Voltar

Live da Saúde: tire suas dúvidas sobre o Aleitamento Materno

Live da Saúde: tire suas dúvidas sobre o Aleitamento Materno

Marque na agenda: dia 2 de agosto, às 17h, nas redes sociais da Unimed Catanduva

Live da Saúde: tire suas dúvidas sobre o Aleitamento Materno

Marque na agenda: dia 2 de agosto, às 17h, nas redes sociais da Unimed Catanduva

2 Agosto 2021

Ser mãe é uma experiência que requer muitas descobertas. Uma das principais dúvidas das mamães, seja ainda na gestação ou com o bebê nos braços, é a amamentação. No Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Unimed Catanduva e o Hospital Unimed São Domingos (HUSD) promovem uma Live da Saúde especial, voltada ao tema, com a enfermeira Raíssa Somer Silva, coordenadora da UTI Materno Infantil do HUSD.

 

A live inicia a Semana do Aleitamento Materno, no dia 2 de agosto, às 17 horas, nas redes sociais da Unimed Catanduva; pelo Facebook: facebook.com/unimedcatanduva e pelo Instagram: @unimedcatanduva. No decorrer da semana, serão feitas atividades educativas junto às mamães da maternidade.

 

Importante ressaltar que as dúvidas são bastante comuns, já que o corpo da mãe e o comportamento do bebê são diferentes nesse primeiro contato. “Assim que a mãe sai do pós-operatório, nós levamos o bebê para ter o primeiro contato com ela e, com isso, os primeiros exercícios para estimular o aleitamento”, disse.

 

As enfermeiras auxiliam no processo, orientando sobre massagens e estímulos que contribuem no aleitamento e sobre como fazer a pega correta. Outro passo é ensinar o bebê a fazer a sucção correta. “Isso faz com que o bebê não machuque o bico do seio da mãe, evitando as fissuras mamárias”, completou.

 

Raíssa destaca que esses primeiros dias de contato e amamentação são difíceis, porém, cruciais para que mãe e filho tenham uma ligação satisfatória. “É importante que a mãe inclua uma rotina de sempre estimular o bebê a mamar. Nos primeiros dias, de duas em duas horas durante o dia e de três em três horas à noite”, explicou. Sobre o tempo de duração de cada mamada, a decisão é entre a mãe e o bebê. O tempo de amamentação ideal é de, no mínimo, seis meses até os dois anos de idade.

 

Na Live da Saúde, poderão ser sanadas uma série de dúvidas, como: qual a duração ideal e se o bebê pode mamar os dois seios em uma mesma mamada; quais exercícios fazer para evitar que o leite “empedre”; quais os exercícios para estimular as mamas; tira-dúvidas sobre os tipos de seios; se existe leite fraco; dentre outras.

 

Vantagens do aleitamento materno

Para a mamãe:

- Redução do peso de forma mais rápida;

- Diminuição de sangramento intrauterino;

- Afeto e vínculo entre mãe e filho, pois a amamentação promove o contato visual.

 

Para o bebê:

- Ganho de peso de forma saudável;

- Diminuição de riscos de desenvolver doenças respiratórias;

- Não causa cólicas.

 

 

 


Fonte: Ariane Godoi | Unimed Catanduva