Voltar

Unimed Catanduva é certificada com a ISO 9001:2015

Unimed Catanduva é certificada com a ISO 9001:2015

Unimed Catanduva é certificada com a ISO 9001:2015

Após intenso trabalho realizado pelos colaboradores, gerentes e Corpo Diretivo para padronizar a gestão da qualidade dos serviços oferecidos pela cooperativa, a Unimed Catanduva recebeu a certificação ISO 9001:2015. A certificação foi entregue pela empresa certificadora Rina Brasil. “O Corpo Diretivo agradece a todos os colaboradores que se empenharam para se adaptar aos padrões exigidos pela ISO 9001, não foi um caminho fácil, mas a dedicação e competência reflete no cuidado que cada um tem pela cooperativa”, disse o presidente da Unimed Catanduva, Dr. Armindo Mastrocola Junior.

A Unimed Catanduva iniciou o processo para a certificação em 2016, ao organizar treinamentos e cursos de capacitação aos colaboradores para o processo de certificação da ISO 9001:2015. Foi formado um comitê constituído pelos colaboradores que atuaram nos departamentos realizando as padronizações de processos, por meio da supervisão da empresa Consultoria Work, responsável pela implementação e que disponibilizou documentos e normas necessárias para a cooperativa durante o processo.

O Diretor de Recursos Próprios da Unimed Catanduva, Dr. Everaldo Gregio, foi um dos diretores auditados e gestor da ISO 9001, afirmou que o objetivo foi de criar uma harmonia entre os departamentos, o que, consequentemente, levará qualidade de atendimento ao beneficiário. “Desde o início, o nosso foco foi o atendimento de qualidade para o beneficiário, pois a cooperativa funciona para ele. Com sua satisfação, significa que atingimos o nosso objetivo”.

Uma das novidades para a cooperativa foi a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, que possibilitou a melhoria no desempenho operacional, contribuindo para o trabalho dos colaboradores, além da facilidade de atender às necessidades dos beneficiários resultando em meios eficientes que garantem a economia de tempo, dinheiro e recursos.

A colaboradora Priscila Pavone, que atuou como Representante da Direção (RD) do Sistema de Gestão da Qualidade foi preparada para a função, por meio de cursos, como o ministrado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que rege a ISO 9001 no Brasil. Relatou que houve uma aproximação maior entre os colaboradores. “Com os treinamentos foi possível reforçar o contato entre os colaboradores, que trabalharam juntos, o que possibilitou um crescimento profissional e aperfeiçoamento em nosso meio de trabalho, fazendo o levantamento de evidências, metas e de prevenção”, completou.

De acordo com a consultora Daniella Sá de Lima, a desenvoltura dos colaboradores foi essencial para garantir a certificação. “Os colaboradores foram excelentes, graças ao empenho de cada um, a Unimed Catanduva atendeu a todos os requisitos para a certificação. Cada colaborador fez todas as tarefas e a formação do comitê foi essencial para este resultado”, afirmou.

Com a certificação, a Unimed Catanduva demonstra que é uma cooperativa que trabalha de forma padrão, com foco em gestão da qualidade, proporcionando melhorias no processo por meio da gestão de análise de indicadores. Agora, a cooperativa passará por auditorias internas semestrais e externas anuais. A cada três anos será realizada a recertificação pela empresa certificadora. “Conseguir a ISO 9001 é uma grande responsabilidade para a cooperativa, agora o importante é mantê-la, por isso é essencial que todos os colaboradores trabalhem em conjunto para manterem o processo”, destacou o Diretor Superintendente da Unimed Catanduva, Dr. José Renato Pizarro.

Para o gerente da Unimed Catanduva, Dr. Julio Ferraz, a certificação da ISO 9001 é apenas um passo para o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. “Agora que todos passamos pela certificação e temos preparo para cumprir metas e tratamentos dados às não-conformidades, a Acreditação será mais fácil de ser obtida”, afirmou.

“A ISO 9001 é um mecanismo que elevará a Unimed Catanduva e mais uma forma de reconhecimento no Sistema Unimed. O próximo passo é fazer com que a cooperativa esteja entre as melhores e mais bem administradas do Brasil”, disse o Diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Dr. Prof. Durval Ribas Filho.

O Diretor Financeiro, Dr. Raul Francisco Juliato afirmou que um dos pontos que a padronização promove, que é a análise de riscos, ajudará no planejamento de investimentos. “Seremos mais criteriosos e, consequentemente, haverá economia, sendo possível ter planejamento para investir na Unimed Catanduva, graças a comprovação do nosso sistema gerencial voltado para a qualidade de nossos serviços”.

A importância da certificação

A certificação tem o objetivo de melhorar três fatores: reputação, economia e foco no resultado. Com a certificação há a melhora na reputação, pois a ISO 9001 garante que a empresa certificada cumpra os requisitos estabelecidos, o que facilita nas parcerias comerciais. Por meio da prevenção de riscos, há a garantia na economia de dinheiro, pois evita gastos ou desperdício de dinheiro e tempo em projetos que não trarão o resultado desejado. Quando há um equilíbrio entre os interesses econômicos, financeiros, sociais e ecológicos quer dizer que a gestão da qualidade dentro da empresa funciona.

ISO 9001

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, e tem o objetivo de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Presente em mais de 111 países, no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ISO conta com uma família de normas que trata de qualidade, denominada ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

                                                          

 

Fonte: Unimed Catanduva