Inteligência Artificial: Unimed Cascavel lança Assistente Virtual

Inteligência Artificial: Unimed Cascavel lança Assistente Virtual

6 Março 2019

A Unimed Cascavel está cada vez mais inserida na sociedade 4.0, onde a tecnologia e a inteligência artificial são integradas ao dia a dia. Em 20 de fevereiro, a sua cooperativa de saúde lançou para os colaboradores o projeto piloto da Assistente Virtual. O chatbot, termo usado para designar um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas, é uma aposta do setor de Tecnologia da Informação para promover a evolução do relacionamento com todos os públicos da singular.

Nascimento

A Assistente Virtual da Unimed Cascavel nasceu a partir da demanda identificada em ligações e e-mails, além das necessidades apontadas pelo setor de Relacionamento com o Cliente. “São cerca de 200 ligações por dia na central de Relacionamento ao Cliente, onde beneficiários pedem a segunda via de boletos, tiram dúvidas sobre liberação de guias, consultam informações sobre o cartão Unimed. Queremos oferecer mais uma ferramenta para facilitar a comunicação com a Unimed Cascavel”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Unimed Cascavel, Siloaldo Faria, que contou com a empresa curitibana Treetools para desenvolver o projeto de inovação.

Antes de ser lançada para os clientes da cooperativa, a assistente passará por um período de testes entre os colaboradores. “Esta é uma ferramenta que exige constante avaliação e manutenção tecnológica. Por isso a ideia foi disponibilizá-la primeiro para os colaboradores. Precisamos testá-la para saber se irá se adaptar ao beneficiário. O projeto foi lançado de forma piloto, pois queremos amadurecer com os erros e acertos ao lidar com essa tecnologia”, reforça Polny Bruschi, coordenador de Tecnologia da Informação e Inovação da Unimed Cascavel.

Funcionalidades

O “robô” lançado para os colaboradores presta auxílio em assuntos do setor de TI, como alteração e desbloqueio de senhas, explicação sobre teclas de atalhos para o Windows, discagem para outras Unimeds e conferência por telefone. “robô será alimentado semanalmente com novas informações. Temas como cartão-ponto, ramais, aniversariantes do dia e demais ferramentas já estão sendo criadas pela nossa equipe”, acrescenta o coordenador Siloaldo Faria.

Atualmente, a equipe de TI da Unimed Cascavel recebe cerca de mil chamados mensais. Por meio de um software que gerencia as trocas de mensagens de forma automatizada, a assistente virtual conseguirá realizar pedidos e, dependendo da complexidade, consegue saber até quando acionar um profissional do time de suporte. Tudo isso é feito de forma rápida, o que melhora a experiência de quem está do outro lado da tela.     

A assistente virtual também tem assuntos ocultos, que servem para responder perguntas interativas com os colaboradores. “Queremos que o usuário interaja com a ferramenta. Hoje, além dos assuntos que aparecem, a assistente já é capaz de pode falar sobre animais, música, Star Wars, futebol, politica, vida e vários outros assuntos. A cada nova pergunta que ela não saiba, cadastraremos essa informação para ‘ensinar’ à assistente. Por isso, contamos com a interação dos colaboradores para deixarmos a robô cada vez mais ‘inteligente’”, comemora Larissa Maciel, responsável pela evolução da ferramenta.

Inovação. Esse é o plano.