A Campanha

Desenvolvida pela Unimed do Brasil, apoiada e desenvolvida pela Unimed Cascavel visa promover a integração entre os colaboradores, cooperados, comunidade e o fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes, por meio de um ato de solidariedade. 

A proposta da campanha é arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda será revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade de pessoas com deficiência (bengalas, aparelhos auditivos, entre outros).

Ponto de Arrecadação

Unimed de Cascavel
Rua: Barão do Cerro Azul, 594 – Centro – Cascavel/PR.
Setor: Relacionamento Social e Institucional.
Contato: 3220-7092 ou pelo e-mail: responsabilidadesocial@unimedcascavel.coop.br

A Lenda do Lacre

A venda somente de lacres sempre foi um mito, uma “lenda” disseminada pelo país, pois ninguém acreditava que poderia dar certo, afinal, quem compraria somente os lacres? E o restante do alumínio, como ficaria?
Diversos questionamentos sobre a venda dos lacres ainda existem, pois afinal, a venda da lata inteira traria mais retorno financeiro do que somente os lacres. Porém existem duas razões importantes para que a grande parte da lata (o alumínio) não seja utilizada para a realização desta campanha:
O manuseio e a armazenagem das latas inteiras não são ideais para serem feitos em ambientes fechados e/ou em ambientes de trabalho, pois ocuparia muito espaço e também devido a questões de higiene.
Estaríamos competindo com catadores de recicláveis, uma vez que este material é de grande valia para eles. Desta forma, arrecadando somente os lacres, a campanha não interfere de forma considerável no processo de reciclagem dos catadores.

Mitos e Verdades

1) Os lacres de alumínio são transformados em cadeiras de rodas? Como acontece este processo?
Não. O alumínio é vendido e o valor recebido é utilizado para comprar as cadeiras de roda.
2) Há pontos de compra apenas dos lacres, desconsiderando as latas?
Sim, há locais que compram somente a lata completa, no entanto há outros que aceitam apenas os lacres.
3) Por que não arrecadar a lata e o lacre juntamente, já que o conta é o peso para a venda?
Primeiramente, a arrecadação das latas prejudicaria os catadores de lata locais que em muito dependem destas financeiramente, e em segundo ponto o armazenamento e logística das latas seria inviável. 
4) Qual o preço médio de venda do alumínio?
Os lacres arrecadados pela campanha são vendidos para a empresa Ita Metais, que mantém o mesmo preço da latinha em torno de R$ 3,40.
5) Quando serão entregues as cadeiras de rodas?
A entrega da cadeira de rodas ou outro material de acessibilidade é feito no inicio de dezembro.
6) Quem definirá as instituições que receberão as doações das cadeiras?
A Unimed Cascavel, com as sugestões dos parceiros da campanha.
7) A campanha tem como objetivo estimular o consumo de bebidas?
Não, a campanha não tem esse objetivo. Pelo contrário, a mobilização tem como foco principal, arrecadar os lacres conforme utilização, independentemente do consumo. 

Quer participar?

Coloque seu nome na lista, envie para responsabilidadesocial@unimedcascavel.coop.br

Resultados

1ª Edição

Em sua primeira edição, a instituição contemplada foi a APAE. Com o lacre, foi possível comprar uma cadeira adaptada exclusivamente para crianças de 0 a 4 anos, chamada de ‘cantinho do posicionamento’. A entrega foi em setembro de 2015.

2ª Edição

Em sua segunda edição, a instituição contemplada foi a ADEFICA (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel). Com o lacre, foi possível comprar 2 cadeiras de rodas simples. A entrega foi em abril de 2016.

3ª Edição

Em sua terceira edição, a instituição contemplada foi a UOPECCAN.  Com o lacre, foi possível comprar 3 cadeiras de rodas simples. A entrega foi em dezembro de 2016.

4ª Edição

Em sua quarta edição, a instituição contemplada foi a APAE de Ubiratã e o Abrigo São Vicente de Paulo.  Com o lacre, foi possível comprar 2 cadeiras de rodas simples, 1 cadeira de banho e 01 cadeira de rodas adaptada. A entrega foi realizada em setembro e dezembro de 2017.

 

 

5ª Edição

Estamos arrecadando. A entidade beneficiada será a ADEFICA (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel).


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