Voltar

Unimed Cascavel retoma atividades presenciais do projeto ‘Na Medida’

Unimed Cascavel retoma atividades presenciais do projeto ‘Na Medida’

Unimed Cascavel retoma atividades presenciais do projeto ‘Na Medida’

30 Julho 2020

Mãe de dois filhos, a representante comercial Erica Cristina Possoni Ferreira vem encarando uma realidade comum a muitas mulheres, depois da gestação. “Desde a última gravidez, não consegui mais retornar ao meu peso normal.” No tempo que passou em casa por causa da pandemia de Covid-19, Erica teve a companhia da internet, onde descobriu os inúmeros projetos de Medicina Preventiva que a cooperativa de saúde oferece aos beneficiários. Na lista de opções, o “Na Medida” coube certinho nos planos dela. “Estou buscando saúde, qualidade de vida e eliminar peso”, revela.

Após quatro meses de atividades interrompidas por causa do novo Coronavírus, o Na Medida está de volta, em formato presencial. Os encontros são a cada quinze dias, sempre das 18h30 às 20h, no Centro de Atenção à Saúde (CAS), com turmas às quartas e quintas-feiras. Cada grupo participa das atividades por três meses. Para se inscrever é preciso ser beneficiário (a) da Unimed Cascavel e ter entre 18 anos e 65 anos de idade.

As orientações são repassadas por uma equipe multiprofissional, formada por psicóloga, terapeuta, educadora física e nutricionista. “Este projeto é para quem quer mudar hábitos, se reeducar, começar a prática de atividades físicas e melhorar a alimentação. Com o auxílio da nossa equipe, o Na Medida auxilia os participantes a criarem uma consciência quanto ao próprio corpo e à relação com os alimentos”, explica a psicóloga Ariella Sousa.

Já a nutricionista Gabriella Aparecida Vieira é quem conduz aulas teóricas e práticas, onde os temas são aplicáveis no dia a dia. “Elaboramos receitas práticas e saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar, lanches de pré e pós-treino. Neste projeto, mostramos que a nutrição é essencial para ter uma série de benefícios. Trabalhamos algo que as pessoas poderão levar para o resto da vida, ou seja, um estilo de vida saudável.”

Além de lidar com as emoções e com os alimentos, o projeto é um incentivo à luta contra o sedentarismo. Professora de Educação Física, Aline Costa Santos tem a missão de motivar os participantes e mostrar a eles como os exercícios fazem diferença no dia a dia. “As atividades que oferecemos no Na Medida são feitas de forma segura, com distanciamento, uso de álcool em gel e respeitando o limite de cada um. O fato é que todas essas pessoas verão que isso a prática de atividade física será muito útil para a vida.”

A expectativa de mudar hábitos é o que fez a Elizangela dos Santos Fernandes Vieira somar as atividades no balcão de atendimento da Unimed Cascavel, onde trabalha todos os dias, e as idas ao CAS para participar do projeto. “Decidi fazer isso pela minha qualidade de vida. Fiz uma cirurgia em março do ano passado e, desde então, acumulei peso. Agora estou decidia a eliminar. Sei que será melhor pra mim, para a minha ansiedade e para a minha vida pessoal e profissional”, conta a atendente da Unimed Cascavel.

Cada participante do projeto traz uma história diferente para compartilhar. A dona Conceição Maria Borges, hoje aposentada, foi orientada pelo médico cooperado da Unimed a participar. “Quero eliminar dez quilos e melhorar minha saúde, já que passei por várias cirurgias de coluna e não é bom carregar esse peso.” Já o empresário José Francisco Gonçalves Camero tem o dobro da meta. “Quero perder 20 quilos e considero esse projeto o primeiro passo. Até já havia tentado manter qualidade de vida e peso de outras formas. Agora venho pra cá com a certeza de que vou conseguir um resultado legal.”

Na Medida

O projeto está alinhado à iniciativa que o Sistema Unimed chama de Mude 1 Hábito, que estimula a adoção de atitudes que promovam a qualidade de vida e, consequentemente, a prevenção às doenças. As oficinas práticas do projeto ensinam técnicas de alimentação saudável, identificação de pensamentos sabotadores e comportamentos compulsivos. Para saber mais, clique AQUI.

Cuidar de você. Esse é o plano.