Cooperar com Alegria

Cooperar com Alegria

Cooperar com Alegria é um projeto de ação única que tem por objetivo proporcionar alegria, diversão e cultura para crianças de escolas municipais. Tem por finalidade lembrar a essência do cooperativismo, unindo forças em prol de um mesmo objetivo, além de incentivar o voluntariado. São realizadas atividades sobre a importância da água, energia, materiais recicláveis e brincadeiras.

2015

Pela primeira vez, a Unimed Cascavel realizou, no dia 26 de junho, a ação Cooperar com Alegria, que fez alusão ao Dia C – Dia Mundial do Cooperativismo comemorado dia 04 de Julho. A ação foi realizada nas dependências da Faculdade UNIVEL (União Educacional de Cascavel).

O encontro reuniu aproximadamente 350 alunos da Escola Municipal Ademir Correia Barbosa e contou com várias atividades: teatro com o grupo Risologistas, contação de histórias ambientais com materiais da Sanepar (Saneamento Paranaense), informações e dicas de como economizar energia, fornecidas pela Copel (Companhia Paranaense de Energia) e amostra de brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis produzidos pela Pastoral da Criança de Cascavel.

Na ação, as crianças receberam lanches e saborearam um delicioso algodão doce e também, puderam brincar na cama elástica e chute ao gol, ressaltando a importância da integração, prática do esporte e lazer.

A Unimed Cascavel realizou a ação por meio de parceiros que contribuíram no fortalecimento e retomar a essência do cooperativismo. Dentre as parcerias destacamos  a Copel, Sanepar, Laboratório Biovel e Laboratório Parzianello.

2016

Mais de 1.200 alunos e professores da rede estadual participaram das ações promovidas pela Unimed Cascavel, na segunda edição do Cooperar com Alegria. O projeto faz referência ao Dia de Cooperar, também chamado de Dia C, comemorado oficialmente em 4 de julho. A data representa o compromisso assumido pelas cooperativas na busca por um mundo mais justo e igual.

Em 2016, a Unimed Cascavel antecipou as atividades para os dias 30 de junho e 1º de julho (quinta e sexta-feira), para aproveitar a presença dos estudantes em sala, já que a maioria estará em férias a partir de segunda-feira. Depois de passarem por um treinamento, oito colaboradores voluntários da cooperativa de saúde foram até os colégios Olinda Truffa de Carvalho e Wilson Joffre. Lá, conversaram com alunos a partir das sextas séries do Ensino Fundamental até as turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Entre os temas abordados estavam as diferenças entre cooperar e competir, bem como os conceitos e princípios do cooperativismo.

Cooperar na prática

Para exemplificar de forma lúdica o ato de cooperar, os alunos tiveram duas possibilidades: o Chute ao Gol é uma brincadeira que se remete ao futebol, um das formas mais populares no Brasil de competição em equipe. Os alunos tiveram três lances para acertar alvos com diferentes pontuações.

Também foi oferecido um jogo de vídeo game com sensor de movimento corporal. Em duplas, os alunos participaram de jogos que estimulavam as atividades em equipe.

Parceria

A Unimed Cascavel contou ainda com a Universidade Paranaense (Unipar) para oferecer exames gratuitos de pressão arterial, glicemia, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

 

 

 

 

 


Site Padrão Unimed Cascavel