Voltar

Unimed Cascavel: uma nova estrutura sustentável

Unimed Cascavel: uma nova estrutura sustentável

Unimed Cascavel: uma nova estrutura sustentável

12 Setembro 2017

Norteada por princípios nobres e sólidos que envolvem a sustentabilidade para o bem das pessoas e do planeta, a Unimed Cascavel apresenta a sua nova estrutura. O recém inaugurado Bloco III da sede da cooperativa de saúde traz conceitos de engenharia que estimulam a economia de energia e de outros recursos naturais.

Assim como nos demais blocos, a climatização dos ambientes é por meio de aparelhos de ar condicionado que operam pelo sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), que oferece o máximo de conforto térmico, com 40% de economia no consumo de energia.

A iluminação de todos os andares do novo bloco da Unimed Cascavel é com lâmpadas de LED que, além de terem uma vida útil mais longa, também são até 50% mais econômicas.

Em frente ao setor de Suprimentos da Singular, uma “calçada ecológica” foi construída. As lajotas são feitas com um material que facilita a absorção da água, o que evita a compactação do solo. O pavimento permeável ajuda no abastecimento do lençol freático, diminuindo a impermeabilização das áreas urbanas e aumentando a drenagem das águas pluviais, o que o torna sustentável.

Um sistema de captação de água da chuva permite uma grande economia. O volume armazenado é aproveitado para limpeza de todo o complexo e também para regar os jardins.

Essas ações fazem parte de uma lista de boas práticas que formam o DNA da Unimed Cascavel: uma cooperativa que trabalha pela saúde e bem estar de todos, com responsabilidade econômica, social e ambiental. É por isso que há anos os colaboradores da Singular já substituíram os copos descartáveis pelas canecas de porcelana e garrafinhas de metal.

Pensando sempre no reaproveitamento, é colocada em prática a coleta seletiva do lixo em todos os setores. Além de separar o lixo orgânico do reciclável, também há coletores de pilhas/baterias, campanhas de arrecadação de lixo eletrônico/lâmpadas, coletor de óleo de cozinha e medicamentos vencidos, destinação de banners para reciclagem e logística reversa dos cartões de PVC (carteirinha da Unimed).

No dia a dia de trabalho, os colaboradores agem de forma consciente em relação ao consumo de energia, impressão de materiais e de água. Tanto que os antigos galões foram totalmente substituídos por filtros abastecidos por um poço artesiano da Unimed Cascavel. Esse mesmo poço permite que os colaboradores tragam recipientes para levar água potável de qualidade para casa.  

Tudo isso está alinhado às nossas políticas internas e aos nosso valores (Compromisso com a vida, ética, profissionalismo transparência, excelência no atendimento, atitude inovadora, prática permanente da intercooperação e comprometimento sustentável).

Cuidar de você. Esse é o plano!