Voltar

Como amamentar

Como amamentar

Como amamentar

Deixe o ambiente o mais tranquilo possível, sem ruídos que possam distrair você ou o bebê.

Lave bem as mãos antes de amamentar, elas podem contaminar a área que vai à boca da criança. Não há necessidade de limpar a mama, mas se você preferir, use o próprio leite, ele é um ótimo bactericida. Antes de iniciar a mamada e ao terminá-la, basta espalhá-lo pela região do mamilo. Deixe secar bem a área antes de fechar o sutiã.

Ao amamentar, sustente a mama com a sua mão em forma de “C”, apoiando os 4 dedos sob a mama e posicionando o polegar afastado da aréola. Faça uma suave compressão para sair algumas gotas de leite; a seguir, toque seu mamilo no lábio inferior do bebê. Desta forma, ele abrirá a boca e abocanhará o mamilo e parte da aréola, assim, ele conseguirá sugar bem e não machucará você.

Ao término da mamada, posicione o bebê para arrotar por pelo menos 5 minutos e, depois, acomode-o no berço, de lado e com apoio nas costas ou de barriga para cima.

O tempo da mamada em geral é de 15 a 20 minutos. Após sugar em uma mama, coloque o bebê em posição vertical para arrotar. Se ele ficou satisfeito em uma mamada, poderá solicitar outra após um intervalo de duas a quatro horas, totalizando 8 a 12 mamadas em 24 horas nas primeiras semanas de vida. Progressivamente, estabelecerá intervalos regulares entre as mamadas. Se o intervalo ultrapassar 4 horas, desperte-o e coloque-o para mamar.

Se necessitar interromper a mamada, coloque seu dedo mínimo no canto da boca do bebê para facilitar a retirada do mamilo, evite retirar bruscamente o bebê da mama para prevenir traumas no mamilo.

Nunca passe hidratante e sabonete na região do bico do seio e na aréola, é totalmente contraindicado, pois tornam a pele mais fina e, portanto, mais frágil e sujeita a rachaduras.

Durante o período da amamentação utilize sutiãs de algodão, com alças largas e de tamanho apropriado. Evite usar absorventes para mamas, conchas e intermediários de silicone, só utilize esses produtos sob orientação profissional.

Livre demanda

Cada criança tem suas características, que varia com frequência. Portanto, não há regra estabelecida de horários. Amamente sempre que o bebê quiser ou que você sentir necessidade.


Fonte: Unimed Paraná