Voltar

AMUL celebra o Dia Mundial do Braille

AMUL celebra o Dia Mundial do Braille

O projeto atende pessoas com deficiência visual

AMUL celebra o Dia Mundial do Braille

O projeto atende pessoas com deficiência visual

4 Janeiro 2021

Celebra-se hoje, 04 de janeiro, o Dia Mundial do Braille, sistema de leitura e escrita usado por pessoas cegas ou de baixa visão. A data escolhida para a comemoração é uma referência ao nascimento de Louis Braille, que ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 conseguiu formar um sistema com diferentes combinações de 1 a 6 pontos em relevo, que se alastrou pelo mundo e hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

O Braille é composto por 63 pontos, gravados em relevo. Esses sinais são combinados em duas filas verticais com 3 pontos cada uma. Atualmente, estão sendo impressos em embalagens de medicamentos, cosméticos, alimentos, cartões de visita e cardápios e se adaptam perfeitamente à leitura tátil sendo percebidos pela parte sensível do dedo com apenas um toque.

Foto: Divulgação/Unimed Lins

A AMUL, Associação da Mulher Unimed Lins, projeto social da Unimed, atende pessoas com deficiência visual oferecendo alfabetização em Braille (leitura e escrita) além de disponibilizar amplo material em Braille aos assistidos.

Nesse período de pandemia, as atividades presenciais estão suspensas, funcionando apenas de forma remota. Porém, a biblioteca com livros em Braille permanece disponível para empréstimo. A sede da AMUL está localizada na Rua Dom Bosco, 13 - região central de Lins.

Foto: Divulgação/Unimed Lins


Daniela Atanásio

Fonte: Unimed Lins