Voltar

Benchmarking: Unimed Cascavel inspira singulares de vários estados do país

Benchmarking: Unimed Cascavel inspira singulares de vários estados do país

Benchmarking: Unimed Cascavel inspira singulares de vários estados do país

3 Maio 2021

No mundo dos negócios, a troca de experiências para benefício mútuo entre empresas é chamada de benchmarking, termo em inglês cuja tradução literal significa “avaliação corporativa”. A Unimed Cascavel é adepta desse modelo de compartilhamento de informações e, no mês de abril, recepcionou virtualmente organizações que quiseram se inspirar com as práticas adotadas pela Singular.

Resultado de uma reunião on-line com a presença de aproximadamente 300 pessoas de várias singulares do Sistema Unimed em que a Unimed Cascavel apresentou o próprio modelo de Planejamento Estratégico, várias coirmãs se interessaram em receber mais detalhes sobre a elaboração e desenvolvimento do P.E.

Para atender todos os quatro pedidos e manter os protocolos de segurança impostos pela pandemia de Covid-19, no dia 23 de abril (sexta-feira) foi realizado um benchmarking virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams. Do interior de São Paulo, participaram as singulares de José do Rio Preto e Lins. De Santa Catarina, as Unimeds de Blumenau e Joinville. Conectados em Cascavel, estavam o diretor-presidente da Cooperativa, Luiz Sérgio Fettback, a superintendente de Administração e Mercado, Luciana Lazzari, o coordenador do Núcleo de Projetos (NDPJ), Everton Garboça, e a colaboradora Adrielli Ross, também do NDPJ.

“Esse compartilhamento de boas práticas fortalece o Sistema Unimed como um todo. Isso é possível tanto ao receber visitantes quanto poder visitar outros modelos. O benchmarking é capaz de promover a intercooperação em todos os níveis, seja regional, estadual ou nacional. No caso deste encontro de abril, recebemos muitos retornos positivos das singulares que participaram e mesmo da Unimed do Brasil, a exemplo dos elogios feitos às nossas práticas de gestão, especialmente quanto ao nosso modelo de construção, disseminação e acompanhamento do Planejamento Estratégico”, explica Adrielli Ross, colaboradora do Núcleo de Projetos da Unimed Cascavel.

Fettback agradeceu às singulares que se inspiram no modelo praticado em Cascavel. “Tudo isso tem sido possível graças ao engajamento da nossa equipe de colaboradores que, além de participar com opiniões no momento de elaboração do nosso Planejamento, também é diariamente incumbida de colocar em prática essas definições e faz isso com muito talento.”

“Tivemos um rico encontro com o time de Planejamento Estratégico da Unimed Cascavel. Foi uma reunião que nos permitiu estreitar o relacionamento, trocar experiências e, além disso, tivemos insights para aplicação em nossos negócios. O benchmarking é uma estratégia que deve acontecer com frequência, pois permite que tenhamos uma visão diversificada para aplicação em nossas demandas e desenvolvimentos”, elogiou e agradeceu a analista de Gestão de Resultados da Unimed S. J. do Rio Preto, Fernanda Guerra.

Centro de Atenção à Saúde

Além do Planejamento Estratégico, o modelo de atendimento oferecido no Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel despertou o interesse de outras singulares. No dia 19 de abril, a gestora Mônica Traube, da Unimed de Ponta Grossa, participou de um encontro virtual com a médica coordenadora do CAS, Luciana Cavalli, e com as enfermeiras Celenir Teló e Juliana Cataneo. “A condução do trabalho e as oportunidades que vocês criam em Cascavel nos inspiram a incrementar os nossos serviços. Só temos a agradecer e esperamos que, após a pandemia, possamos fazer uma visita pessoalmente”, elogiou a gestora.

Já no dia 29 de abril, as enfermeiras Bianca Aline Nesk e Cristiane Aparecida Barbosa Silveira da Unimed Costa Oeste vieram pessoalmente de Toledo para conhecer a estrutura do CAS, especialmente o modelo de assistência APS (Atenção Personalizada à Saúde), que está em fase de implantação pela visitante. A recepção foi conduzida por Ana Doré, supervisora do CAS, e pela enfermeira Juliana Cataneo. O encontro, respeitou todas as medidas de proteção contra o coronavírus.

“Percebemos um grande interesse por todos os nossos projetos. Para nós, é bom poder contribuir com exemplos de sucesso, até mesmo para inspirar as coirmãs a desenvolverem mais iniciativas, de acordo com cada realidade, sempre pensando no Jeito de Cuidar, que tanto bem faz aos nossos beneficiários”, finalizou Cataneo.

Intercooperação. Esse é o plano.