Voltar

Arroz parboilizado, branco ou integral: descubra qual o mais saudável

Arroz parboilizado, branco ou integral: descubra qual o mais saudável

Qual é a opção mais saudável, o arroz parboilizado, branco ou integral? Tire suas dúvidas com esse guia completo.

Arroz parboilizado, branco ou integral: descubra qual o mais saudável

28 Fevereiro 2018

 

Arroz parboilizado é melhor que o branco ou integral? Essa é uma dúvida bastante comum.

 

O clássico da culinária brasileira – e companheiro inseparável do feijão – pode ser encontrado em inúmeras versões: branco, vermelho, cateto, arbóreo, selvagem. 

 

No entanto, as variedades que normalmente compõem a mesa do brasileiro são o branco polido, parboilizado e integral. Mas aí surgem as dúvidas:

 

Qual é o mais saudável?

Qual devo escolher no momento da compra?

 

Os processos da indústria alimentícia, como o polimento excessivo dos grãos, podem diminuir a quantidade de nutrientes dos alimentos. Assim, o mais indicado é optar pelos itens menos processados. 

 

Com o arroz acontece o mesmo. Alguns processos alteram as propriedades dos grãos. Conheça as características dos tipos de arroz mais consumidos e faça a sua escolha considerando as propriedades e benefícios de cada um. 

 

Preparamos um artigo completo para você entender tudo sobre o arroz parboilizado. Neste artigo, você vai aprender: 

 
  • Arroz parboilizado ou integral: Qual é o mais saudável? 
  • Afinal, o que é arroz parboilizado? 
  • Conheça os benefícios do arroz parboilizado
  • Como fazer arroz parboilizado: passo a passo
  • Tire suas dúvidas sobre o arroz parboilizado
 

Boa leitura!

Arroz parboilizado ou integral: qual é o mais saudável?

O arroz integral é o grão intacto, por isso, mantém melhor os nutrientes e fibras

 

O arroz integral é o grão intacto com camadas de farelo. Já o arroz parboilizado é descascado e polido, mas passa por um processo de parboilização que é realizado na água. Esse processo faz com que os nutrientes dos farelos penetrem no centro do grão, permanecendo ali. Ainda assim, o alimento com menos processamento será sempre melhor. 

 

Uma pesquisa divulgada em 2017 por Isabel Massaretto, pós-doutoranda do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o arroz integral tem cerca de 20% a mais de proteína e duas vezes e meia a mais de fibras que o arroz branco. Além de minerais, lipídios e vitaminas. 

 

Além disso, em termos nutricionais, o integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral e tem índice glicêmico menor que o arroz branco. Ou seja: arroz integral ganha. 

 

Veja a tabela comparativa para 100g de cada arroz: 

 

Tabela Nutricional

Arroz Parboilizado

Arroz Integral

Fibras

0,63g

2,7g

Proteínas

3,2g

3g

Gorduras

0,6g

1g

Calorias

123kcal

121kcal

 

Arroz parboilizado é melhor que arroz branco? 

O arroz parboilizado é descascado e polido, assim como o arroz branco. 

 

A diferença entre eles é que o parboilizado passa por um processo de parboilização, que é quase um pré-cozimento. A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco.

 

Dessa forma, o arroz parboilizado, além de cozinhar mais rápido do que o branco e não grudar caso ultrapasse o tempo de cozimento, retém mais fibras e proteínas do que o arroz branco.

 

Veja a tabela comparativa para 100g de cada arroz: 

 

Tabela Nutricional

Arroz Parboilizado

Arroz Branco

Fibras

0,63g

0,49g

Proteínas

3,2g

2,32g

Gorduras

0,6g

1,18g

Calorias

123kcal

124kcal

Afinal, o que é arroz parboilizado?

A origem do nome vem do termo partial e boiled (parcialmente aquecido). Trata-se de um processo – encharcamento, aquecimento e secagem – no qual os grãos se tornam mais resistentes e de fácil manejo para o consumidor. 

 

Não tem tantas fibras quanto o arroz integral, que é o grão bruto, mas é uma excelente opção para quem procura uma versão mais saudável do alimento mais popular do Brasil. 

- Como é feita a parboilização

No Brasil, o arroz parboilizado foi, inicialmente, chamado de “arroz pré-cozido”. Além do nome não pegar no mercado, não está totalmente correto. Isso porque o processo de parboilização não é a mesma coisa que um cozimento. 

 

A parboilização acontece quando o arroz é imerso na água a 50 °C. Esse processo permite que o arroz, mesmo descascado e polido, mantenha os nutrientes do arroz integral, como vitamina B, magnésio, fósforo e potássio - claro que em diferentes proporções. 

 

 O processo é dividido em 3 fases: 

 

  • Encharcamento: o grão do arroz, ainda com a casca, é mergulhado na água quente por algumas horas. Conforme o arroz absorve a água, parte das fibras e nutrientes da casca é, também absorvida pelo grão. 
  • Gelatinização: o arroz, ainda úmido, é exposto a uma temperatura muito elevada, com pressão de vapor. Nesse momento, os nutrientes que penetram no grão são fixados nele. 
  • Secagem: a última etapa consiste na secagem, para que o grão possa, então, ser descascado e polido, assim como acontece com o arroz branco. 

Conheça os benefícios do arroz parboilizado

 

O arroz é um alimento que contém bons índices de fibras e proteínas e tem poucas calorias

 

Em geral, o arroz é um alimento com muitos benefícios. Fonte de nutrientes e fibras, boa fonte de proteína, baixo teor calórico são alguns exemplos.

 

Confira a lista de benefícios do arroz: 

 
  • Fonte de minerais como ferro e potássio
  • Contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B
  • Tem baixos índices de gordura e colesterol
  • É composto por mais de 70% de carboidrato, por isso é fonte de energia
  • É de fácil digestão
  • A combinação do arroz com feijão é uma rica fonte de proteína
  • Por não possuir glúten pode ser consumido por pessoas com doença celíaca
 

A esta lista, adicionam-se, no caso do arroz parboilizado: 

 
  • Maior percentual de fibras e proteínas
  • Custo reduzido, se comparado ao integral
  • Cozinha mais rapidamente
  • Fica mais soltinho na panela
  • Tem maior rendimento
  • Conserva-se por mais tempo
  • Pode ser reaquecido sem perder suas propriedades
  • Exige cerca de 50% menos óleo

- Vantagens do arroz parboilizado versus arroz branco polido 

O arroz branco polido tem grande quantidade de amido e poucos nutrientes. Isso porque muitos nutrientes se perdem no processo de moagem para obter o arroz polido. 

 

Portanto, o arroz branco polido apresenta uma quantidade menor de proteínas, vitaminas e minerais quando comparado ao arroz parboilizado

 

Além disso, o arroz polido tem alto índice glicêmico. Isso significa que, após o consumo, o organismo libera uma grande quantidade de insulina de modo a manter o nível normal de glicose no sangue. 

 

O aumento da produção insulínica resulta em menor saciedade após as refeições. Assim, você terá fome logo depois de uma refeição com arroz branco.

 

Cereais polidos excessivamente, como o arroz branco e os grãos de trigo usados na fabricação de farinhas de trigo, apresentam menor quantidade de fibras e nutrientes. 

 

Por isso, o Ministério da Saúde recomenda versões de cereais menos processados, como o arroz integral e, no caso das farinhas, a farinha de trigo integral.

- Vantagens do arroz parboilizado versus arroz integral

Uma pesquisa da USP, divulgada por Fabiana Kawassaki, nutricionista e doutora em tecnologia nuclear, indicou que o arroz integral e o parboilizado integral têm composições similares de macronutrientes e minerais. 

 

Além disso, o parboilizado integral tem tempo de vida maior que o integral. No entanto, durante o processo de parboilização, o arroz perde parte de seus nutrientes. 

 

Sendo assim, o arroz integral mantém mais nutrientes. A desvantagem desse grão é que, por estar em seu estado mais bruto, demora mais para cozinhar. A textura do produto final, quando cozida, também tende a ser mais rígida do que o arroz branco ou parboilizado.

Como fazer arroz parboilizado: passo a passo

 

O arroz parboilizado pode ser feito da mesma forma que o arroz branco

 

O arroz parboilizado pode ser feito da mesma forma que o arroz branco. O que vai mudar é o tempo de cozimento, já que o processo de parboilização faz acelerar o cozimento final. Vamos descrever, abaixo, o passo a passo para um arroz parboilizado padrão. 

 

Você pode usar o método para fazer outras receitas, como carreteiro, risoto, ou utilizar em sopas. Neste caso, basta encerrar o preparo com o arroz ainda crocante, para finalizar o cozimento durante a execução do restante da receita.

- Deixe o arroz de molho

Esta etapa é opcional, mas irá reduzir o tempo de cozimento. Quanto menor o tempo de cozimento do arroz, maior será o seu sabor.

 

Você pode cobrir o arroz com água morna (de 2,5 a 5 cm) e deixar o arroz de molho por cerca de 30 minutos. Depois, basta escorrer, descartando a água utilizada.

- Ferva a água com sal

Em uma panela, coloque 2 partes de água com uma pitada de sal. São 2 partes de água para 1 parte de arroz, ou seja: se você pretende fazer 100g de arroz parboilizado, você deve ferver 200ml de água.

 

Você pode colocar o sal quando a água já estiver fervendo, já que o sal retarda o processo de fervura.

- Adicione o arroz parboilizado

Com a água fervendo, adicione a parte do arroz parboilizado e mexa para deixar o arroz bem distribuído. 

 

Tome cuidado nesta etapa, pois ao adicionar o arroz a água quente pode acabar espirrando. Se você executou a etapa anterior, é possível que o arroz esteja mais pesado do que o normal. 

- Cubra a panela e deixe ferver

Fecha a panela com a tampa (pode deixar uma frestinha para sair o valor e não vazar água), e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Se você deixou o arroz de molho, ele poderá ficar pronto antes. Então, controle o ponto do arroz para garantir que cozinhe demais.

- Finalize

Com o arroz pronto, desligue o fogo e mantenha a panela fechada por alguns minutos. Mexa gentilmente o arroz e sirva. Você pode finalizar com cebolinha ou salsinha, se desejar.

Tire suas dúvidas sobre o arroz parboilizado

Neste artigo, abordamos sobre o arroz parboilizado, o processo de parboilização, os benefícios e as principais diferenças entre este tipo de arroz com os tipos polido e integral. 

 

Mas, claro, ainda podem existir dúvidas. Por isso, selecionamos alguns questionamentos principais. Esperamos que, ao respondê-lo, você já tenha confiança na hora de escolher o melhor tipo de arroz para você! 

- É verdade que o arroz parboilizado é mais nutritivo?

A resposta certa é depende. O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca.

 

No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva. Isso porque, ainda que mantenha seus macronutrientes, não consegue segurar tanto quanto a versão integral - que é o grão de arroz na sua versão mais bruta.

 

Dessa forma, se você busca uma versão mais saudável do alimento, mas não gosta do aspecto do arroz integral (ele costuma ser mais duro do que os demais), o arroz parboilizado é uma boa escolha.

- Arroz parboilizado engorda?

O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. 

 

A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Por isso, diferente do arroz branco, são alimentos adequados para uma alimentação saudável

- É preciso lavar o arroz parboilizado?

Não. O arroz parboilizado passa por um processo industrial de encharcamento e secagem, sendo embalado pronto para uso. O que você pode, porém, fazer, é deixá-lo de molho por alguns minutos antes de cozinhar. Ao deixar o arroz de molho o processo de cozimento é mais rápido. Quanto menos o arroz cozinhar, melhor será o seu sabor e menor será seu índice glicêmico. 

Conclusão

O arroz parboilizado, apesar de descascado e polido, preserva as fibras e proteínas, sendo uma opção mais saudável

 

O arroz parboilizado é um tipo de arroz que sofre um processo industrial, porém não tem adição de conservantes ou outros químicos. 

 

A parboilização é um processo que auxilia para que o arroz absorva os nutrientes presentes na casca - que são perdidos no caso do arroz branco polido. Por isso, o arroz parboilizado tem um sabor e uma textura muito parecida com o arroz branco, porém com mais fibras e proteínas, se aproximando do valor nutricional do arroz integral.

 

Para quem não gosta do aspecto do arroz integral, mas não abre mão de uma dieta saudável e nutritiva, o arroz parboilizado é uma boa opção.

 

Quer saber mais sobre as propriedades e benefícios dos alimentos? Então, confira os nossos artigos recomendados: 

   

Se você ficou com dúvidas ou tem outras dicas sobre arroz parboilizado, branco ou integral, deixe um comentário!

 

Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura | Alex Mendes

Fonte: Jornal da USP. Universidade de São Paulo (USP)/ The Rice Association/ Sociedade Brasileira de Diabetes/ Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (15 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em