Voltar

Exercícios físicos durante a gestação

Exercícios físicos durante a gestação

Exercícios físicos durante a gestação

Durante a gestação, os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura do corpo da mulher, mas nem todos os tipos são recomendados nesse período. Por exemplo, as atividades físicas que exigem muito esforço físico ou que têm risco de acidentes, como ciclismo, corrida ou exercícios com bola, devem ser evitadas.

Uma mulher que nunca fez nenhum exercício físico, após ficar grávida, deve fazer exercícios leves, como caminhada ou hidroginástica. A prática moderada de exercícios físicos ajuda no desenvolvimento do bebê e mantém a forma física da gestante.

Vale reforçar, que depois do nascimento da criança, bem mais importante do que entrar logo em forma, é criar o vínculo afetivo com o bebê. Além disso, é importante lembrar que a gestante não deve praticar atividades físicas sem acompanhamento médico e também de um profissional de educação física.

A ginástica também pode aliviar alguns problemas físicos, como as dores na região lombar e em outras partes da coluna, muito comuns durante a gravidez. O fortalecimento da musculatura também ajuda a amenizar as dores.


Fonte: Unimed Paraná