Voltar

Medicina Preventiva promove desafio de 15 dias

Medicina Preventiva promove desafio de 15 dias

Colaboradoras compartilharam a experiência

Medicina Preventiva promove desafio de 15 dias

Colaboradoras compartilharam a experiência

26 Abril 2021

Duas semanas com atividades de alimentação saudável, exercícios físicos e saúde mental. Esse foi o desafio da Medicina Preventiva para as pacientes atendidas nos grupos terapêuticos do departamento. Por conta das restrições para frear a disseminação da Covid-19, muitos não encontram opção para sair da zona de conforto. Neste sentido, o grupo foi criado para incentivar as participantes a não perderem o foco e buscarem a melhoria contínua em novos hábitos, mesmo que em casa.

 

O atendimento também foi estendido aos colaboradores. Nesta etapa, quatro funcionárias participaram de forma ativa, compartilhando os pratos, as dificuldades e cada vitória comemorada entre as participantes. O grupo foi monitorado por parte da equipe multidisciplinar: a nutricionista Thamires Correa Baldi, a educadora física Cíntia Marques Leal Zolin e a psicóloga Ana Maria Brambilla, que encaminhavam os desafios diários para corpo, mente e alimentação.

 

Para Fernanda Aquino, assistente de Auditoria Médica, a meta para este ano já era melhorar os hábitos alimentares e ter uma qualidade de vida melhor com atividades físicas. “Com o grupo, passei a ver que quando traçamos metas e objetivos, conseguimos ter uma qualidade de vida melhor”, disse. Para ela, foi surpreendente ver que a hidratação era um fator que precisava melhorar.

 

Quem também colocou como meta para o ano a melhora da saúde foram as colaboradoras do Intercâmbio, Gislaine Felizardo e Larideize Fernandes. Inclusive, ambas deram continuidade aos aprendizados após o fim do desafio.

 

“Me sinto muito mais disposta para iniciar o dia. Acordo mais cedo e faço 30 minutos de exercícios físicos todos os dias”, contou Gislaine. O marido também entrou no ritmo, com caminhadas diárias. Além disso, ela adotou o hábito de tomar café da manhã. “Sou muito agradecida aos profissionais da Medicina Preventiva, pois hoje sinto que mudar os hábitos só faz bem”, comemorou.

 

Larideize procurou focar na alimentação. Na sua rotina, ela divide a atenção com sua filha Milena, de quase 2 anos. “O mais difícil são os exercícios físicos. Foram dias intensos, com muitos desafios, o grupo ajuda bastante, com todas incentivando, ajudando a focar e a voltar no ritmo quando damos uma ‘escorregada’. Aos poucos, estou aprendendo a me policiar e fazendo disso um hábito. Sou muito grata a todos pela oportunidade”, disse.

 

Resultado

A eliminação de peso, um dos objetivos do grupo, resultou em premiação. A soma da perda de peso entre as participantes foi de cerca de 12,2 quilos. A vencedora neste quesito foi a empresária Alessandra Kater Nobalbos, que ‘ganhou’ menos 2,2 quilos na balança. “O resultado mostra o quanto é importante o envolvimento e apoio de todas”.


Fonte: Ariane Godoi | Unimed Catanduva