Voltar

Obra na UTI Adulto segue em ritmo acelerado

Obra na UTI Adulto segue em ritmo acelerado

Unidade passará a contar com leitos maiores e preparados para visitas estendidas

Obra na UTI Adulto segue em ritmo acelerado

Unidade passará a contar com leitos maiores e preparados para visitas estendidas

1º Novembro 2021

 

Com investimento constante em melhorias, a obra de reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), gerido pela Unimed Catanduva, avançou mais uma etapa. A unidade, de 707 metros quadrados, vai quase dobrar o seu espaço para o atendimento aos dez leitos existentes. 

 

De acordo com o engenheiro clínico Fernando Barreto, nesta nova etapa a obra recebeu reforço da estrutura para fixação de forro de gesso, adequação para a afixação das estativas e demolição de parte da UTI atual (sem prejuízos ao atendimento habitual).

 

Os leitos de isolamento viral contarão com sistema de ar condicionado especial, com pressão negativa (específica para pacientes com problemas respiratórios). Outra novidade é a instalação de pontos na beira dos leitos para o tratamento de hemodiálise.

 

A nova UTI contará com ar condicionado central e dispositivo elétrico supervisor de isolamento IT médico – sistema que supervisiona problemas de curto-circuito e garante a proteção do paciente, evitando, assim, possível acidente com corrente elétrica. Todo o ambiente contará com sistema de nobreak, além de energia elétrica de concessionária e do gerador, garantindo assistência permanente aos leitos em caso de falta de energia.

 

Construção

A construção no estilo stell frame é dotada de um sistema isolante térmico e acústico que diminui o ruído e incidência de calor. O espaço conta com janelas especiais antirruídos, para reduzir o barulho exterior, e iluminação natural.

 

O sistema de infraestrutura utiliza coluna com ponto de gases medicinais (essenciais para uso de inalação ou ventilação mecânica), rede elétrica e sinal de lógica. Tudo centralizado na coluna suspensa, o que, de acordo com Fernando, facilita a disposição dos equipamentos.

 

A nova UTI também contará com duas unidades de Enfermagem, sendo uma de manipulação de medicamentos (área molhada) e outra com área de prescrição (onde é feita a administração e monitoramento da evolução dos pacientes).

 

Visitas estendidas

Coordenador da UTI, o intensivista José Braz Cotrim explicou que a visita estendida se trata de um trabalho multidisciplinar em benefício do paciente.  Após a sua conclusão e passado o período de pandemia, a unidade poderá iniciar o projeto de visita estendida que, em alguns casos, permitirá que o visitante permaneça por até dez horas ao lado do paciente.

“Esses casos serão autorizados pela equipe médica e de psicólogos. Critérios que variam de UTI para UTI e de caso a caso. O médico define se há risco para o visitante e o psicólogo avalia a capacidade emocional do visitante de estar dentro do ambiente de UTI”, explicou Braz.


Patrícia Santos

Fonte: Unimed Catanduva