A Unimed Catalão Cooperativa de Trabalho Médico foi criada com o objetivo de preservar a dignidade no exercício da medicina e a remuneração justa, dentro de um espírito competitivo que valorizasse e respeitasse a ética médica.

Após extensas reuniões, conseguiu-se a formação de um grupo pioneiro, que iria, dentro de pouco tempo, conscientizar a coletividade médica local, dando lugar a uma mobilização que resultou na concretização dos projetos propostos. 

Em 8 de novembro de 1984, contando com 24 cooperados, fundou-se a Unimed Catalão Cooperativa do Trabalho Médico, que se reuniu pela primeira vez, em assembléia geral, no prédio situado na Av. Brasil, nº 357, do Sindicato Rural, na cidade de Catalão, estado de Goiás; nos termos da Lei nº. 5.764 de 16 de dezembro de 1971 e das normas baixadas pelo Conselho Nacional de Cooperativismo.

Ampliar a sua atuação na comunidade local e prestar uma assistência à saúde cada vez mais humanizada e de excelência a seus clientes, sempre serão compromissos prioritários da equipe de colaboradores e médicos cooperados que integram a Unimed Catalão.