Voltar

Projeto da Unimed Cascavel vence prêmio nacional de inovação em saúde

Projeto da Unimed Cascavel vence prêmio nacional de inovação em saúde

Projeto da Unimed Cascavel vence prêmio nacional de inovação em saúde

13 Outubro 2020

O beneficiário Marlon Vargas Albonico tem hoje 29 anos e é um dos exemplos de vitória de um projeto igualmente vencedor da Unimed Cascavel.  A busca da cooperativa por uma inovação capaz de melhorar a vida das pessoas acaba de ser premiada em nível nacional. O projeto Na Medida, desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva, foi o único ganhador entre todas as Unimeds do Sul do Brasil no prêmio Inova+Saúde, promovido pela Seguros Unimed, com a participação de singulares do país inteiro.

O projeto já era desenvolvido havia vários anos, mas assumiu um novo destaque com as inovações feitas em 2019. A cooperativa passou a oferecer aos participantes a parceria com uma academia para três meses de aulas presenciais (por turma) e acompanhamento por outros três meses na modalidade on-line. Marlon começou as atividades em junho do ano passado. Já no primeiro mês de academia, eliminou 6,3kg e deu um “chega pra lá” nos comentários que ouvia desde criança: “Sempre escutei das pessoas que eu seria gordinho para sempre, mas eu nunca aceitei essa ideia. Quando descobri que a Unimed Cascavel estava oferecendo um projeto para ajudar a perder peso, com saúde, fui logo me escrever. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que tomei”.

O Na Medida também oferece palestras e oficinas práticas com uma equipe multiprofissional formada por médico, psicóloga, nutricionista e educadoras físicas. É mais um auxílio para pacientes entre 18 e 65 anos de idade e que tenham diagnóstico de sobrepeso ou obesidade. “O primeiro passo para a conquista é acreditar nela. Enquanto equipe, acreditamos que cada beneficiário que decidiu melhorar a qualidade de vida e mudar um hábito encontrará aqui os recursos necessários para uma conquista particular. Toda vez que isso acontece, também celebramos as conquistas diárias de centenas de pessoas que participam de nossos projetos”, comemora Juliana Cataneo, supervisora de Medicina Preventiva.

As conquistas das pessoas e a vitória do projeto sinalizam um caminho capaz de melhorar a vida de muita gente, conforme explica a psicóloga Ariella Sousa, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel: “Estamos cada vez mais certos de que trabalhar com prevenção é o melhor caminho a ser seguido e esperamos que os beneficiários entrem em contato com o nosso setor de Medicina Preventiva para participar de mais uma turma que começaremos na primeira semana de novembro. Será a última de 2020”.

Inovação é um dos pilares da Unimed Cascavel. Na rotina da cooperativa, esse substantivo é transformado em verbo por todos os setores, todos os dias. “Nossa área de Medicina Preventiva pensa em ações com o foco centrado no cliente. Remunerar academia para nossos participantes é investir em prevenção, é estimular o autocuidado, é garantir a sustentabilidade do sistema ao longo prazo e é proporcionar qualidade de vida e melhora na saúde das pessoas. Esses são os nossos propósitos.  Ter recebido esse reconhecimento em âmbito nacional nos deixa motivados a atingir uma população ainda maior que possa usufruir do benefício de ter uma vida saudável, Nossa talentosa equipe multidisciplinar atua com ênfase na mudança de hábitos, desde o estímulo ao  exercício físico ou nas aulas práticas de preparação de alimentação saudável, bem como no cuidado com a saúde mental. É um conjunto de profissionais capacitados, mobilizados pela arte do cuidar”, finaliza Cristiane Ezequiel, gerente de Promoção em saúde da singular.

Inovação. Esse é o plano.