Voltar

Unimed Cascavel tem turmas presenciais e on-line em curso para cuidadores de idosos

Unimed Cascavel tem turmas presenciais e on-line em curso para cuidadores de idosos

Unimed Cascavel tem turmas presenciais e on-line em curso para cuidadores de idosos

27 Maio 2021

Agente penitenciário há quatro anos, Joserlei Nunes Viana vê no ofício de cuidador de idosos a possibilidade de mudar de profissão. “É um trabalho lindo que exige amor, atenção, técnica, competência e responsabilidade.”

Joserlei é um dos alunos que participam do Curso de Formação para Cuidadores de Idosos, oferecido gratuitamente pela Unimed Cascavel. “O curso é muito bom porque tem diversidade de profissionais que passam os conteúdos com clareza. Os exemplos práticos que eles nos passam são excelentes, principalmente para quem está começando. As vídeoaulas são essenciais e também são muito boas, assim como o material didático”, conta o aluno que já está à procura de um curso técnico de Enfermagem para se especializar ainda mais na nova carreira. 

As aulas

No dia 30 de abril foi iniciada uma turma com 40 alunos na modalidade à distância. A iniciativa teve as parcerias da Central Nacional Unimed e da Faculdade Unimed. O conteúdo é dividido em 16 módulos, com carga de 80 horas ao longo de quatro meses. As aulas são apenas pela internet, garantindo o total distanciamento dos participantes, diante da pandemia de Covid-19. Aliás, a doença tem abordagem especial, com um módulo exclusivo.

Já no dia 22 de maio começou a turma presencial do curso, com a participação de 35 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid. Essa modalidade é realizada em parceria com o Centro Universitário Univel, com patrocínio das empresas MedMax e Medilar. São seis módulos (sempre aos sábados, na Univel) somando 80 horas, ao longo de três meses.

Graziella Mendes Domingos faz parte da turma presencial. A ex-pedagoga já mudou de profissão ao perceber o quanto há campo de trabalho para cuidadores de idosos. “Eu fiz uma pós-graduação em geriatria em que foi dito o quanto a profissão de cuidador de idosos é promissora.  Aí eu comecei não só a pesquisar, mas também a olhar ao meu redor e perceber o quanto havia idosos sozinhos por falta de pessoa qualificada para cuidar deles. Logo que iniciou a pandemia, eu me ofereci para ajudar. À Unimed, eu só tenho que agradecer, porque o curso é maravilhoso. Tenho uma filha que faz faculdade de Enfermagem e um genro que é socorrista, e os dois já querem fazer também”.

Temas abordados

• Envelhecimento humano
• Saúde do idoso
• Cuidados com a higiene
• Conforte e bem-estar
• Cuidados com a alimentação do idoso
• Ambiente domiciliar e institucional
• Saúde do cuidador

“Neste momento inicial do curso, explicamos o que é o processo de envelhecimento a nível de composição corporal. A ideia é que os participantes entendam o que acontece com o nosso corpo quando a gente envelhece. Considero este curso essencial para todas as pessoas, porque hoje em dia a gente não está preparado para o envelhecimento da população, que é algo que tende a se intensificar”, finaliza o professor do Módulo 1 , Jean Vitorazzi.

O projeto

O Programa de Formação para Cuidadores de Idosos tem como objetivo capacitar profissionais ou pessoas interessadas na área, oferecendo orientações práticas e técnicas para cuidar de idosos ou doentes acamados.

Interessados em participar da próximas turma EAD, prevista para agosto de 2021, podem deixar o nome e o telefone na lista de espera. Clique AQUI para acessá-la.

Cuidar de você. Esse é o plano.