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Aproveite bem o seu final de ano com as dicas Unimed

Aproveite bem o seu final de ano com as dicas Unimed

Especialista traz ‘receitas’ simples para encarar as próximas comemorações

Aproveite bem o seu final de ano com as dicas Unimed

Especialista traz ‘receitas’ simples para encarar as próximas comemorações

18 Dezembro 2019

Então é Natal! E o que você deve fazer para ter energia nesse final de ano? Já não é fácil conciliar a rotina de trabalho e casa, aliada à atenção da família e cuidados com a saúde. Imagine somar a tudo isso as inúmeras confraternizações da ‘firma’ e entre amigos, além das tradicionais festas de Natal e Ano Novo. Haja fôlego.

 

Na maioria das vezes, é comum acordar “quebrado” no dia seguinte. Ou porque comeu ou bebeu além do que deveria ou porque dormiu pouco. Tudo isso pode gerar picos de estresse e falta de energia, atrapalhando suas comemorações e a volta à rotina.

 

Para manter o ritmo, e também a alegria, basta seguir as dicas da endocrinologista Fernanda Valentin Assis Poiani, cooperada da Unimed Catanduva. A especialista orienta se divertir com responsabilidade. “Durma bem e evite o açúcar: o pico de insulina causa o cansaço. Já uma boa noite de sono é revigorante”, explicou.

 

Outra orientação importante é manter-se hidratado. “Tome muita água e controle a ingestão de bebidas alcoólicas, que causam desidratação”, alertou. Para evitar outros desconfortos, como inchaços ou até constipação, a endocrinologista orienta evitar alimentos gasosos e dar preferência a frutas, legumes e, se possível, carboidratos integrais, que são mais leves e têm ingestão mais rápida.

 

Para quem está controlando o peso, a especialista indica ingerir pouco álcool, açúcar e evitar frituras. “Se for consumir bebida alcoólica, prefira um drink com gim ou tônica zero. Sobre refrigerantes, dê preferência ao zero. Na alimentação, se puder, prefira a opção integral”, explicou. E completa: “ao escolher a carne, opte por aquela que passou por menos processos de fritura. Já na sobremesa, escolha um tipo de doce e invista nas frutas da estação”, completou.

 

Investir em sucos detox alivia os inchaços que uma ceia natalina ou da virada de ano podem causar no dia seguinte. Faça receitas que incluam couve, abacaxi, limão ou gengibre, além de alimentos diuréticos como melancia, por exemplo.

 

Atividades Físicas

 

A semana entre Natal e Ano Novo não é desculpa para emendar a pausa na atividade física. A especialista indica a academia, se estiver em funcionamento, ou investir em caminhadas ou treinos em casa por meio de vídeos ou aplicativos de exercícios básicos. “Siga essas dicas. Elas serão muito úteis para ajudar a manter o peso e a começar o ano com muito mais energia”, concluiu Fernanda.


Fonte: Ariane Godoi | Unimed Catanduva