Voltar

Unimed Catanduva mantém nota positiva em avaliação de qualificação da ANS

Unimed Catanduva mantém nota positiva em avaliação de qualificação da ANS

Relatório da ANS divulgou resultado do Programa de Qualificação das Operadoras

Unimed Catanduva mantém nota positiva em avaliação de qualificação da ANS

Relatório da ANS divulgou resultado do Programa de Qualificação das Operadoras

19 Abril 2021

A Unimed Catanduva mantém pontuação positiva no Programa de Qualificação de Operadoras, iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora obteve a nota 0,7841 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2020. Os dados são referentes ao ano-base 2019. Clique aqui e confira cada nota detalhada.

 

O IDSS é dividido em quatro dimensões. No Índice de Sustentabilidade no Mercado (IDSM), a operadora obteve a nota 0,8566. O indicador monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

 

No indicador de Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS), a operadora obteve nota 0,7801, com destaque para o Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças dos Clientes) com nota 1. Essa pontuação é atribuída às operadoras que têm programas de promoção à saúde. A Unimed Catanduva conta com a Medicina Preventiva, além das unidades do Centro de Atenção Integrada à Saúde e Medicina Preventiva em Santa Adélia e em Itajobi.

 

As outras dimensões avaliadas foram o Índice de Desenvolvimento de Garantia de Acesso – IDGA, com nota 0,6491. Na dimensão, são avaliadas as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

 

Já no Índice de Gestão de Processos e Regulação (IDGR), a cooperativa obteve nota 0,9835. Essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.


Sobre o IDSS

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

 

O índice permite a comparação entre as operadoras e a disseminação de informações de forma transparente, reduzindo a assimetria de informação, falha de mercado que pode comprometer a capacidade de escolha do consumidor para contratação ou troca de um plano, além da ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

 

Ano base 2018 – Clique aqui

Ano base 2017 – Clique aqui


Fonte: ANS (Programa de Qualificação de Operadoras ANS)

 


Fonte: Patrícia Santos | Unimed Catanduva