19/09/2019

 

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS 

Ano Base 2017

 

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS. 
A Unimed Cascavel obteve a oitava melhor nota do país no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, obtendo 0,9747 em 2018, ano-base 2017.
O índice foi divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e serve de base para agência elaborar o ranking de qualidade do serviço prestado no país.
As conquistas da cooperativa nos últimos dois anos refletem nos resultados sustentáveis da organização.

O IDSS avalia as operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: 

Na dimensão IDQS - Qualidade em Atenção á Saúde que avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada, a nota que a Unimed obteve foi 0,9.
Já na Garantia de Acesso (IDGA) as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores, a cooperativa atingiu a nota 0,57.
Na Sustentabilidade no Mercado (IDSM) que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, a cooperativa recebeu nota 0,93.
E a quarta dimensão que afere a Gestão de Processos e Regulação (IDGR) e o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, a Unimed Cascavel obteve a nota máxima (1,0).
Dentre as 1.019 operadoras avaliadas pela agência reguladora, no ranking geral a Unimed Cascavel ficou em 8º lugar.
“Chegar até aqui foi um grande desafio, mas considerando todo o contexto de mercado e as mudanças que a saúde suplementar tem passado, receber essa nota é uma satisfação enorme. Temos um compromisso com os nossos beneficiários, cooperados e colaboradores. É o que nos motiva todos os dias a continuar buscando melhorar processos, atendimentos, serviços, produtos sempre adequados às normas e às legislações que nos trouxeram a essa posição de destaque”, afirma Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel. 

 

Os resultados obtidos pela Unimed Cascavel (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo:

Fonte: adaptado de Relatório da Qualificação das Operadoras 2017 - ANS


Mais informações estão disponíveis no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar - CLIQUE AQUI