Voltar

Crianças em automóveis: como transportá-las corretamente?

Crianças em automóveis: como transportá-las corretamente?

Crianças em automóveis: como transportá-las corretamente?

Passear com os pequenos é sempre muito bom! Seja para aproveitar o tempo em família ou para honrar os compromissos da agenda, tirar as crianças de casa faz parte da rotina de todos. Mas, como fazer isso com segurança e de modo correto, evitando ocorrências indesejáveis durante o trajeto? É aí que os chamados dispositivos de retenção fazem a diferença!

 

Por que utilizá-los?

O Conselho Nacional De Trânsito - CONTRAN, pelo decreto nº 277, de 28/5/2008, estabelece que os dispositivos de retenção “são projetados para reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança com idade até sete anos e meio”. Por isso, berços portáteis porta-bebê, cadeirinhas e assentos de elevação são indispensáveis para a segurança das crianças.

 

Como escolher?

Ao escolher um dispositivo de retenção, deve-se evitar aqueles que estejam muito próximos dos limites do desenvolvimento da criança. O dispositivo não deve ser nem grande nem justo demais a ponto de propiciar folgas ou apertos indesejados. Os pais ou responsáveis não devem utilizar dispositivos incompatíveis ao peso e à altura da criança.

 

Qual o tipo de dispositivo ideal para a criança?

Dispositivo

Peso / Altura

(da criança)

Idade

(da criança)

Como usar

 Assento   infantil

 Até 9kg

  Até 12 meses

  Deverá ser instalado no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo,     mantida a posição central do banco traseiro, sempre que possível.

Assento  conversível

 Até 13kg

 Até 12 meses

 Maior que o assento infantil, com suporte para a cabeça mais alto, poderá ser   posicionado semirreclinado. Acomoda crianças de peso maior que ainda não   completaram 1 ano de idade. A criança pode continuar sendo transportada neste   assento (com a cabeça voltada para trás do veículo) enquanto ele a acomodar.

Cadeirinha de  segurança

 De 9kg a 18kg

 De 1 a 4 anos

 A cadeirinha de segurança é utilizada a partir de 1 ano de idade, momento em que a   criança já possui pleno controle do pescoço e da cabeça. Deve ser utilizada até que a   criança complete os 4 anos. Deve ser instalada na posição vertical, de frente para o   painel, mantida a posição central do banco traseiro, sempre que possível.

Assento de  elevação  (também  chamado de  booster)

 De 18kg a 36kg

 De 4 a 10 anos

 Deve ser utilizado quando a criança está grande demais para usar a cadeirinha, mas   ainda sem altura suficiente para utilizar o cinto de segurança do automóvel. Ajustado ao  banco traseiro, o assento permite que o cinto de segurança fique colocado na   posição correta. Deverá ser fixado com cinto de 3 pontos.

 Cinto de   segurança do   veículo

 Mais de 36kg Mais   de 1,45m

 A partir dos 10 anos

 A faixa transversal deve passar sobre o ombro e, diagonalmente, pelo tórax. A faixa   subabdominal deve ficar apoiada nas saliências ósseas do quadril ou sobre a porção   superior das coxas.

 

Bom passeio!


Fonte: Cartilha Medicina de Tráfego - transporte seguro de crianças em veículos automotores.