Voltar

Dia Mundial da Água: Cerca de 3 bilhões de pessoas podem enfrentar escassez até 2050

Dia Mundial da Água: Cerca de 3 bilhões de pessoas podem enfrentar escassez até 2050

Dia Mundial da Água: Cerca de 3 bilhões de pessoas podem enfrentar escassez até 2050

24 Março 2020

Definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 22 de março é o dia em que todos os anos os celebram o Dia Mundial da Água. Ainda que 2/3 do planeta sejam ocupados por água, apenas 0,77% está disponível para consumo. Atualmente, 1,9 bilhão de pessoas vivem em áreas que poderão ter escassez severa de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de três bilhões.

Poupe

Aproximadamente 90% do consumo diário d’água ocorre de forma imperceptível.  Exemplo disso é o uso exagerado da energia elétrica, que prejudica os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que possibilita possíveis crises hídricas. Por isso, desligue o monitor quando não o estiver usando o computador e abra as janelas para iluminar o cômodo em que você está. Assim você ajuda a estabilizar as reservas das barragens hidrelétricas e permite o abastecimento das regiões em períodos de maior estiagem.

Não jogue fora

Ao descartar um produto ou alimento, você também está jogando água fora. Isso se deve à alta quantidade usada no processo de produção. Aquele restinho de comida que às vezes sobra no prato provoca grande desperdício. São necessários 2.500 litros de água para produzir um quilo de arroz, por exemplo. Já para um quilo de carne são necessários 17.100 litros.

Cuidados básicos

Para ajudar a diminuir o desperdício, procure seguir algumas recomendações, como:

• Reduza o tempo do banho
• Feche a torneira enquanto escova os dentes ou enquanto faz a barba
• Conserte torneiras que não param de pingar
• Ligue a máquina de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias
• Evite banhos de banheira

Responsabilidade ambiental. Esse é o plano.