Voltar

HPV: busque a prevenção e evite até 13 tipos de câncer

HPV: busque a prevenção e evite até 13 tipos de câncer

Vacina já está disponível na Univacin

HPV: busque a prevenção e evite até 13 tipos de câncer

Vacina já está disponível na Univacin

17 Dezembro 2020

 

Usar camisinha e tomar anticoncepcional são métodos seguros para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, ou até uma gravidez indesejada. Ainda assim, pessoas sexualmente ativas ou que futuramente podem vir a ter relações sexuais estão expostas a outras doenças. E a maioria desses males pode ser evitado por meio de uma única vacina: a do HPV.

 

Inclusive, a imunização já está disponível na Univacin, a clínica de vacinas da Unimed Catanduva, para adolescentes acima de 15 anos que ainda não tenham tomado as doses na rede pública.

 

O HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano, doença que pode causar 150 tipos de infecções e destes, 40 podem infectar o trato ano-genital. O HPV também pode causar 13 tipos de câncer: no pênis, no ânus, na garganta, no colo de útero, dentre outros. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 70% dos casos de câncer do colo do útero sãos provenientes do HPV.

 

“As vacinas da Univacin são para homens e mulheres que não foram vacinados no programa preconizado pelo SUS, destinado a meninas de 9 a 14 anos e rapazes dos 11 a 14 anos”, explicou a enfermeira responsável pela Univacin, Maria Luiza Stuk.

 

Na rede particular, a campanha dura até junho de 2021 e atende a mulheres até 45 anos e homens até os 26 anos. Para uma imunização eficaz, são necessárias três doses. “Estamos com descontos especiais para todas as vacinas, então, vale a pena passar aqui, trazer a carteirinha e iniciar a vacinação, protegendo-se destas e outras doenças”, completou Stuk.

 

Sobre o HPV

A infecção pelo HPV é muito frequente. Sua transmissão pode ocorrer por contato direto com a pele ou mucosa infectada, por meio da relação sexual (sexo oral, vaginal ou anal). Pode haver transmissão vertical da mãe para o bebê durante o parto.

 

Ainda não há comprovação de outras formas de transmissão, como objetos, uso de vaso sanitário, piscina ou compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.

 

Univacin – Clínica de Vacinas

Rua Sergipe, 583 – Catanduva

Telefone: (17) 3531-3141

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.


Fonte: Ariane Godoi | Unimed Catanduva