Voltar

14 de abril é o Dia do Café! Conheça os benefícios, malefícios e cuidados

14 de abril é o Dia do Café! Conheça os benefícios, malefícios e cuidados

14 de abril é o Dia do Café! Conheça os benefícios, malefícios e cuidados

14 Abril 2021

14 é o dia do Café. Amado pelos brasileiros e consumido no mundo todo, o café possui substâncias que agem diretamente no corpo humano. Os benefícios incluem a melhora das performances cognitiva e psicomotora. Contudo, saber dosar a quantidade de ingestão da bebida durante o dia é essencial para manter o corpo livre dos malefícios do consumo em excesso.

Café faz bem à saúde?

Café faz bem, desde que consumido de forma moderada. O grão é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia. Ademais, ele é único na natureza, já que possui minerais, açúcares, aminoácidos e vitaminas do complexo B (todas são grandes aliadas do metabolismo celular).

Além disso, o café reduz os efeitos da produção de adenosina no organismo – retardando a sensação de sono –, aumenta a frequência cardíaca e deixa o corpo em estado de alerta. É por isso que, em contrapartida, o consumo em excesso pode ser perigoso, visto que pode criar cenários oportunos para fadiga motora e crises de ansiedade.

Para aproveitar todos os benefícios da bebida, procure planejar o horário do dia e a quantidade de café a ser ingerida nesses momentos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dose diária recomendada para um adulto é de três xícaras de até 100 ml por dia. Desse modo, para garantir que o café seja benéfico, evite a ingestão antes de dormir ou em situações que envolvam estresse e ansiedade. 

Café descafeinado: como age no corpo? 

Esse tipo de café tem uma quantidade de cafeína bem inferior aos regulares. Ele é ideal para quem está tentando diminuir a ingestão da substância, mas não quer eliminar totalmente a bebida da rotina.

No corpo, o café descafeinado age de forma semelhante ao tradicional. Isso porque, no processo de fabricação, é retirada apenas a cafeína da composição. Segundo o Ministério da Saúde  e a Embrapa, estas são algumas das vantagens já comprovadas do café: 

• É antioxidante (contribui para diminuir o processo de envelhecimento das células)
• Ajuda a prevenir doenças degenerativas
• Diminui a incidência de doenças coronarianas
• Possui um alto poder digestivo e protege as células hepáticas (do fígado)
• Mantém a pressão arterial estável, ajudando em problemas cardíacos
• Ajuda a manter os níveis de colesterol em uma faixa saudável

Bem-estar e cuidados: hidratação facial com café

Com a popularização dos tratamentos de pele do tipo skincare, o café também se tornou um grande aliado da beleza facial. Muitas hidratações usam borra de café para os procedimentos – aquele restinho que fica na cafeteira após a bebida ser passada pelo coador.

O uso externo do café (seja por meio da borra ou do grão moído) é muito visado por sua característica de remoção celular e seus efeitos anti-inflamatório e esfoliante. 

6 benefícios do café para lembrar

Mais do que uma bebida saborosa com aroma e texturas bem particulares, o café traz benefícios para a saúde que vão desde os cuidados internos até os externos, como em tratamentos estéticos ou nos fazendo companhia em bons momentos. Abaixo, indicamos seis benefícios do café (desde que consumido moderadamente) para inspirar você trazer essa bebida para a sua rotina:

• Por ter características psicoativas, ajuda o cérebro a trabalhar mais rapidamente
• Ajuda a estimular o metabolismo
• Contribui para a liberação de serotonina (neurotransmissor do bem-estar)
• Melhora o desempenho na hora de realizar exercícios físicos 
• Previne o surgimento do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas
• É muito versátil, podendo ser incorporado em diversas receitas

Vale salientar que a melhor forma de consumir o café é coado. Evite fervê-lo, pois boa parte das substâncias benéficas do grão podem sofrer alterações na hora do preparo. Lembre-se sempre de consumir apenas as doses diárias recomendadas, pois o consumo em excesso pode fazer mal à saúde. 

Cuidar de você. Esse é o plano.


Fonte: Unimed do Brasil