Voltar

Unimed Catanduva apoia campanha Outubro Rosa 500km

Unimed Catanduva apoia campanha Outubro Rosa 500km

Projeto conta a superação de quatro pacientes

Unimed Catanduva apoia campanha Outubro Rosa 500km

Projeto conta a superação de quatro pacientes

24 Setembro 2021

A Unimed Catanduva é uma das parceiras do projeto Outubro Rosa 500km, que desafia pacientes que passaram por processo de tratamento de câncer, ou familiares, a pedalar 500 quilômetros durante o mês de outubro. A ação é idealizada pelo mastologista Eduardo Malaquias Chagas, cooperado da Unimed Catanduva, e tem o apoio de vários parceiros.

Com o objetivo de falar sobre o câncer de mama, o projeto abordará temas como benefícios e cuidados para pessoas que passam ou passaram pela doença. Serão postadas entrevistas com assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e educadora física. As gravações com os profissionais estão sendo registradas no Instagram do projeto.

“Queremos levar informações a todos e destacar que o câncer de mama é cada vez mais comum e não escolhe religião, raça ou classe social”, explicou o mastologista. “A escolha da pedalada foi unir a paixão dos participantes pelo esporte e o desafio pessoal para atingir os 500 quilômetros, mostrando que há vida depois do câncer”, completou o médico.

A partir do dia 1º de outubro, o público poderá acompanhar a programação. Acesse: outubrorosa500km.com e siga o Instagram @outubrorosa500km.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres; pelo menos 1% dos homens pode desenvolvê-lo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 66 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados neste ano.

Para diminuir a incidência, é importante buscar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, amamentar e manter o peso saudável. Os exames preventivos junto ao profissional de saúde são fundamentais, além do autoexame, que pode indicar nódulos e caroços nos seios: ele pode ser feito durante o banho ou na troca de roupa, o que for mais confortável.

O câncer detectado no início tem mais chances de ter um bom prognóstico.