Voltar

Atividades físicas durante a gestação

Atividades físicas durante a gestação

Atividades físicas durante a gestação

Você sabia que é possível manter-se em atividade durante a gravidez?

De modo ponderado, o exercício físico contribui para o bem-estar da futura mamãe. Saiba mais sobre ele:

• A atividade física ajuda a reduzir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea, ampliar o equilíbrio muscular, aliviar os desconfortos intestinais (incluindo a obstipação), diminuir câimbras nas pernas, fortalecer a musculatura abdominal e facilitar na recuperação pós-parto, além de relaxar, diminuir a dor lombar e ainda combater o risco de desenvolver diabetes gestacional.
• Alimentação saudável e boa hidratação são essenciais para iniciar a atividade física a qualquer momento, sempre acompanhadas de liberação do médico e supervisão de profissional de educação física ou fisioterapia.
• Leve em conta o seu histórico de atividades. Quem nunca fez nenhum tipo de exercício deve começar pelas modalidades mais leves após ficar grávida.
• As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda aos aspectos emocionais, contribuindo para a autoconfiança, contentamento com a aparência, elevação da autoestima e mais satisfação na prática dos exercícios.
• Ainda não existem recomendações padronizadas de atividade física durante a gestação. No entanto, não havendo complicações obstétricas, o American College of Obstetricians and Gynecologists recomendou que sejam praticados exercícios de intensidade regular e moderada.
• Exercícios de baixo impacto, que valorizem a sincronização da respiração com o movimento, como alongamentos, caminhadas, atividades aquáticas, yoga, Tai Chi Chuan e bicicleta ergométrica, podem ser estimulados.
E para concluir, lembre-se: para a manutenção da sua saúde, o uso de substâncias como álcool e/ou cigarro deve ser cessado, principalmente durante a gestação.


Fonte: Unimed Paraná; educadores.diaadia, paho.org, Ministério da Saúde.