícios Cuidar Bem os clientes da Unimed Cascavel podem aproveitar os descontos exclusivos em diversos parceiros que estimulam a mudança de hábitos, contribuindo para um dia a dia mais saudável.
Para isso, basta apresentar seu cartão Unimed (físico ou digital).
Clique aqui e conheça os parceiros do clube.
Como participar dos programas de Medicina Preventiva?
       
Os programas de Medicina Preventiva são benefícios sem custo adicional ofertados a clientes Unimed Cascavel (0158).
Para inscrever-se nos programas, ligue ou chame no WhatsApp pelo número (45) 3038-8989.
Se preferir, preencha o formulário em nosso site: www.unimedcascavel.coop.br/prevencao.

Aplicativo Unimed Cliente PR:

Quais funcionalidades eu tenho acesso no app?
       
Cartão virtual, atualização cadastral, extrato de utilização, liberação de guias, guia médico, 2ª via de boletos e Clube Cuidar Bem são algumas das funcionalidades que você tem acesso ao utilizar o App Unimed Cliente PR.

*Conforme seu perfil, contrato e região, algumas funções podem não estar disponíveis.
Tenho acesso ao guia médico?
       
Sim.
O aplicativo lhe ajuda a encontrar médicos, laboratórios, hospitais, clínicas e serviços de urgência e emergência.
Posso fazer a liberação de guias pelo aplicativo?
       
Sim.
Utilize o App Unimed Cliente PR: disponível para Android e IOS (exclusivo para o estado do Paraná).

Acesse o aplicativo e clique na seguinte ordem: Liberação de guias > Solicitar nova liberação > Selecionar para quem é a liberação > Preencher as informações solicitadas > Adicionar fotos da guia e laudos de exames (se houver) > Enviar.

Por meio desses canais você pode liberar exames, procedimentos e cirurgias.

Não sou cliente:

Onde e como posso contratar um plano de saúde Unimed Cascavel?
       
  • Departamento de Vendas, em Cascavel (Rua Barão do Cerro Azul, 594 – Centro) ou em Ubiratã (Avenida Yolanda Loureiro de Carvalho, 1074 - Centro)
  •  E-commerce.
  • Telefone/WhatsApp: (45) 3220-7007.
Quem pode contratar um plano de saúde Unimed Cascavel?
       
Você ou sua empresa.
Para você, oferecemos planos individuais e para a sua família. Já para sua empresa, conte com nossos planos empresariais.
Clique aqui e conheça todos os nossos planos.
O que é a carência dos planos? Quando posso começar a usá-los?
       
A carência do plano de saúde é o prazo de espera necessário para realizar determinados procedimentos após a data de contratação do plano. 
Em todos os planos individuais ou familiares há incidência do período de carência. Já nos planos empresariais, essa regra pode variar de acordo com o número de beneficiários.
De forma geral, os clientes que acabam de contratar um plano de saúde Unimed Cascavel devem cumprir o prazo de carência determinado pela ANS. 

As carências serão contadas a partir da data da vigência contratual, sendo assim especificadas:
- 24 horas: acidentes pessoais;
- 30 dias: Consultas médicas e exames de análises clínicas simples;
- 90 dias: Exames radiológicos simples e ultrassonografias;
- 180 dias: Procedimentos de reabilitação, de fisioterapia, sessões de acupuntura, consulta/sessões de psicologia, de psicoterapia, de terapia ocupacional, de fonoaudiologia e de nutricionista, assim como, demais coberturas relacionadas a procedimentos clínicos e cirúrgicos, sejam em regime de internamento ou em regime ambulatorial, bem como, exames e procedimentos especiais; 
- 300 dias: Para partos, incluindo cesarianas;
- 24 meses: CPT - Cobertura Parcial Temporária;

Nos planos de segmentação REFERÊNCIA, as urgências e emergências são estabelecidas da seguinte forma:- Urgência e emergência - 24 horas após a inclusão do beneficiário no contrato, observadas as limitações de cobertura, equivalente ao módulo ambulatorial, quando em cumprimento de cobertura parcial temporária para doenças preexistentes, previstas na cláusula específica de urgência e emergência do contrato.
O que é a coparticipação?
       
É um modelo de contratação em que o cliente paga uma mensalidade e a porcentagem sobre cada serviço utilizado.
Exemplos: consultas médicas, realização de exames, entre outros.
Consulte o seu contrato para saber qual o teto de coparticipação que poderá ser cobrado.
O que é a opção de enfermaria ou apartamento? Qual a diferença?
       
Enfermaria e apartamento são tipos de acomodações hospitalares que você pode escolher na contratação do plano de saúde.
A diferença é que a enfermaria é uma acomodação coletiva. Nessa opção, dois ou mais pacientes ficam internados em um mesmo ambiente. 
Já o apartamento é uma acomodação individual, ideal para quem busca por privacidade e conforto.  
O que é área de abrangência da Unimed Cascavel?
       
São as cidades onde você poderá ser atendido pelo plano de saúde, conforme previsto no contrato. Os planos possuem abrangência regional, estadual ou nacional.
O plano regional da Unimed Cascavel tem abrangência nas cidades de Altamira do Paraná, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Juranda, Lindoeste, Nova Aurora, Nova Cantu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Ubiratã.
Titular e dependente: o que é e quem eu posso incluir no plano?
       
O titular é o responsável legal pela contratação do plano. Já os dependentes são os beneficiários vinculados a este, conforme previsão legal. 
Os dependentes do seu plano podem ser cônjuges, filhos, enteados e titulados até 18 anos e que estejam sob a guarda do titular. Para isso, basta comprovar o vínculo entre o titular e o dependente.