Voltar

Bebê que teve parto antecipado recebe alta após 78 dias internada

Bebê que teve parto antecipado recebe alta após 78 dias internada

Helena nasceu na 27ª semana de gestação da mãe, Milena, que contraiu Covid-19

Bebê que teve parto antecipado recebe alta após 78 dias internada

Helena nasceu na 27ª semana de gestação da mãe, Milena, que contraiu Covid-19

20 Setembro 2021

A bebê Helena Flora de Brito recebeu alta hospitalar na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro, depois de passar 78 dias internada no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva. Ela nasceu prematura no dia 2 de julho, na 27ª semana de gestação da mãe, Milena de Brito Vilela, que passou por complicações pela Covid-19.

 

A despedida foi marcada pela emoção e alegria dos familiares e profissionais que a acompanharam durante este período, com direito a bexigas e corredor de honra. A comemoração ocorreu no acesso principal da unidade e foi organizada pelos profissionais de saúde junto ao Comitê de Humanização do hospital.

 

Helena, que nasceu com apenas 38 centímetros e 900 gramas, teve uma boa recuperação e, na alta, alcançou os 46 centímetros e 2.015 quilos. Os pais moram em Andradina, a 296 quilômetros de Catanduva. O esforço que fizeram para visitar e ficarem próximos à filha foi recompensado. “É um dia muito feliz e que desejamos bastante; a Helena foi muito esperada. Passa um filme na cabeça sobre tudo o que passamos até aqui. Nós duas fomos guerreiras e, hoje, podemos comemorar juntas”, disse Milena. Ela ficou internada no HUSD por 40 dias.

 

 

O pai, Anderson Vilela dos Santos, é profissional da saúde e atua há 10 anos na área de cuidados intensivos; por isso, entendeu os desafios que mulher e filha tiveram de enfrentar. “Pedimos muito a Deus a volta da nossa filha para os nossos braços. Agradecemos a toda a equipe médica e de enfermagem do hospital”, disse.

 


Estrutura de atendimento completa

 

O HUSD conta com estrutura completa para o atendimento e acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. A Maternidade dispõe de quartos amplos para o descanso no pré e pós operatório, além de toda a estrutura necessária para o conforto da mãe e do bebê, como sala de preparo e de ordenha. Na Pediatria, o ambiente é totalmente temático e faz com que as crianças se sintam ainda mais acolhidas. O espaço também dispõe de uma brinquedoteca.

 

Para os casos em que são exigidos cuidados médicos redobrados, o hospital dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica com equipamentos de ponta, além de profissionais qualificados e extremamente dedicados. A segurança do serviço prestado é certificada pelo próprio paciente, como é o caso da Helena.

 

“Depois de algumas intercorrências, inclusive infecciosas em razão de ser um bebê prematuro, Helena pode finalmente ir para casa, em boas condições, seguindo um acompanhamento ambulatorial”, disse o pediatra e intensivista José Marcondes Netto, responsável pelo setor.

 

Para o tratamento mais humanizado, são acrescentadas técnicas mundialmente conhecidas e que contribuem para o tratamento e recuperação do bebê, a exemplo da técnica do ninho que, pelo seu formato oval, lembra o útero materno.

 

 


| Patrícia Santos

Fonte: Unimed Catanduva