Voltar

Laboratório Unimed é certificado novamente com selo PALC

Laboratório Unimed é certificado novamente com selo PALC

Acreditação é altamente recomendável pela Medicina Laboratorial e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica

Laboratório Unimed é certificado novamente com selo PALC

Acreditação é altamente recomendável pela Medicina Laboratorial e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica

23 Janeiro 2020

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a recertificação PALC (Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos). O selo é uma garantia do grau de confiabilidade, qualidade e segurança dos procedimentos executados pelo laboratório.

 

A unidade de Catanduva obteve resultado satisfatório na acreditação, permanecendo entre os 183 laboratórios acreditados no país; 63 deles no Estado de São Paulo. Na região, é a única em sua área de ação a conquistar tal resultado. A auditoria é realizada anualmente por fiscais do programa de acreditação.

 

“O programa é altamente recomendável pela Medicina Laboratorial e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) e é também um dos mais difíceis de conquistar. Temos orgulho de ser um dos 63 laboratórios do Estado a ter esta certificação”, disse Fábio Macchione dos Santos, diretor de Recursos Próprios da Unimed Catanduva.

 

O Laboratório da Unimed Catanduva conta, ainda, com a tecnologia de química seca, ou seja, não há o uso de água na análise dos exames, garantindo a confiabilidade de 99,99% nos resultados.

 

Para este ano, foram avaliados a dinâmica utilizada pela equipe, as não-conformidades e suas tratativas. “A auditoria avalia as documentações, processos descritos e se o processo é utilizado na prática; também são feitos testes de qualidade dos exames, um processo bem detalhado e importante que deve ser realizado, garantindo a confiabilidade dos serviços prestados”, explicou Sandra Nunes, coordenadora da Qualidade do HUSD.

 

Dentre as melhorias, houve a capacitação das coordenadoras Elisandra Torres, responsável pelo laboratório do hospital, e Márcia Abreu, coordenadora da unidade de coleta, por meio do curso de Auditoria Interna, fornecido pela SBPC.

 

Para a coordenadora Márcia Abreu, ter o PALC gera confiança nos trabalhos prestados à comunidade. “A acreditação é uma prova de segurança, confiança e da alta tecnologia dos nossos serviços. Desde que o beneficiário entra em nossa unidade de coleta até pegar o resultado do exame, há o controle da entrada e saída do material coletado”, disse.

 

O Laboratório

 

A Unidade de Coleta, localizada na rua 13 de Maio, 1.355, atende de segunda a sexta-feira, das 6 às 17h30, e aos sábados, das 6 às 11 horas. As coletas são realizadas das 6 às 10 horas; até às 16 horas em caso de emergência ou exame do pezinho. Aos sábados, as coletas poderão ser feitas das 6 às 9 horas; e aos domingos no HUSD, das 7 às 9 horas.

 

O atendimento é realizado por ordem de chegada, mas também pode ser agendado, das 10 às 16 horas, pessoalmente ou pelo telefone (17) 3531-3125.

Fonte: Ariane Godoi | Unimed Catanduva