Voltar

Cozinha hospitalar: tempero com muito amor

Cozinha hospitalar: tempero com muito amor

Serviço com qualidade faz diferença no Hospital Unimed São Domingos (HUSD)

Cozinha hospitalar: tempero com muito amor

Serviço com qualidade faz diferença no Hospital Unimed São Domingos (HUSD)

18 Novembro 2020

Você já parou para pensar de onde vem ou como é preparada cada refeição em um hospital? No Hospital Unimed São Domingos (HUSD), a GRSA Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte é, desde 2015, parceira e responsável por todo o processo da cozinha, lactário e cafeteria e tem o compromisso de atender o cliente com qualidade e satisfação – atributos fundamentais para o atendimento na unidade hospitalar.

Atualmente, a cozinha do hospital, gerida pela nutricionista Jiani Torres Gomes, conta com 20 colaboradores: além dela, são mais duas cozinheiras, quatro ajudantes de cozinha, duas lactaristas e nove copeiras.  Na cafeteria, que funciona também como lanchonete, trabalham três atendentes e uma assistente técnica.

Jiani reforça que o serviço de nutrição prestado pela GRSA atua 24 horas por dia. “Alguns colaboradores trabalham em escalas 12h por 36h e outros em escalas de 6 dias por 1, ou 5 dias por 2”, explicou. A lanchonete fica aberta de domingo a domingo, das 7h30 às 21h30, e as colaboradoras trabalham em escalas de 6 dias por 1.

A ajudante de cozinha Fabiana Aparecida Marques Alencar deixou a linha de produção em uma fábrica de ventiladores para se dedicar à área da alimentação. Na unidade há 4 anos e 10 meses, está realizada. “É muito bom trabalhar aqui. Minha função é a parte do café, fico responsável pela preparação dos lanches do Centro Cirúrgico e da sala da diretoria. Também auxilio nas marmitas, quando necessário, e na cafeteria”.

No caso de internação, o preparo da nutrição prevê cinco refeições para cada paciente por dia, sendo café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. O processo é iniciado na cozinha, desde o preparo e envase até a entrega nos quartos.  “A GRSA segue os mais altos procedimentos e protocolos de qualidade, desde o recebimento dos produtos, armazenamento, preparo, envase das nutrições e distribuição das refeições e lanches para os pacientes”, ressalta a nutricionista.

A mesma qualidade também é garantida no lactário, onde são atendidas as crianças da pediatria e da UTI Infantil e Neonatal, no que se refere à preparação de leites e fórmulas, e na lanchonete.

Além das refeições seguindo o protocolo nutricional de cada paciente, a GRSA em parceria com o HUSD, promove mensalmente o projeto dos aniversariantes. “Quando um paciente faz aniversário preparamos um bolo, desde que autorizado pela equipe médica do hospital, e um cartão de felicitações. Isso traz mais humanização e acolhimento aos pacientes”, reforça a gerente da GRSA.

RECEITA

Confira uma das receitas mais utilizadas na unidade.

Importante ressaltar que as refeições são preparadas seguindo a dieta de cada paciente.

 

Fricassê de Frango

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de milho verde
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 100 g de azeitona sem caroço
  • peitos de frango cortados em tiras pequenas
  • 200 g de muçarela fatiada
  • 100 g de batata palha
  • 1 xícara de água
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

  1. Refogue o frango com alho, cebola e sal;
  2. Acrescente o milho, requeijão e as azeitonas até ficar com uma textura espessa.
  3. Coloque o refogado numa assadeira, cubra com muçarela e espalhe a batata palha por cima.
  4. Leve ao forno até borbulhar.
    Dica: sirva com Macarrão Alho e Óleo

Fonte: Patrícia Santos | Unimed Catanduva