Associação Mulher Unimed do Centro-Oeste Paulista

Associação Mulher Unimed do Centro-Oeste Paulista

A Associação Mulher Unimed do Centro-Oeste Paulista - AMUCOP é uma entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver programas e ações de Responsabilidade Social, por meio do trabalho voluntário de pessoas ligadas à Unimed Centro-Oeste Paulista, atuando como agente de transformação social.

Tem como objetivo promover a integração, cooperação e capacitação das Associações já atuantes na região, estimulando-as para o contínuo desenvolvimento de suas ações. A AMUCOP possui em sua região 11 associações AMUs, estando elas nas cidades de: Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã. 

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelas associações, o Programa Vida Iluminada promove a inclusão educacional, social e no mercado de trabalho de pessoas com deficiências visuais, além da prevenção das enfermidades oculares. 

As AMUs fizeram parte da luta para a aprovação da lei que obriga a realização do Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) em todos os recém-nascidos do Estado de São Paulo, sancionada pelo governador José Serra em março de 2007 (Lei nº 12.551/2007). Como este teste pode ser decisivo para diagnóstico precoce de doenças oculares que podem levar à deficiência visual e sendo seus tratamentos precoces fundamentais para a redução do número de deficientes visuais, a AMUSP buscou para que a lei fosse aprovada também nos diversos municípios em que as AMUs se fazem presentes.