Voltar

Sistema Unimed-RS celebra parceria para apoiar o Abril Branco

Sistema Unimed-RS celebra parceria para apoiar o Abril Branco

Sistema Unimed-RS celebra parceria para apoiar o Abril Branco

Central-RS, Federação/RS e Instituto Unimed/RS abraçam a causa da ONG Projeto Camaleão, que visa informar, empoderar e unir pessoas diagnosticadas com câncer


O câncer não escolhe idade, cor de pele, gênero ou condição social. Mas, o suporte a projetos e causas que busquem dar melhores condições de vida às pessoas diagnosticadas com a doença é, sim, uma questão de opção. Sob esta perspectiva, o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, por meio da Central de Serviços- RS, ofereceu, sem custos, no fim de 2020, o seu Prontuário Eletrônico (PEP) ao Projeto Camaleão, Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos de apoio à pessoa com qualquer tipo de câncer.

Neste mês de março, a aproximação entre as entidades foi ampliada. Desta vez, a parceria envolverá o apoio do Instituto Unimed/RS, da Unimed Federação/RS e da própria Central ao “Abril Branco – o câncer em todas as cores”, iniciativa que aproxima pacientes, familiares, equipes médicas, associações e empresas para informar, empoderar e unir as pessoas com câncer, por meio de videoconferências e atividades educativas e de conscientização sobre a promoção de saúde, diagnóstico e tratamento.

As atividades têm início no dia 1º de abril às 19h, com palestra virtual sobre os direitos dos pacientes, e seguem ao longo do mês com mais quatro encontros online, que discutirão: cuidados paliativos, Covid-19, nutrição e sexualidade. Uma robusta campanha nas redes sociais, abordando os diferentes tipos de câncer e depoimentos também será realizada.


De acordo com o presidente da Unimed Federação/RS, Dr. Nilson Luiz May, a aderência do Sistema Unimed-RS ao Projeto Camaleão reforça o compromisso com o cuidado, transformando em ação o 7º princípio do cooperativismo, que trata da relação com a comunidade.

O raciocínio é reforçado pelo presidente da Central, Dr. Jorge Guilherme Robinson, e pelo diretor administrativo do Instituto, Dr. Alcides Mandelli Stumpf, que participaram de reunião com a fundadora do Projeto Camaleão, Flavia de Oliveira, para confirmar a parceria e as ações a serem desenvolvidas durante o Abril Branco. Na ocasião, as lideranças destacaram que, independentemente do tipo da enfermidade, é preciso dar voz a todos os pacientes, lembrando que o câncer é o inimigo em comum.

Saiba mais

  • O Abril Branco nasceu em 2017, numa alusão ao dia 8 de abril, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A cor branca, por sua vez, foi escolhida por representar a soma de todas as cores, buscando, assim, dar  visibilidade aos diversos tipos de câncer, especialmente os raros, que muitas vezes carecem de grupos de apoio e campanhas próprias. Para conhecer, clique aqui.
  • Segundo o INCA, a estimativa é de que 625 mil novos casos de câncer devam surgir no triênio 2020-2022.
  • PEP Unimed está em fase final de implantação junto ao Projeto Camaleão. A ferramenta será utilizada para cadastro e monitoramento dos pacientes, representando importante acréscimo ao processo de gestão da entidade.


Sobre o Projeto Camaleão
Tem como missão promover acolhimento, assistência e a reinserção social, por meio do reforço da autoestima e da autonomia. O grupo, que conta com o trabalho voluntário de 37 pessoas, oferece apoio multidisciplinar gratuito para pacientes e cuidadores. Entre as atividades realizadas estão grupos terapêuticos, aulas de ioga e meditação, sessões de Reiki, fisioterapia e fonoaudiologia, aulas de tricô e crochê. Em razão da pandemia, desde março de 2020, o atendimento tem sido realizado de modo virtual, sendo que, no ano que passou, foram realizados 4.245 atendimentos, com uma média de 250 pacientes por mês. Para participar, basta enviar uma mensagem de whatsapp para o número (51) 9968 47450. Como associação, o Projeto Camaleão não tem fins lucrativos – por isso, sua manutenção vem das doações feitas por pessoas físicas e empresas. Saiba mais no site: www.projetocamaleao.com.

Siga, curta e compartilhe as iniciativas do Projeto Camaleão nas redes sociais. Para participar das ações do Abril Branco, acompanhe a programação em:

 

 

Texto: Instituto Unimed RS 
Publicação: 31/03/2021


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


Não há tags.